DICA - Utilizando duas guitarras na GR-55

Isso mesmo, há uma maneira de você utilizar duas guitarras - simultaneamente ou individualmente em sua GR-55! Como fazer essa pequena adaptação técnica (aka gambiarra)?

 A ideia é que você possa utilizar o módulo GT da GR-55 em uma guitarra sem o GK. Você o fazer "linkando" as guitarras (por cabo ou por A/B BOX).

Vantagens:
 - Possibilidade de utilizar 2 guitarras simultaneamente, sendo uma com o timbre modelado e outra com a captação normal  (considerando os timbres da guitarra sem o GK para atenuações sonoras).
 - Possibilidade de utilizar uma guitarra com timbres PCM e outra com timbres de guitarra
 - Vantagem de utilizar um A/B Box e ter a possibilidade de utilizar os captadores normais das duas guitarras (bom para quem utiliza duas guitarras - oficial e backup - no set).
 - Ter uma guitarra (a com GK) com autonomia de tones da GR-55
 - Aparentemente, o GK tem um pré-amp interno para o sinal do captador normal, então o mesmo dá um UP no som!
 - Para aulas, é ótimo!!!

 Desvantagens:
 - Não sei se a Roland recomenda, mas eu o faço, haha!
 - Por vezes fica um ruído incomodo que pode ter várias correlações (posição do amp, blindagem, referência de aterramento...).
 - "Peso" dos cabos.
 - Devem haver mais, mas vamos pensar nas coisas boas da vida! XD

Como o fazer:

 Simplesmente conecte uma guitarra a outra, via GK, Com A/B Box fica bem mais seguro em palco. Algumas possibilidades estão descritas abaixo.

1) Uma guitarra com timbres PCM e modelados e uma com captadores normais

Duas guitarras "linkadas" por um cabo
Para aulas, ótimo e funcional!!!!

On Stage, se você não for o EVH ...
Um cabo comprido deixa a coisa mais
segura.
Nesse caso, a guitarra sem o GK vai para
o A/B, e a saída do A/B vai para o
IN do GK 





2) Uma guitarra com timbres PCM e modelados e as duas podendo atuar individualemente com captadores normais, através de um A/B Box


Utilizei um conduíte espiralado para
a organização dos cabos
Ligação no A/B: Os sinais normais entram no
A/B, e sua saída vai para o IN do GK












PS: A/B Box Hand Made = ]

 Abaixo segue um vídeo com a utilização de um dos exemplos citados. Nesse vídeo a guitarra está plugada no GK que se encontra no violão, sendo que o mesmo está simulando um contrabaixo. Esse trecho retirei de um vídeo que postei no YouTube. Segue:



É isso, postei a ideia pois sempre a utilizo e até hoje não tive problema algum. Caso, esteja receoso em fazer isso, vá pela sua razão! Pela lógica do diagrama do GK, não há problema nisso. Pode haver em relação a referência do terra do circuito por causa do pré-amp, ainda mais com dois sinais utilizando simultaneamente o modulo GT (uma também provável razão do ruido), mas mesmo assim, por vezes continuo utilizando dessa maneira.

 PS: E essas imagens, lhe dão alguma ideia, hehe?!?!

 [ ]'s sintetizados!!!

29 comentários:

  1. A imagem que postei ao final - a título de informação apenas - é relacionada a uma opção de modificação possível na GR-55, para utiliza-la com o mesmo fim proposto no post, e, em alguns casos, de maneira até mais funcional, sendo de interessante importância adicionar a modificação um buffer como o do GK, apesar de alguns usuários da GR-55 fazerem a mod sem o mesmo (vide vguitarforums). A vantagem maior é que a GR-55 vira um GT de fato, sendo possível utilizar o "módulo GT" dela apenas com cabo p10 e sem a necessidade do GK. Não crio um post para isso porque as mudanças são físicas e dizem respeito ao dono e a integridade da pedaleira (apesar da simplicidade da mod), logo, é algo ao qual não quero e nem posso me responsabilizar, e por isso não haverá um post indicando ou recomendando tal modificação. No mais, apesar do investimento ser maior, ainda prefiro adquirir outro GK.... é muito mais funcionalidade!!! XD

    ResponderExcluir
  2. fala brother muito bom o blog ta de parabens,, estou com um problema na selação da guitarra normal no gk.. qdo coloco o gk na posição synt funciona normal, qdo coloco o gk na posição mix ouço o som sintetizado, mais o som da guitarra normal..agora eis o problema. qdo coloco na posição guitar fica mudo, ñ ouço o som da guitarra, mais na posição mix eu ouço..estranho isso neh? vc sabe se tem alguma configuração pra posição guitar funcionar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Daniel!Primeiramente, Valeu!

      Isso é estranho de acontecer mesmo, já que o seletor do GK aparentemente apenas direciona os sinais. Um teste legal de se fazer para verificar a configuração do patch, seria testar os patchs de fábrica para NORMAL PICKUP, sendo eles os 30-1/30-2/30-3 dos STYLES. Esses pacthes de fábrica estão configurados para trabalhar com os captadores normais, sendo que, no GK, a guitarra será funcional no GUITAR e no MIX. Seria um bom teste inicial!

      Excluir
    2. vou testar com essas comfigurações. o estranho é que qdo coloco o ampli na saida "guitar out" da gr55 o som da guitarra sai na possição guitar e mix o synt fica mudo, só que sem efeito...só o som da guitarra puro...

      Excluir
    3. OK!

      Daniel, no GUITAR OUT você não terá amps, pedais, delays (nem wah!), apenas os timbres cleans e diretos da captação normal e/ou modelação. Repare que nem mesmo a alteração do OUTPUT SELECT afeta o GUITAR OUT. A real finalidade do GUITAR OUT é te dar a opção de jogar a tua modelação em outro amp ou set de pedais, por exemplo. Sobre o que sai no GUITAR OUT, há a configuração para essa escolha, sendo as 3 opções Guitarra/Modelação/Guitarra+Modelação. O parâmetro citado , que é o SOURCE do GUITAR OUT se encontra em [EDIT] > SYSTEM > OTHER. Logo, por ali, apenas os timbres de guitarra, tanto NORMAL quanto MOD, porém sem efeito algum.

      [ ]'s!

      Excluir
  3. Ola Rafeal, td bem, ótimos posts, muito bacana mesmo, tem ajudado bastante a galera. Bom fui testar em duas guitas como instruiu funcionou bacana, mas estou com o mesmo problema do Daniel, o GK na posição GUITAR não funciona fica mudo, no MIX e GK funciona blz. fiz o teste tambem nos 30-1... q vc falou e nada, que que eu faço??? pois se vou tocar com duas guitas não posso deixar no mix senão as cordas podem vibrar da outra guita e atrapalhar na hora das Distorções... Help me please...
    Eduardo Macedo - Porto Alegre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernando! Valeu!

      Então, o Daniel não veio com uma continuação, então isso ficou meio que no vácuo, sem um motivo encontrado para o fato. Como citado em posts anteriores, não vejo uma razão para isso acontecer, inclusive escrevo essas palavras testando novamente isso. Como referência, estou testando com esse patch, bastando ativar também a modelação de guitarra no mesmo:

      http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2012/01/patch-normal-pu-win.html

      A guitarra modelada ficará constantemente ativada, no GK/MIX/GUITAR, o que é anulada é a captação normal, quando na posição GK. Quando no GUITAR, o delay, por exemplo, é anulado, inclusive há algumas citações no blog sobre utilizar também a chave para esse fim. Se puder testar o patch, seria uma boa.

      Sobre a questão de vibração de cordas, você encontra soluções bem mais simples, cara! Só trabalhar com volumes ou TONE SW que você não terá esse problema! As opções oferecidas pela GR-55 são as mais variadas.

      Vê aê!

      Excluir
  4. meu gk-3, não funciona a corda sol porque será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala meu amigo, estou com um problema parecido, só que com o bordão! Conseguiu resolver seu problema?

      Excluir
    2. Olá, Lucas!

      Tanto nas modelações quanto nos PCM's essa falha acontece? Pergunto isso pois, se o caso for apenas nos PCM's o detalhe pode estar na altura do hexafônico em relação as cordas. Um calço abaixo da cordas E pode melhorar a resposta, caso isso aconteça apenas nos PCM's.

      Fora isso, em relação a configurações adicionais, por vezes, um +1 no ATK do [TONE] tende a colaborar com a melhora da resposta (ao menos no meu caso...). Você pode também pode estar alterando o parâmetro VELOCITY para tentar obter uma melhor resposta, que você encontra tanto no timbre PCM quanto no GK SETTING. A um tempo cheguei a fazer um teste de configuração:

      http://goo.gl/Zs8xw

      Vê se pode ser isso!

      [ ]'s!

      Excluir
  5. COMPREI HÁ ALGUNS DIAS UMA GR-55 E MANDEI INSTALAR O CAPTADOR GK-3, SÓ QUE PARA MINHA DECEPÇÃO A CORDA SOL NÃO EMITE SOM, MAS QUANDO EU TOCO COM ALGUMA COISA METÁLICA NO IMÃ DO CAPTADOR POSSO OUVIR O BARULHO, INDICANDO QUE ELE ESTÁ LIGADO, A DISTÂNCIA ENTRE ELE E AS CORDAS ESTÃO BOAS, SOLICITEI O SUPORTE TÉCNICO DA ROLAND, MAS ELES SÓ ME MANDARAM UMA CÓPIA DO MANUAL, QUE ALIÁS EU JÁ TENHO, POR FAVOR ME AJUDE, POIS JÁ ESTOU QUASE DEVOLVENDO ESSA PEDALEIRA, POIS HÁ 15 DIAS QUE A COMPREI E AINDA NÃO CONSEGUI TOCÁ-LA EM LUGAR NENHUM! ACHO QUE VOU TROCÁ-LA POR UM CASAL DE POMBO! KKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha! Queisso, kkk!

      Então, por vezes tive esse problema com a corda G, sendo que esse fato já foi relatado por mais users da GR-55. Devido a isso, creio que não seja algo nas configurações do GK.

      Sendo assim, uma coisa interessante a se fazer é limpar os contatos (mesmo que a pedaleira tenha sido recém-adquirida), tanto o os jacks quanto os plugs 13PIN. Para isso eu utilizo álcool isopropílico mesmo. Acredite, a simples limpeza de contatos inibe alguns inconvenientes! Aliás, é uma boa limpar os contatos periodicamente! Ah, dar uma "arretada" no cabo também é uma boa!

      Outra coisa que faço quando isso acontece, é dar uma "acertada" no plug na GR ou o retiro da pedaleira e o recoloco. Esse jack tem uma trava porém tem uma folga grande, não?! E o pino relativo a corda G fica - salvo engano - próximo da trava, sendo o segundo da primeira fileira no 13PIN, logo, se não estiver bem conectado...

      Com base no que aconteceu comigo, bem como obtive a solução, inicialmente é isso que tenho a citar.

      Qualquer coisa, você pode adquirir um casal de pombos-correio, para enviar uma carta para o Suporte Técnico da Roland dizendo que você já tinha o manual, kkk! Brincadeira, hehe!

      Vê isso!

      [ ]'s!

      Excluir
    2. MUITO OBRIGADO PELA EXPLICAÇÃO, AINDA HOJE FAREI TODOS ESSES PROCEDIMENTOS PARA VER SE FUNCIONA,VAMOS VER NO QUE VAI DAR! VALEU BROTHER!

      Excluir
  6. A Gr 55 so funciona com o GK ou existe alguma configuração que permita ligar uma guitarra com cabo p10 direto a pedaleira? Gostaria de ter essa informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Alvaro!

      A captação hexafônica - e o sistema 13PIN - é essencial para o total aproveitamento das funções/opções dispostas na GR-55. Sobre uma possível utilização sem o GK, com alguma adaptação (nada que conste no manual, haha!) é possível utilizar a GR-55 via P10, tanto com uma modificação interna quanto com a confecção de um adaptador (há descrições de ambas maneiras nos posts e nos comentários do blog). Porém é muito válido e essencial salientar que, dessa maneira, apenas o "módulo GT" da mesma é funcional, logo, nada de modelações e PCM's, apenas timbres "de guitarra", tal como uma GT.

      A julgar que você considere utilizar os timbres PCM's - bem como modelações - ao adquirir a GR-55 (se já não o adquiriu), a mesma sem o GK (ou qualquer captação hexafônica) não valeria a pena, IMO. GR só com GK (ou Axon, ou GraphTech..),senão, você terá "apenas" uma GT! = ]

      É isso!

      [ ]'s!

      Excluir
  7. Rafael, uma duvida sobre a fender/Roland GC1.Vi que ela tem o GK acoplado na guitarra.Pelo que vi e entendi, nao existe a possibilidade de usar o GK e os captadores normais da guitarra ao mesmo tempo.Ja com o GK3 " externo" é possivel, ja que o cabo P10 sai da guitarra e entra no GK3 e o sinal dos captadores normais e GK3 vao pelo mesmo cabo 13 pinos.É isto mesmo? A GC1 nao tem esta possibilidade, para usar os dois captadores temos que usar dois cabos, o 13 pinos e p P10?
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Claudio!

      Existe sim, pois o "pino 7" estará lá no jack 13PIN e as ligações físicas citadas estão "por baixo do escudo". A GC-1 contém "apenas" um GK interno - como você bem citou - mas ainda contendo todas as funcionalidades de um GK externo (SW/VOL/MIX).

      Logo, quando com uma pedaleira com sistema 13 pinos, apenas o cabo 13PIN será utilizado e, quando em uma pedaleira/amp com P10, apenas o cabo P10 poderá ser utilizado. Aqui o manual - em inglês - dela :

      http://lib.roland.co.jp/support/en/manuals/res/62428098/GC-1_e01_W.pdf

      Reiterando, só o cabo 13PIN já é funcional na utilização da GC-1 - tanto captação normal quanto hexafônica - com a GR-55. Depois, é só setar os TONES na pedaleira, haha!

      É isso!

      [ ]'s!


      Excluir
  8. Olá Rafael, eu gostaria de usar um ipod pra gravar no phrase looper um trecho de ritmo (drum track). O pendrive player desabilita o phrase looper e aí já me quebra. Até daria pra enviar pelo gk3, mas fica meio complicado fazer isso ao vivo. Você viu na vguitarforum, ou testou aquele "jack in" que adicionam na gr55? Pra mim seria uma mão na roda, mas ainda não criei coragem rsrs. O que acha? Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OIá, Ronaldo!

      Cara, essa adaptação é bem simples, mas eu ainda não testei. Aqui pelo blog há o comentário de um user que fez tal modificação:

      http://goo.gl/u03wHN

      Com a anulação do GK, um buffer se faz importante, se bem que o iPod tem, de certa forma, essa propriedade (é um "pré/amp"). Sem essa anulação, o GK desempenha esse papel.

      Mas pelo GK porque ficaria complicado, mesmo em uma situação "ao vivo"? Até pela questão de tamanho do iPod, você conseguiria deixa-lo próximo das mãos (na correia, na guitarra...), além de, em relação aos parâmetros do sistema, poder alterar o STRUCTURE para deixar o sinal - NORMAL PU - em BYPASS. Ficaria até mais fácil trabalhar assim que o liga-lo direto na GR, creio eu.

      Sobre a coragem, eu até faria a modificação, pois já passou o tempo de garantia da minha GR, haha! Apenas não a faço pois ainda não me é necessário isso.

      A melhor opção e mais difícil seria termos destreza para criar bons grooves de batera na guitarra, kkkk! Mas isso é o mais complicado, hehe!

      Enfim, é isso! Pelo que aparenta, via GK é uma opção conveniente. Logo, acho que vale uma experimentada dessa maneira!

      [ ]'s!

      Excluir
  9. Rafael eu fiz o link de um violão que tenho com captação normal (piezzo), conforme você explicou, no GK3 instalado em minha guitarra, mas o som do violão sai sem efeito nenhum, não consigo usar efeitos nenhum da GR 55 nele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, O NORMAL PU está setado e o GK está no MIX? O seletor no GUITAR anula alguns efeitos, como o delay. São inicialmente só esses o detalhes - além do volume do/no violão - a se atentar.

      Fora os detalhes acima, se o funcionamento com a sua guitarra (captação normal) é normal, o mesmo deveria acontecer com o violão pois o princípio de conexão é o mesmo, logo, você pode testar a ligação em um patch em que você utilize o NORMAL PU, pois caso não funcione, o fato se direcionaria - teoricamente - ao seu violão.

      Vê aê!

      Excluir
    2. Rafael deu certinho cara, do jeito que você falou eu fiz e deu certo. Porém, mesmo assim, comprei um outro captador GK3 e instalei no outro instrumento que uso, configurei cada GK individualmente na pedaleira GR-55, só que lhe pergunto: Todas vezes que for trocar de um instrumento para outro tenho que entrar no GK SETTING e indicar qual instrumento estou usando???? Cara desde já muito obrigado pela atenção, parabéns pelo blog e desculpe lhe perturbar mais uma vez rsrss. Abraço.

      Excluir
    3. Não necessariamente, Alexandre. Se a resposta for boa em ambos instrumentos na mesma configuração do GK, não há a necessidade de se altera-lo no [SYSTEM]. No meu caso, por exemplo, a configuração para guitarra tem uma resposta melhor no violão que a configuração que fiz para ele, sendo assim, utilizo a mesma configuração para ambos instrumentos. Porém, quando ainda tinha a 7 cordas, para a melhora da resposta - sobretudo dos PCM's - era necessária a troca para a configuração "própria". Sabe, isso me faz pensar que a diferença se fará maior em escalas maiores (7 cordas), porém, em escalas menores (violão) talvez isso não seja tão aparente.

      O volume das cordas, dependendo da altura em relação ao hexafônico pode ser o maior diferencial, sendo que há maneiras de sanar isso no patch.... mas nesse caso, é mais fácil trocar o GK no [SYSTEM], hehe! Geralmente a diferença de volumes não é tão grande.

      Por fim, vá pela sua avaliação auditiva, que, nesse caso, é a melhor ferramenta!

      Obrigado, Alexandre. E, no que eu puder ajudar, precisando, pode perturbar, haha!

      [ ]'s!

      Excluir
  10. Saudaçoes amigo: estou testando uma gp-10..e tem o mesmo problema relatado por alguns usuarios..a corda sol nao funciona..nao sai som....Teoricamente esse gk3 tem e funcinar todas pois se eu usar com um notebook para um piano etc.. a nota tem de sair....alguem ja tem uma soluçao para isso ou e problema no gk3 ou e normal isso???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Diríamos que isso é um "normal que não devia ser", logo, ao que aparenta, é um problema recorrente no sistema 13PIN - cabo/plug - da Roland. Algo que pode sanar o problema - mesmo que "temporariamente" - está descrito nesse post:

      http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2015/10/dica-manutencao-preventiva.html

      Dá uma lida lá!

      [ ]'s!

      Excluir
  11. Ei Rafa tudo bom?Me tira uma dúvida aqui professor, eu posso usar a GR com GK3 numa fender strato e usar um violao Caimbé midi nos pats montados pra strato?
    É possível ter duas configurações no System? Uma pra guitarra GK3 e outra pra piezzo em violão ? Desde já obrigado mestre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Marcelo! Mestre, nem, haha!

      Sobre a possibilidade descrita, pode sim! Você pode criar até dez configurações diferentes de GK/Piezo no GK SETTING do [SYSTEM]!

      Quando você está no [EDIT] > SYSTEM > GK SETTING, repare que logo em frente ao - "escrito" - GK SET há um numeral. No seu caso, se não houve alteração, o "01:". Quando esse está selecionado/em destaque, se você rodar o dial, ele vai até o "10:", logo, dez configurações. Basta ir as selecionado e configurando a individualidade e detalhes de cada SET (Strat. Caimbé...) conforme você já o faz.

      Para nomeá-lo - a exemplo [01: Strat], [02:Caimbé] - basta clicar [ENTER] sobre os mesmos para o fazer.

      Assim, você poderá ter duas (ou dez, hehe) configurações de GK no [SYSTEM], alterando-os - via dial - quando necessário!

      É isso!

      [ ]'s!

      Excluir
  12. minha guitarra nao funciona no modo guitar do gk3 o que faço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae!

      A questão inicial é: a guitarra está setada no patch? O MIX tem um funcionamento "físico", não interagindo diretamente com as programações da pedaleira, logo, apesar da obviedade, essa é uma das questões iniciais.

      [ ]'s!

      Excluir