FAQ I - Algumas questões sobre a GR-55

  Nesse post farei uma pequena FAQ sobre algumas questões iniciais relativas a GR-55.

  Vamos lá:


 1) Ela escreve MIDI em programas editores de partitura (como o Finale) e DAWs (como Adobe Audition)?
 Sim 


 2) É possivel tocar timbres da DAW (como o True Pianos), utilizando a guitarra como um controlador?
 Sim


 3) É possível utilizar a GR-55 como um módulo, tocando seu timbres através de um controlador?
 Não


 4) Então, o porque do MIDI IN/OUT?
 Para trabalhar com um Foot Controller externo no endereçamento de patches; para trabalhar com a DAW endereçando funções na mesma, como por exemplo o disparo do REC; para tabalhar com o V-Link...


5) Logo, quais são as funções da USB dela?
 Interface de audio para gravação - 24bit/44.1KHz - e reprodução, transmissão de dados MIDI para escrita e também para funções secundárias na DAW, como os citados acima....


6) Ela lê arquivos mp3 (em relação ao player interno dela, na USB lateral)?
 Não. Ela trabalha com arquivos WAV 


 7) Ela tem Pitch Shifter Inteligente?
 Não


 8) Para os Teleeiros... ela tem a função B-Bender?
 Não, mas você pode fazer um B-Faker utilizando um timbre PCM na corda B. Fica estranho, mas dá p'ra estudar frases hehe!!!


 9) Você consegue dividir os instrumentos "por corda"?
 Sim, as cordas têm total opção de individualidade para os timbres PCM e modelados. Só não têm, é claro, para o som dos captadores originais. Dá p'ra fazer uma miscelânia instrumental kkk!!!


 10) É possível utilizar uma guitarra sem o GK, para utilizar o modulo GT  dela? aka gambiarra
 Sim, eu sempre o faço haha!!! Só ligar a guitarra sem o GK no IN do mesmo, ou utilizar um A/B Box para não ficar com um cabo "linkado" entre as guitarras, inclusive podemos utilizar duas guitarras simultâneas na GR-55, uma modelada - ou com timbres PCMs - e outra com os pickups normais.

11) Quais são as minhas opções de controle na GR-55 e GK?
 Na GR-55: Além dos switches 1 / 2 / 3, EXP PDL, EXP SW e CTL SW
 No  GK: SW UP, SW DOWN, GK VOL e GK MIX
 Logo, somando a funcionalidade dos Assigns, tem controle pra caramba, haha!!!

12) E esses Assigns que você tanto fala? Quantos são? O que podem fazer?
 Ao todo são 8 assigns. Abaixo algumas possibilidades com os mesmos:
 
Com timbres PCM:



 Uma informação interessante é que você pode trabalhar com 4 timbres PCM dentro de um mesmo patch, "brincando" com os Assigns. Por exemplo:


GK VOL max - PCM1 A (ex: piano)
GK VOL min - PCM1 B (ex: sanfona)

Pedal de Expressão max - PCM2 A (ex: sax)
Pedal de Expressão min - PCM2 B (ex: flauta)

CTL SW - Troca entre PCM 1 e 2, ou manter um sempre ativo e utiliza-lo como ON/OFF de outro.
 

 Se quiser, ainda utiliza o EXP SW para desativar os PCMs e deixar apenas o timbre da guitarra. Apenas deixe a estrutura paralela. Utilizando o GUITAR OUT em um segundo set, pode-se utilizar o EXP SW para mutar os PCMs.




 Parece complicado de fazer isso (trabalhar com tantos Assigns) mas nem é. Ao tocar, você decora isso.



Com timbres MOD:



 Assim como a troca de PCM's, há a possibilidade de trocas de timbres modelados. Você pode por exemplo, tocar uma música em uma Tele com um chorus e na hora do solo mudar para uma LP, com bastante drive e delay ao toque de um switch!! Imagine que você tem lá seu timbre de Tele modelado e com o chorus ativo.... através do Assign você consegue mudar o modelo da guitarra, desativar o chorus e ativar o drive com o delay, apenas, por exemplo, endereçando todos os Assigns para o CTL SW! 



 E se você quiser trocar de captador? Comofas? Os Assigns, novamente, te dão a possibilidade da troca de captadores! 






É isso! Vou parar de postar senão depois me faltam idéias haha!!! Quaisquer outras dúvidas, postem aê que eu terei o maior prazer em ajudá-los!!


PS: Para habilitar a escrita MIDI, basta apenas alterar o parâmetro, que se encontra em [EDIT] > SYSTEM > MIDI / USB > GTR-MIDI.




[ ]'s sintetizados!!!

197 comentários:

  1. Ôlá Rafael bom dia!Cara estou com um set animal aqui ( GT 10 , GR-20 e GR-55 ),ja estou estudando como tocarei com as três juntas.A minha pergunta é...:como posso tocar com as três juntas e usar duas guitarras plugadas no GR-55??? Se puder da uma ajudinha aí irmão.Aguardo e desde ja agradeço.
    Luizferrbas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Luiz!!!

      Ótimo set, hein?! Muitos timbres, haha! Ligado em stereo e bem dividido o L/R deve ficar ANIMAL, hein?!?! Com três pedaleiras, já começou as aulas de sapateado, hehe?!?!

      Cara, o ideal para se utilizar dois Synths seria um A/B Box para os mesmos, como o Roland US-20 (http://www.rolandus.com/products/productdetails.php?ProductId=61), onde você ligaria o GR-20 em uma saída e o GR-55 em outra. O US-20 ainda soma a funcionalidade BOTH. No link tem o manual dele - em inglês - para download.

      Quanto a utilizar a GT-10, você pode jogá-la na saída GUITAR OUT da GR-55, assim podendo utilizar também as modelações de guitarra(quando GUITAR OUT > PATCH SOURCE, já fica de acordo com o patch que você já timbrou). Acho que essa seria a ligação mais vantajosa, visto o uso das modelações. Bem que a GR-55 poderia ter um Pitch-Shifter inteligente... Você pode também utilizar a GT-10 na GR-20 via Send/Return. Poder utilizar as modelações da GR-55 é mais interessante, não?!

      Quanto a utilizar duas guitarra, seriam duas guitarras com GK ou uma com e uma sem? Caso sejam duas guitarras com GK, o ideal seria - novamente - um A/B Box, como o SW41 da Klaus Schock - http://www.klausschock.com/Products/products.html - onde há a possibilidade de utililzar até mais de duas guitarra com GK!

      No caso de uma guitarra com GK e outra sem, eu faria algo como descrevi no post "Dica - Utilizando duas guitarra na GR-55" -http://monstrinhosonoro.blogspot.com/2011/09/dica-utilizando-duas-guitarras-na-gr-55.html - por exemplo. Via Patch Settings, vocêc onsegue configurar ASSIGNS muito interessantes da mudança de parâmetros quando a troca ou soma de guitarras (MOD e NORMAL PU), o que te dá mais opções ainda de mudanças em um único clique. Eu, por exemplo, utilizo o S2 do GK para desativar NORMAL PU e ativar MOD (o S1 utilizo para alterar o Type Gain do AMP), e por vezes utilizo algum Assign no mesmo.

      Há algumas opções possíveis via MIDI 5pin, mas talvez não seja muito interessante, dependendo de como você utiliza a GR-55.

      Os A/B's você encontra mais facilmente no ebay que aqui no Brasil, provavelmente. Um A/B com duas guitarras com GK e um Synth talvez seria possível com uma adaptação técnica (aka gambiarra), mas para isso precisariamos de conectores 13 pinos, logo, seria necessário recorrer ao ebay ou a coragem de cortar um cabo 13 pinos e fazer um A/B no meio dele... esse sistema 13 pinos as vezes é indigesto kkkk!!! Mas isso, é p'ra mim, afinal você - bem como o Marcinho Eiras - tem 2 Synts, né!

      No mais, creio que essas sejam as maneiras mais funcionais para trabalhar com um set GR-20+GR-55+GT10. Eu o faria, inclusive adquirindo também o US-20, mesmo que via ebay. O SW41 não me é tão interessante investimento. O complicado é que cabos 13 pinos também não são muito baratos....Sem o US-20, me baseando na questão TIMBRES (e, por que não, gastos?), eu utilizaria a GR-55 e a GT-10, até por uma questão de costume, mas isso é pessoal! Os ASSIGNS, tanto da GR-55 quanto da GT-10 fazem muuuuita coisa, além da soma de timbres da GR-55! A GR-20 utilizaria dependendo da Gig, dos timbres e do set list! Eu preferiria um adquirir um GK3 ao invés de qualquer A/B, mesmo que fosse, como no seu caso, deixar uma guitarra apenas com a GR-20 e outra com a GR-55+GT-10, pois mesmo que sendo uma guitarra de backup, poderia utiliza-la em ambos os sets.


      É isso, e espero que meus pontos de vista tenham lhe ajudado em algo! E qualquer coisa, postaê!

      Rafael

      Excluir
    2. Rafael! Boa tarde...adquiri recentemente a Gr 55, tinha a Gr 33...quando plugava meu violão Godin nylon com o cabo 13 pinos na Gr 33, automaticamente já tinha o controle de volume do violão e do mid...porém na Gr 55 não está saindo o som do violão, apenas os sintetizados...já coloquei piezzo R nas configurações, mexi, e até agora não consegui fazer sair o som do violão...teria alguma coisa pra ativar? Ou tenho que usar o cabo mid e um p10 ? Obrigado!

      Excluir
    3. Fala, Carlos!

      Como citou que adquiriu recentemente a GR-55, uma questão inicial seria se o NORMAL PICKUP está setado/ativado na aba [TONE]. Visto que os PCM's estão funcionais, esse seria um dos detalhes a se atentar.

      Dica de teste: vá até o preset [LEAD]30-3 (for normal PU), por exemplo, que lá o parâmetro está ativo (observe isso), com os captadores do violão ativados. Esse preset, bem com outros 30-X dos STYLE's tem todos tones ativados.

      Aproveitando, em relação às configurações, o Suporte aos Clientes da Godin indica:

      "PU"
      PU type ; PIEZO R
      Scale : 25.5" (Strat)
      PU phase : NORMAL
      PU direction : NORMAL
      S1/S2 position : NORMAL
      MORM PU gain : 0 dB
      PIEZO TONE LOW : 0
      PIEZO TONE HIGH : 0

      "DIS"
      10.0 mm all strings

      "SEN"
      20 all strings

      "VEL"
      Velocity Dynamics : 5
      Play-Feel : 3
      Low-Velocity Cut : 4

      "NUA"
      Nuance Dynamics : 5
      Nuance Trim : 5

      "DOW"
      Shift : 0


      No mais, dois cabos não serão necessários, Carlos! A questão aparenta ser apenas configuração!

      Inicialmente, é isso! E, qualquer coisa, só postar!

      [ ]'s!

      Excluir
  2. Nao tem como eu colocar um modulo na gr55 e usar os feitos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae, Perninha!

      Você se refere a utilizar a GR-55 como um controlador MIDI 5 PIN, certo, como se faz com o GI-20? Essa é a primeira questão que o Kennis Russel responde e dá o exemplo nesse vídeo:

      http://www.youtube.com/watch?v=fRIvTlSZW5Y&feature=channel

      Ele utiliza a GR-55 para controlar os timbres do teclado, via MIDI 5 PIN. Logo, parafraseando o Kennis Russel, "Yes, you can".

      No vídeo a seguir tem um exemplo utilizando a VG-99 e o módulo JV1010, que segue o mesmo principio da GR-55:

      http://www.youtube.com/watch?v=NoK0HI341VU&t=525

      Espero que essas informações tenham lhe ajudado!

      [ ]'s!

      Excluir
  3. Olá Rafael. comprei um caimbé com o GK embutido e uma GR 55 e tou notando que quando eu toco as notas saem um pouco atrasadas (latencia)e com muita sensibilidade. Tipo; dou um toquinho e a nota entende que dei uma posrrada na corda. Dá pra reduzir isto na pedaleira ou é o violão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alexandre!

      Primeiramente, você já configurou o GK SETTING do [SYSTEM] para o piezo, né?

      Um dos parâmetros que você pode estar alterando para tentar obter uma melhor resposta é o parâmetro VELOCITY, que você encontra tanto no timbre PCM quanto no GK SETTING. O altere primeiramente nos SETTINGS do GK, a fim de testes. Outra coisa a se observar é se o CHROMATIC do timbre PCM está ativado, a não ser que você não o queira no timbre.

      Esses são os passos iniciais indicados, até pela própria Roland.

      Sobre o Caimbé, bacana!Um outro usuário da GR-55, o Pamplona Jr. - http://www.blogger.com/profile/12304321607227241777 - também o adquiriu recentemente. Aqui ele posta alguns problemas que teve com ele, que foram diferentes dos seus: http://goo.gl/exqqRl

      Vê aê o que citei!

      [ ]'s!

      Excluir
    2. Oi turma. Eu tava tendo um problam de travamento da GR-55 quando usava NORMAL PICKUP. Era um problema no captador do violão, muita interferencia. Resolvi trocando o violão. Quanto à latência, estou satisfeito quanto à isto, o Caimbé tá indo bem. Eu tô usando o seguinte: PIEZO R; scale 648mm; o SEN coloquei bem baixo, cada corda com um valor. E o que melhorou bastante foi na VEL coloquei: 5, 4 e 8. Ficou show.
      Aproveitando Rafael, não estou conseguindo configurar o LOGIC PRO 9 com a GR-55. Sai o som normal mas, quando gravo náo ouço o que gravei. O que será? Grava normal, só náo sai o som.
      Abraço
      pamplona jr

      Excluir
    3. Aêêê! Que bom, Pamplona, que resolveu o problema! Dias atrás eu estava procurando informações sobre o Caimbé MIDI 7 cordas, e umas das queixas era sobre um problema recorrente com a captação (isso em 2010 - http://goo.gl/BLupi), tanto que, segundo informações, iriam parar de fabricar tal modelo. Mas agora, com o se Caimbé "a toda", 'bora fazer muitos sons!!! Espero que o Alexandre Cavallero leia seu comentário. Ótima informação e contribuição!

      Agora sobre o Logic, seria legal alguém que o utilizasse lhe respondesse, pois eu nunca o utilizei. Você setou a GR-55 como IN e OUT, não? Os volumes de gravação/reprodução da GR-55 >[SYSTEM] - MIDI/USB < já vem com um volume padrão, salvo engano.

      Sabe, nesses momentos que seria interessante uma adesão dos usuários da GR-55 no Fórum - http://monstrinhosonoro.forumeiros.com/ - pois assim a abertura de assuntos seria bem maior, até pela questão de experiências distintas, com DAW's e gears distintos, algo bem mais abrangente e uma maior "liberdade colaborativa" (um exemplo de um bom tópico seria a sua solução para o "problema" com o Caimbé, visto que eu tinha criado um sub-fórum para o mesmo), mas acabei desativando o fórum... Outro exemplo, como citei em outro comentário, o Alessandro Malta é MAC/GR-55 User, logo, se porventura ele fizesse parte do fórum, ele seria de grande ajuda para a galera que utiliza tal combinação.

      Enfim, inicialmente a observação seria o set IN/OUT e, talvez, a questão de volumes.

      No mais, me desculpe por alguma falta (nas informações, hehe!).

      [ ]'s e bons sons, que agora vai!

      Excluir
    4. OK, Rafael. Acabei descobrindo o lance no Logic Pro. Mexi tanto que agora não sei exatamente como resolvi hahahah. Quanto ao Caimbé, nos testes que fiz, são bons instrumentos sim. Mas, tive que testar uns 6 instrumentos pois, cada um tinha um probleminha no captador(botoes nao funcionavam, chiado, etc.) finalmente, conseguir achar um que até agora está ok.
      Valeu, grande abraço.
      pamplona jr

      Excluir
    5. KKK! Boa! Isso sempre acontecia - ainda acontece - comigo no Finale, haha! E agora é só curtir o Caimbé e a GR-55!

      []'s!

      Excluir
    6. Rafael, rapaz, aquele lance de gravar no Logic Pro, não ficou muito legal. Eu escolho um instrumento por software ou external instrumento. Grava numa boa mas, quando dou um play não sai o que gravei. Parece banal mas, não consigo fazer sair o som. Só sai quando escolha um track de AUDIO. Ou seja, nesta opção, tá vindo direto via gr-55 como se fosse uma interface de áudio somente. E dessa forma, o Logic Pro não dá notas, partitura, etc. Estranho, no Garage Band funciona sem em alterar nada. Se eu escolho um instrumento de software e pego os timbres do próprio Logic, funciona normal. Eu quero usar a GR-55 como um external instrumento. Já mexi em tudo. O esquisito é que grava, os leds das notas aparecem normal, volume, etc. Sai a partitura também. só não sai o som que toquei. Sei que vc não usa o Logic mas, sua experiencia fala por tudo..rsrsr
      Abs
      pamplona jr

      Excluir
    7. Nem, haha! Em relação a gravação, sempre utilizei pouca coisa. Além dos plugins nativos do Audition, utilizo a mais apenas o Addictive Drums para os timbres de batera MIDI e efeitos do Amplitube 3, pela sua "interface guitarristica", hehe. O resto é na GR-55!

      Sabe, as vezes penso em adquirir um MAC, mas aí penso... "Pow! Vou adquirir um MAC e depois instalar os programas que mais uso no WIN..." aí acabo adiando ou mudando o foco! Diria que é mais vontade que uma necessidade (por enquanto...)! Em MAC, meus textos ficam todos sem acento, kkk!

      Agora me confundi um pouco, hehe.... me baseando na citação que só grava ÁUDIO e querer utilizar a GR-55 como um external instrument, você quer gravar os PCM's da GR-55 em formato MIDI, para depois corrigir o que tocou, porém ainda utilizando o PCM/módulo gerador da GR para reproduzir o MIDI do sequenciador? É isso? Se for, não é possível utilizar a GR-55 como um módulo gerador de som com informações MIDI que "chegam nela" do sequenciador da DAW. Nesse caso, só áudio mesmo. Mas dá sim p'ra gravar áudio e escrita MIDI ao mesmo tempo.

      Sobre as citações do Logic não escrever nem a partitura, bem como não tocar um instrumento virtual, seria legal dar uma olhada nas configurações do sequenciador MIDI do Logic, verificando o set da GR-55 e o Channel do sequenciador (me baseando no Audition, ok?). Com ambos setados, você grava o áudio/PCM e o MIDI com instrumento virtual ao mesmo tempo.

      Excluir
    8. Eu tinha muita resistencia em usar MAC mas, depois de passar por vários notes rodando windows e aqueles travamentos constantes...acabei mudando pro MAC. E realmente, a diferença é absurda.
      É, acabei vendo que o GarageBand não faz aquilo que te falei. Ele grava também o áudio que entra da GR-55. Ou seja, nao entra como MIDI. A não ser que eu use um instrumento de software. Pelo que entendi, a GR faz o trabalho e manda pro software o áudio. Eu queira fazer o que vc deduziu e parece que não é possível. Não entendi quando vc falou que dá pra gravar áudio e escrita MIDI ao mesmo tempo??? Em resumo é o seguinte: tanto o Logic quanto o GarageBand só escreve partitura se for instrumento virtual ou entrando como MIDI. A minha dúvida agora é: quer dizer que se fosse um teclado com SAIDA MIDI daria pra fazer isto? Gerar a partitura a partir do teclado? Bom, não sei se consegui descrever o que quero fazer. Mas, eu preferia usar os timbres da GR pois, a latencia é muito menor. Eu usando direto do Logic o trabalho é maior. A vantagem é que posso consertar as notas. Ufa! Será que fiz confusão?
      abs
      pamplona jr

      Excluir
    9. Rafael, complementando. O Logic tem uma opcao para criar uma trilha chamada EXTERNAL INSTRUMENT. Pois é, quando uso esta opcao, ele me mostra todo o banco da GR. Vou lá escolho, ele toca o que escolhi. Vou mudando e a tela da GR também vai mudando o timbre. Cara, e ai eu toco gravando, ele vai mostrando as notas, saindo o som..etc. Dou um play e não sai o som que gravei. Incrivel isto. Me parece simples. Grava, fica tudo certinho na tilha, com notas, etc. Só não sai o áudio que gravei. Não tem como mesmo?
      abs
      pamplona jr

      Excluir
    10. Vamos lá:

      Entendi, é o que citei primeiramente, Parafraseando o manual "não é possível tocar o som do gerador de som do GR-55 com informações que chegam ao conector MIDI IN ou conector USB-MIDI" (pg. 66).

      Essa parte do teclado "quer dizer que se fosse um teclado com SAIDA MIDI daria pra fazer isto?" seria a utilização do teclado como controlador, que acaba sendo o mesmo papel desempenhado pela guitarra. Há teclados que trabalham como módulo MIDI (como verá no link mais abaixo), então acho que nesse caso - com um teclado/módulo - essa alteração de timbres seria possível via MIDI IN.

      Sobre gravar o áudio e escrita ao mesmo tempo, me refiro a, enquanto se grava a track de áudio normalmente com a GR-55, dá para seta-la no sequenciador MIDI e já ir escrevendo o que você está tocando (se quiser, já rodando o instrumento virtual em tempo real), te dando a opção de mudar timbres e fazer correções no MIDI. Creio que você já tenha feito isso. =]

      Uma outra coisa que dá pra fazer é controlar um módulo externo via MIDI 5PIN: http://goo.gl/uP0dk

      Como por vezes cito, esses parâmetros de tecladistas.... kkkk!

      Em tempo, quando criar coragem, ainda adquiro um MAC! Só não aparecer um Tele Nashville com B-Bender na minha frente, haha!

      [ ]'s!

      Excluir
    11. Ok, entendido. Então, pra eu usar o som gerado pela GR-55 como MIDI eu teria que usar a saída dela MIDI 5pins e ligar num módulo externo e deste módulo ir pro Logic. É isto? Vou fazer os testes e depois posto aqui.
      Quanto ao MAC, cara, eu tenho um MACWHITE aquele bem simples, o mais fraco, digamos assim. E ele manda vê numa boa, não reclamda de nada e tenho muita coisa instalada. Conflitos ZERO.
      abs
      pamplona jr

      Excluir
    12. Você consegue utilizar os timbres gerados pela GR-55 APENAS através da guitarra (captador hexafônico e 13PIN), e de mais nenhum controlador externo. Não há um IN fora esse para os PCM's da GR-55. Com o 5PIN da GR-55 você consegue utilizar os timbres do módulo externo, como no vídeo do Kennis Russel. Gravar o PCM e depois altera-lo na GR-55 e, por consequência, na DAW, não é possível mesmo.

      Excluir
  4. Prezado Rafael, obrigado pela resposta sobre a GR 55, eu encontrei no youtube o video http://www.youtube.com/watch?v=ZvM8HAcyjJw pois achei fantástico o efeito de coro de vozes , que eu presumo seja feito com a GR 55. Pois bem enviei 3 e mails para o autor do vídeo mas ele nem respondeu . Eu apenas gostaria de saber como configuro a GR 55 para fazer o efeito idêntico ao da música de Pat Metheney mas o cover japones não deu o " caminho da roça " rs ... Se voce puder me ajudar eu agradeço ok .....Abraço Arnaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dr. Arnaldo... ops... Arnaldo!

      Obrigado pelas palavras via YouTube!

      Esses choirs são fáceis de encontrar. Inclusive, uma coisa interessante de você sempre ter em mãos é o PCM Tone List da GR-55. O mesmo você encontra aqui no blog no post sobre utilidades para a GR-55, bem como no Fórum MSF.

      No vídeo os timbres são sim da GR-55 (ES-335, choir e piano+string). Sobre os choirs, esse choir utilizado pelo Jack Thammarat aparentemente é o PCM 437 (Chorus Aahs), salvo engano. Para utiliza-lo, basta selecionar e ativar tal PCM no patch, não esquecendo de configurar as questões de chromatic e legato.

      O Jack Thammarat criou três patches para a música - talvez pela questão demonstrativa - mas a música inteira pode se basear em um único patch com modelação de guitarra e os três PCM's.

      Então é isso, para configurar o efeito basta apenas seleciona-lo e ativa-lo, verificando logo após o chromatic (está aparentemente sendo usado no vídeo). Outros efeitos me parece que ele não utilizou sobre o PCM. Talvez ele tenha anulado o PCM em algumas cordas....

      Se for montar um patch especificamente para essa música, os ASSIGNS lhe ajudarão muito! Um adendo é que no CD (tenho ele em minha biblioteca de mídia) o choir é de vozes e não MIDI, então idêntico será difícil... mas idêntico ao vídeo é possível!

      Qualquer coisa postaê! E quero ver você numa JAM com o Jeff Beck e o Carl Verheyen, haha!!!

      [ ]'s!

      Excluir
  5. Rafael, primeiramente queria parabenizar pelo blog, finalmente após cairem mais alguns cabelos pela dúvidas posso dizer ACHEI!!!!!!!!! aonde vou conseguir minhas respostas rsrs

    Cara sou novo nesse trem (sou de Minas, ué rsrs) de sintetizadores, e acabei de compra uma GR 55, pelo que me lembro, a ultima coisa que achei tão fantastica assim foi quando comprei meu primeiro pedal ha uns 18 ano, os timbres são em explicações!!! Mas vamos às questãns:

    Primeiro as ligações (lembre-se que ou novato), liguei minha guitarra com o GK normalmente e a saida (outL/mono) no ampli/mesa, excelente um som maravilhoso, quando virei a chavinha do GK para guitarra ficou mudo, pensei me ferrei, ta com defeito, sou azarado memo, etc... até voltar na loja e fazer os caras abrir outro gk eu fiz, mas eles estavam mais perdidos que eu... comecei a procurar na internet até que achei vc... Para sair o som da guitarra, usando os efeitos da GR ou de outra pedaleira como é a ligação?? Lendo, suspeito que seja pelo Guitar out, mas então como ligar os dois cabos no ampli? Faço uma gambiarra "imendando" o dois?

    Fica mais ou menos assim?

    GK -> GR -> Out Mono -> Ampli
    -> Guitar out -> In pedaleira -> out pedaleira -> Ampli

    E usando o efeitos da GR?

    GK -> GR -> Out Mono -> Ampli
    -> Guitar out -> Ampli

    Grande abraço e espero ansiosamente sua reposta

    Leonardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Leonardo!

      Obrigado! Poisé, como coloquei em nota na página inicial do blog, até criei um fórum, mas não teve muita adesão não... mas o blog ainda continua!!!

      A GR-55 também é meu primeiro synth! A vantagem é que é um synth embutido com uma GT, um VG e um GI! \o/

      Vamos as questões:

      Sobre não funcionar o NORMAL PICKUP - ainda mais com os dois GK's - é porque provavelmente o NORMAL PICKUP não está ativado - [EDIT]->TONE->NORMAL PICKUP. Os quadros quando "preenchidos" indicam o parâmetro ativo. Logo, basta setar e ativar o mesmo. Lembre-se que todo patch salvo será salvo em [USER], pois nos SOUND STYLE's os parâmetros alterados não são salvos (caso você altere algo dentro de um preset de fábrica, ele será direcionado com as alterações para o [USER]. Dica de teste: vá até o preset [LEAD]30-3 (for normal PU) que lá o parâmetro está ativo (observe isso), com os captadores da guitarra ativados, exceto se o GK estiver na posição GK. Esse preset, bem com outros 30-X dos STYLE's tem todos tones ativados, haha!

      Sobre a ligação, é essa mesmo que você fez, via L/R ou PHONES, de acordo com seu gosto/uso. Os efeitos (drives, amps, ambiências...) saem normalmente por essas saídas, bastando, como citado acima, apenas ativar o NORMAL PICKUP.

      Sobre o GUITAR OUT, apenas a guitarra limpa sai , sem efeito (drives, delays, amps...) algum. Nela, você pode escolher se sairá apenas a guitarra modelada (MODELING), apenas a guitarra normal (NORMAL PU) ou ambas (BOTH). A GUITAR OUT é interessante para, por exemplo, utilizar no IN de um amp ou em uma cadeia externa de pedais - com a vantagem de poder modelar um timbre de guitarra - enquanto via L/R você envia só os timbres PCM para a mesa de som, tendo assim "dois pontos distintos", e com a vantagem do volume independente na mesa/PA. É aquele negócio, você tem um amp ou um set de pedais que gosta e quer utiliza-lo.... utilize o GUITAR OUT! Ou talvez você vá gravar, no estúdio tem aquele amp que você sempre quis testar com uma ES-335, mas você tem uma Strat... simples! Utilize a modelação de 335 de sua GR-55 e ligue o GUITAR OUT no IN do amp! As possibilidades são muitas!!! Logo, se você ainda tem aquele seu pedal que te deu tanta alegria a 18 anos atrás e quer testa-lo com vários modelos de guitarra.. GUITAR OUT! Como pode perceber, o uso do GUITAR OUT acaba sendo específico em determinados casos/situações. Em um set de guitarra, GR-55 e amplificados, você provavelmente nem vai utilizar tal saída, só se querer, precisar ou para se divertir em testes de amps e pedais!

      Sobre ligações, eu só utilizo L/R mesmo, indo para a mesa, e, da mesa para o Return do amp: http://goo.gl/xQbCk

      GK-> GR-> L/R-> Mesa-> Return (sem mesa, o L/MONO vai direto para o Return)

      Sobre as ligações que você citou, para utilizar apenas a GR para timbres synth e efeitos "de guitarra":

      GK -> GR -> Out Mono -> Ampli (considerando mono)

      Para utilizar com outra pedaleira, tendo duas fontes sonoras distintas:

      GK -> GR -> Out Mono -> Amp1/mesa (pode setar apenas os PCM's)-> Guitar out -> set de pedais/pedaleira -> Amp2 (ou direto para o amp).

      Em base é isso! Espero que eu tenho conseguido elucidar suas dúvidas! E, qualquer coisa, postaê uai!

      [ ]'s!

      Excluir
    2. Cara, muito obrigado pela resposta, esclareceu muita coisa que tinha dúvida e eu nem tinha perguntado rsrs
      Agora fiquei um pouco preocupado, fiz o ajuste para o pick-up normal como falou, e pondo o GK na posição mix, sai o som da guitarra tb, mas na posição guitar continua mudo, será que e defeito da chave?? Se bem que usando apenas as posições mix e GK consigo resolver, acho que muito raramente iria usar só a guitarra, e só fazer um path com efeitos da GT10 apenas...

      Mas se for defeito tem que resolver, foi um brinquedinho meio caro para deixar um defeito pra lá....

      Abs

      Excluir
    3. OK!

      Quando você diz que irá fazer um patch com efeitos da GT-10, significa que você vai usar, além da GR-55 uma GT-10, via GUITAR OUT? Se é isso, já verificou o SOURCE do GUITAR OUT? O parâmetro se encontra em [EDIT] > SYSTEM > OTHER. Não me lembro como vem de fábrica, mas é nesse ponto que você escolhe o que vai para o GUITAR OUT.

      Cara, sobre um problema na chavinha do GK, nunca tive problemas com ela em nenhum dos meus dois GK-3. No seu caso, os dois GK's testados acusarem o mesmo problema talvez indique que o problema não é o GK (essa chavinha é um simples contator,sendo um problema mais comum a provável quebra de solda ou "travas" devido a um uso constante). O patch Normal PU, WIN! - http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2012/01/patch-normal-pu-win.html - trabalha com os timbres da própria guitarra, logo no MIX ele funciona, e no GUITAR apenas não haverá delay. A chave de MIX do GK é interessante para determinadas funções, mas os ASSIGN's são beeeem mais práticos! Como você citou que o som de sua guitarra está saindo, uma olhada nas configurações da GR-55 seria interessante. Além de verificar o SOURCE do GUITAR OUT caso você esteja o utilizando, que tal também dar uma olhada no GK SETTINGS - [EDIT] > SYSTEM > OTHER? Se o som da guitarra normal estiver baixo, é legal aumentar alguns db's.... no meu caso eu deixo em +5 em ambos GK's (violão e guitarra)... a não ser que sua guitarra tenha a captação ativa, hehe!

      Parece não ser defeito, apenas uma questão de configuração.

      [ ]'s!

      Excluir
  6. Prezado Rafael, muito obrigado por suas orientações que certamente são úteis para todos nós. Já percebi que você tem vocação para ensinar o próximo o que já é um grande mérito. Além de ser provido de vocação de ensinar é solicito as dúvidas postadas em seu blog. Parabéns amigo espero que continue em sua trajetório. Você está na cidade onde mais existe avistamentos de OVNI. Escrevo com conhecimento de causa... Nunca avistei nenhum mas quem sabe tocando com a pedaleira consigo atrair alguns pequeninos verdinhos . kkk Abraços amigo ....Arnaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado novamente pelas palavras, Arnaldo!

      Eu ainda não vi OVNI's por aqui, mas uma coisa eu reconheço.... Ibiúna o céu mais belo que eu já vi! SEMPRE me pego admirando tal bela paisagem! OK, sou suspeito de dizer isso, haha! Quando você citou "mas quem sabe tocando com a pedaleira consigo atrair alguns pequeninos verdinhos", ri alto aqui, kkkk!!! Mas com a GR-55 isso é bem provável, hehe.....

      [ ]'s!

      Excluir
  7. Fala Rafael, parabéns pelo blog. Acabei de conhece-lo e já to adorando... rs
    Eu adquiri a gr 55 em outubro do ano passado e tenho desde então tenho utilizado nos shows da minha banda. E de 2 meses pra cá vem ocorrido algo estranho...
    Fui realizar uma modificação em um dos patchs feitos por mim (user) e o patch simplesmente não salvava. Ou seja eu consegui modificar e ouvir a minha modificação, mas quando eu ia salva-lo, ele simplesmente continuavam como estavam antes, com os mesmos pcm e modelagens. Isso somente naquele banco e patch. Em outros consigo modificar normalmente.
    Agora tem algo que acontece somente durante os shows:
    Eu tenho cerca de 30 patchs criados por mim que utulizo sempre nos meus shows e ensaios e sendo que esse defeito nunca ocorre durante os ensaios.
    O patch simplesmente se confunde. Por exemplo o pedal de expressão com a função (pcm tone) que utilzo para alternar os combinar os PCM, deixam de funcionar. E os PCM começam a se confundir. Isso sempre no meio do show! :/ OBS: O patch só volta a parar de "confundir-se" quando eu mudo de patch e volto para o mesmo ou desligo ela.

    Comecei a pensar que pudesse ter algo haver com a tensão de energia dos locais ou que tivesse algo haver com o sistema da propria pedaleira.
    Eu ainda nao fiz o update do sistema dela. Você fez? Você usa algum power suply para ela?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae, Carol! E obrigado! Que bom que está gostando do blog!

      Uma pergunta inicial é, essas alterações feitas são relacionadas aos ASSIGN's? Pergunto isso pois problemas semelhantes aos citados eu tive quando criava o ASSIGN e salvava normalmente, mas após o WRITE ele "se bagunçava", inclusive no set inicial de parâmetros do patch. A solução foi simplesmente inverter o valor do parâmetro no ASSIGN (ON inverte com OFF, 0 inverte com 127...) que a coisa "se assentava". Há também aquelas modificações que você cria mas não são possíveis, como 12 cordas com ALT Tuning (seto o ALT Tuning no ASSIGN mas ele não é funcional, hehe)! Estranho é isso acontecer só em shows. Levando em consideração o fato de no ensaio isso não acontecer (por vezes com um set list com ordem diferente do show), quando você muda de banco para o patch ele se comporta da mesma maneira que na troca de patch para patch (pensando na questão do set inicial e teorizando um porquê). No mais, uma solução para mim quando houveram fatos semelhantes, foi inverter o valor do set dos parâmetros.

      Sobre a tensão, nunca tive problemas com isso. Em casa eu ligo a GR-55 em um estabilizador, junto ao amp e mesa, e, fora, ligo na primeira tomada com espaço, kkk!

      Sobre a atualização, eu a fiz logo após que foi disposta para download, salvo engano. Os 2 bugs que foram corrigidos eram a questão das 40 horas ligada continuamente e o"LOW GAIN" e "HIGH GAIN" do EFFECT EQ não estarem funcionando corretamente.

      Quando você citou 30 patches eu pensei... ôloko! Mas depois vi com o sua banda é realmente EcLéTTiCa, haha! Sabe, eu tenho um patch onde é possível trabalhar com 4 modelações, o que é ótimo para uma gig acústica, e dentro dela ainda acho que consigo colocar o 4PCM patch o.O! Vou alterar algumas coisas para ele ficar mais interessante e postar aqui, provavelmente. Tenho poucos patches devido aos ASSIGNs!

      Vê aê, e, qualquer coisa, postaê!


      [ ]'s!

      Excluir
  8. Fala Rafa!
    Fiquei muito feliz por ter entendido perfeitamente o meu problema e também por eu não ser a única a sofrer algo parecido! Já estava achando que era loucura minha ou q poderia ser algum problema de fábrica! rs

    Bem em relação a esse detalhe de dar problema apenas nos shows observei também que nos ensaios eu toco sentada e de tênis e nos shows em pé e de salto (as vezes o salto prende na pedal de expressão) imagino que eu esteja ativando sem querer o expression switch! aff Além de modificar os parâmetros dos assigms (como você indicou) desabilitei, por hora, as funções do EX Pedal Switch. Pra ver se resolve tb!
    Mas só terei certeza mesmo durante o show! uhauhauha :P

    Nos shows ou ensaios eu uso somente filtro de linha! :/
    Por isso pensei num power suply, mas não se seria besterira!!!

    FIco aliviada em saber que a atualização é apenas sobre isso! Vou fazer depois então...

    A banda EcléTTiCa é formada apenas por três pessoas (1 guitarra normal + 1 bateria/octpad + 1 guitarra com gr55) e como o repertório é grande e temos poucos instrumentos acabo tendo a oportunidade de utilizar vários dos meus PCMs e modelagens... a pedaleira se encaixou perfeitamente as nossas necessidades! :)

    Achei sensacional os 4PCM e 4 modelagens! Ainda não testei, vou testar logo e te digo!

    Todos os seus PCMs funcionam bem, ou alguns possuem algum atraso ou confusão? Determinados tipos de baixo por exemplo se eu paletar muito rápido eles falham um pouco e alguns pianos por exemplo eu tenho que tocar muito muito leve, com pouca pegada e numa velocidade mais lenta senão ele faz uma confusão de notas e uns barulhos estranhos. Acontece ctg ou é falta de configuração?

    Obrigada e até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que consiga uma resposta no teste do show!

      Foi bem oportuno o uso da GR-55 em Thriller, haha! Uma utilização bacana da GR-55 na configuração de sua banda - dependendo da música tocada, é claro - seria utilizar um hold no PCM, para que assim você mantenha uma "cama" enquanto faz a rítmica com a guitarra... isso se você já não o faz!

      Sobre os timbres, o atraso eu não sinto, mas as vezes sinto a falta de resposta em frases mais rápidas por vezes apenas na 6ª corda, do E3 ao G3 principalmente. Em levadas harmônicas isso acontece com pouca frequência. Um adendo é que eu toco próximo a ponte, logo, por consequência a vibração da corda vai ser menor e o ataque mais "direto", o que colabora para a interpretação A/D. Por exemplo, quando faço um loop de batera com a GR-55, para ter uma melhor resposta do bumbo (E3), eu acabo tocando mais próximo ao captador hexafônico! Mesmo com isso, ainda apanho com os PCM's de sanfona, kkk! Não consigo fazer soar direito a linguagem....

      Quanto aos "barulhos estranhos" citados, geralmente são relativos a notas fantasmas e harmônicos que fazemos naturalmente ao tocar.

      Até hoje a configuração dos meus dois GK's está como a de fábrica, exceto a relação de distância entre cordas, tamanho do braço e os +5db de NORMAL PU que deixo por lá.

      No mais, procuro considerar primeiramente a adequação para depois considerar a configuração.

      [ ]'s!

      Excluir
  9. Rafael, parabéns pelo blog
    Bom, como muito aqui, sou novo no assunto. Acabei de comprar uma GR-55 e, enquanto ela não chega, tenho estudado um pouquinho online. Na verdade eu gostaria de saber se com a GR e o GK eu consigo utilizar timbres de programas como o Reason Propellerhead. Aco que lá em cima você comenta que é possível.
    Caso seja possível, como isso é feito? pelo USB? Há alguma configuração específica ou é algo relativamente simples.

    abração
    Leo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae, Leo!

      Antes de tudo, ótima aquisição (ok, ok, sou suspeito em falar isso...), apesar de algumas "faltas"! O chato agora é esperar ela chegar, haha! Para mim, a espera foi por cerca de 20 dias!

      Sobre sua dúvida, você diz em questão da GR-55 funcionar como um controlador MIDI utilizando um instrumento virtual? Sim, isso é possível, como citei no exemplo com o True Pianos. Escrever partituras também fica mais rápido, haha!

      A ligação se dá via USB mesmo. Você irá inicialmente fazer os procedimentos "padrão" de uma interface de áudio USB (instalar driver, setar a GR-55 em seu DAW). A configuração para a utilizar sua guitarra como controlador é bem simples.... mas eu quebrei a cabeça com esse mínimo detalhe! Na verdade a configuração é apenas um set no parâmetro, e, logo após, setar para POLY para o envio do sinal de todas as cordas ao mesmo tempo. Ambos parâmetros você encontra no [SYSTEM] da GR-55, e, os mesmos podem ser visualizados nessa imagem:

      http://goo.gl/YcHCh

      Simples assim!

      Esses "negócios" com a palava MIDI no meio é coisa para tecladistas, kkk! Alguns parâmetros dos PCM's também!

      Qualquer coisa, só postar!

      [ ]'s!

      Excluir
  10. rafael como faço para interligar a gr 55 em outra pedaleira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae!

      Então, você pode utilizar a saída GUITAR OUT da GR-55, assim podendo utilizar também as modelações de guitarra.

      Agora, aproveitando um comentário que já fiz aqui no blog... "ctrl+c/ctrl+v"!

      "Sobre o GUITAR OUT, apenas a guitarra limpa sai , sem efeito (drives, delays, amps...) algum. Nela, você pode escolher se sairá apenas a guitarra modelada (MODELING), apenas a guitarra normal (NORMAL PU) ou ambas (BOTH) sendo que o parâmetro se encontra em [EDIT] > SYSTEM > OTHER. A GUITAR OUT é interessante para, por exemplo, utilizar no IN de um amp ou em uma cadeia externa de pedais - com a vantagem de poder modelar um timbre de guitarra - enquanto via L/R você envia só os timbres PCM para a mesa de som, tendo assim "dois pontos distintos", e com a vantagem do volume independente na mesa/PA. É aquele negócio, você tem um amp ou um set de pedais que gosta e quer utiliza-lo.... utilize o GUITAR OUT!

      Sendo assim, só jogar o GUITAR OUT para o IN da pedaleira!

      Seria isso?

      Excluir
  11. Eae...

    To com um problema.... pelo menos pra mim esta sendo...

    É o seguinte.. estou usando som clean e estou com o pedal de volume da Gr-55 no meio... e quando troco de preset.. por exemplo.. pra um drive ou qualquer outro preset o volume vai para o maximo... nao respondendo a posição do pedal de volume que esta no meio do seu curso.. já mexi no master pra deixar o pedal como patch volume... mas nao consegui...

    Tenho um POD XT com SHORTCONTROLLER e quando troco de preset mantem o volume que p pedal está... e sempre eu deixo o mesmo volume para cada preset idependente do efeito... espero que consigam ajudar...

    Flwss

    ResponderExcluir
  12. Fala!

    Cara, qual a versão da seu firmware? Não me lembro se acontecia na versão inicial e na 1.02 (havia um certo problema com o set dos parâmetros, que eu corrigia via ASSIGN, que é sempre uma ótima opção), pois já foram feitas duas atualizações corrigindo alguns bugs. Via ASSIGN, fica fácil sanar isso com o pedal controlando o PATCH LEVEL, em MOMENT.

    A pedaleira está gravando - duplo clique em [WRITE] - a alteração dos volumes? Lembre-se que há o volume da simulações de amp e pedais, das modelações, dos PCM's, enfim, que é algo também a considerar. Bom, acho que você tenha considerado isso, por já trabalhar com pedaleiras.

    No mais, é isso. O ASSIGN é uma ideia e, a questão da atualização é uma observação. Qualquer coisa, postaê!

    [ ]'s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dei uma mexida nela aki...

      A Versão eh
      MAIN: VErsion 1.02 Build 0051
      BOOT: Version 1.00 Build 0001

      Tenho que atualizar? Dá pra fazer via Pendrive ?

      Vlww

      Excluir
    2. Ter o software atualizado é sempre uma boa! E essa ultima atualização (1.50) corrigiu também alguns bugs para gravação USB, além da já citada "inverão" do parâmetro. Ela se faz via Pendrive mesmo. Dá uma olhada aqui:

      http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2012/07/utilidade-publica-nova-atualizacao-da.html

      Chegou a testar com os Assigns?

      Excluir
    3. Certo... vo tenta atualizar.. rsrs
      Não cheguei a os Assings... ainda.. não tive tempo.
      Mas aconteceu com vc o que eu tentei dizer no primeiro post anterior..?

      Excluir
    4. Então, não utilizo o patch volume, pois geralmente trabalho com o volume dos tones, amps, simulações e modelações, sendo o resultado final o mesmo. Inclusive na questão de utilizar um patch para clean e outro para drive, isso eu não o faço, pois acho incomodo o "mute" que ocorre nessa troca. Devido a isso faço tal troca no próprio patch:

      http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2012/01/patch-normal-pu-win.html

      Sempre prefiro utilizar os Assigns para os comandos, e setar para funções secundárias e/ou conjuntas o PEDAL/GK CTL, dependendo da necessidade.

      Citei a atualização pois acontecia algo similar em relação o set dos parâmetros. A versão da sua pedaleira é a primeira atualização, que tem tal bug. Como faz um tempo já que atualizei a minha GR para a versão 1.50, não me lembro se ocorria isso com a versão anterior.

      Excluir
  13. Rafael, parabens pelo blog, está ajudando muita gente!!

    Sou novato como muitos aqui! compre a GR 55 pra utilizar com um caimbé, porém quando uso ela com o som normal do violão a pedaleira emite um chiado, será que pode ser problema do captador do violão? ou uma configuração errada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo feedback, cara!

      Então, sobre o Caimbé, por relatos, isso aparentemente é um problema recorrente,inclusive há algumas citações no blog de usuários Caimbé, como o pamplonajr. Aqui, dois comentários dele, sendo um deles relativo a configurações de sensibilidade:

      http://goo.gl/mIddi

      http://goo.gl/9wYwF

      E uma citação de 2010, no blog "Mundo das 7 Cordas":

      http://goo.gl/BLupi

      Uma ideia seria, se possível, testar a GR-55 com outro instrumento para verificar se a questão é ou não o violão. Fora isso, novamente, baseado em relatos de usuários, a possibilidade da fonte do chiado inicialmente "aponta" para o Caimbé.

      Vê aê e, qualquer coisa, só postar!

      [ ]'s!

      Excluir
  14. Ola Rafael! Parabens pelo blog!....me responda por favor: que tipo de amp vc usa com a Gr 55?...qual o mais indicado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Juliano!

      Primeiramente, obrigado! Agora, abaixo, minha opiniões, ok?

      Sobre o amp, eu utilizo apenas o power de meu Warm Music 208gtv, ou seja, o pré está totalmente em desuso. O que faço é ligar a GR-55 (L/R) na mesa de som e a mesa de som ligo no return do amp (GR-55>Mesa>Return do amp) sendo que assim, a minha base sonora de timbres fica a cargo da pedaleira, mesmo que amp mono. Acho que ligar ambos stereo e jogar no mesmo PAN, dá mais punch para os timbres de guitarra (mas ainda penso muito em adquirir amp/monitores stereo!). Na minha opinião, a melhor maneira de utilizar uma pedaleira e sua gama de recursos é a utilizando em linha.

      Sobre o mais indicado, para utilizar em linha, creio que sejam amps/monitores Full Range, como por exemplo amps de teclado. Amps stereo soam maravilhosamente bem, utilizando - evidentemente - L e R da GR! Os efeitos de modulação ficam muito interessantes, além da boa audição de um "teclado stereo". Vale a pena testar a GR-55 sob essas condições!

      A GR-55 te dá interessantes opções para trabalhar em stereo, como no vídeo de comparação de resposta, onde, em um PAN está o PCM e, em outro, a modelação. E ainda há a opção do GUITAR OUT para utilizar com outro pedal ou amp.

      No mais, utilizo assim, em linha.

      É isso. Precisando, postaê!

      [ ]'s!

      Excluir
  15. O cara!!...muito obrigado!...ajudou muito!...grande abraço!

    ResponderExcluir
  16. Wagner - Vila Velha /ES

    Cara, parabéns pelo blog...
    Véio, eu sou nub, compre uma bixinha dessa ae gr 55..
    Instalei o GK3 blz...só que quando eu coloca a chave no GK sai o som blz...quando eu coloca na Guitar o som sumiu véi...era pra sai o clena da guitarra pow...

    ai blz..troquei o cabo...tirei do mono/L e coloquei na Guitar Out, ai saiu o som Clean da guitarra mais ai o GK3 nao responde bixou..hauhaua

    Doidera...pode de ajudar ???
    vlw Abroço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae, Wagner! Obrigado!

      O NORMAL PU estava habilitado no patch que testou? Vou dar um ctrl+c/ctrl+v (http://goo.gl/ERsMM) de um comment que fiz a um tempo atrás:

      "Um teste legal de se fazer para verificar a configuração do patch, seria testar os patchs de fábrica para NORMAL PICKUP, sendo eles os 30-1/30-2/30-3 dos STYLES. Esses pacthes de fábrica estão configurados para trabalhar com os captadores normais, sendo que, no GK, a guitarra será funcional no GUITAR e no MIX. Seria um bom teste inicial!"

      Vê aê, que pode ser apenas isso!

      Excluir
  17. Wagner - Vila Velha/ES30 de novembro de 2012 às 08:55

    Rafa...vlw pela ajuda...

    O gr 55 é novo, cabei de abri a caixa agora e instalei o GK3, a opção guitar nao sai som, só a opção mix e a opção GK sai som, deve se isso msm que vc falou tem que habilitar/configurar né ???

    Agora, tu tem um link ae falando como a minha dúvida, pq já fui no setting GK mudei pra tudo, e continua a opção guitar nao sai o som...

    na minha cabeça, era pra sai o som clean da guitarra né...ou não ??

    To apanhado na parada..uahuaauahuhauhau nunca tive um equipamento TOP da nisso...ahuahuahauha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O som da sua guitarra que saiu pelo GUITAR OUT ou da modelação? Em relação ao GUITAR OUT, nela, você pode escolher se sairá apenas a guitarra modelada (MODELING), apenas a guitarra normal (NORMAL PU) ou ambas (BOTH) sendo que o parâmetro se encontra em [EDIT] > SYSTEM > OTHE. Para utilizar as simulações de amp e tal, você irá utilizar a pedaleira via L/R ou PHONES, pois no GUITAR OUT os efeitos não são ativos. A chave do GK você geralmente trabalhará com ela em MIX, pois na posição GUITAR alguns efeito como - por exemplo o delay - também ficam inativos.

      Para habilitar a sua guitarra no patch, basta clicar em [EDIT] e logo na primeira aba aparecerão os TONES. Os que estão com o quadro vazio estão desativados. Utilize o dial para ativa-los. Chegou a testar com os patches citados?

      O começo da GR-55 é meio chatinho mesmo, são muitas opções e possibilidades, haha! Mas estamos aí para colaborar! = ]

      Excluir
  18. Rafael Tudo bom...preciso da sua ajuda...

    Rapaz, olha só, duas perguntas:

    1) Eu tenho uma RP-50 Digitec, uma ME-25 Boss, agora comprei a GR 55 Roland...

    Juntei a ME-25 Boss + a GR 55, Existe alguma forma de que quando eu estiver usando a ME-25 boss na distorção pesada, eu mudar a chave GK, e corta a disporcão da ME-25 boss e entrar a Teclado Piano...
    A ideia é fazer a base com Piano + Stryng na musica..quando entrar o Refrão meter a ME-25 boss disporção que eu curto... tem como fazer essa jogada ???


    E a 2º Pergunta:

    Quando eu junto as 3 pedaleiras no Set, a RP-50 Digitec, a ME-25 Boss, e a GR 55 Roland... o Som ex: Piano Stryngs sai ruim, parece que o sinal chega fraco na caixa, o som sai falhado, ai eu tipo tudo, e coloca só a GR 55, sai perfeito o som...que porra é essa..
    será que a GR 55 não esta aceitando a cadeia de set ??

    OBS: Os cabos são novos santo angelo, o volume das 3 pelaleiras estão no msm nivel de altura...tudo certinho.

    Eu acho que a cadeia esta errado né....eu coloquei assim:
    Guitarra Cort --> (GK IN-GR 55 Roland) + (ME-25 Boss) + (RP-50)- Caixa Meteoro. ai o sinal sai fraco e ruim..falhando falhando sem força.

    Desculpa pelo livro de pergunta hehe:
    Vlw T+

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae!

      Vamos lá:

      1) Já aproveitando sua observação, você pode utilizar o GUITAR OUT para utilizar com sua ME-25, só que aí seria interessante enviar as saídas da GR-55 direto para mesa ou outro amp. Pelo que entendi, você está utilizando apenas os PCM's da GR-55, correto? Se sim, em minha opinião, a configuração mencionada seria a que lhe traria mais benefícios sonoros. Com o GUITAR OUT você ainda tem a opção de utilizar as modelações de guitarra também (citei sobre as opções do GUITAR OUT no post acima do seu XD).

      Quanto a cortar a guitarra e ativar os PCM's, isso é facilmente configurado via ASSIGN ou direto no [MASTER]>PEDAL/GK CTL. Citei essas duas opções, pois, caso você utilize o GUITAR OUT, você pode criar um ASSIGN para que, ao mesmo tempo que você ative os PCM, você desative o GUITAR OUT, inclusive podendo escolher o SOURCE do mesmo. Você pode direcionar qualquer switch [SW] do GK ou da GR para tal função (verifique "Patch Setting"). A chave do GK você pouco utilizará com a GR-55, só se querer!

      2) Aí há uma briga de ganhos e impedâncias, provavelmente. Você adicionou pré sobre pré aí, então é aceitável e até esperado que aconteça isso. Você teria que verificar o gain/master/enfim (...) de cada pedaleira para tentar equilibrar isso, indiferente do MASTER VOLUME das três serem o mesmo (A ME-25 tem o Global EQ, não?!). Mesmo assim lhe indico utilizar a GUITAR OUT já que você curte os timbres de outra pedaleira, e, mais que isso, porque não procurar fazer novos timbres com a GR-55?

      Por fim, a ligação que citei:

      GUITARRA
      |
      GR-55 > AMP/PA (para os PCM's)
      |
      |> GUITAR OUT > ME-50 > AMP (para os timbres de guitarra)

      Agora eu que peço desculpas pelo livreto de resposta, hehe! Qualquer coisa, só postar!

      [ ]'s

      Excluir
  19. Boa Tarde Rafael,

    Resolví incursionar no mundo da guitarra midi, e Eu queria muito pedir ajuda para Vc sobre como ligar da melhor forma (visando obter o melhor som) os equipamentos seguintes que acabei de comprar:
    -Guitarra Parker Midi Mojo Fly (Saida Piezo, Saída Captador Normal, Saida Midi)
    -Pedaleira Roland VG-99
    -Pedaleira Roland GR-55
    -Controler Roland FC-300
    (o anterior para utilizar a saida midi da guitarra, ainda falta comprar o US-20 que ainda nao achei aqui no Brasil)
    -Preamp/Fx Processor Carvin TN-100 (para a saida da captacao 'normal')
    -Mixer (mesa) Behringer Xenyx 12 canais/fx (para a saída da captacao piezo acústica)
    A minha pergunta sería básicamente como ligar as pedaleiras midi para utlizar juntas ou separadas (imagino que envio a saida de cada para a mesa/mixer, certo?)
    Ai a saída da captacao normal do preamp carvin mando para a mesa tbm em stereo, né?
    Aí a saída do piezo envío igual para a mesa/mixer com algum efeito, ok?
    Agora, o que Vc me recomendaría?
    Estou pensando em comprar 2 caixas amplificadas de 12" tipo JBL e tal, porque nao preciso de amp com tudo esse trem aí com simulador de amps e tal, né?
    Será que daría certo, um par de caixas ativas para usar em stereo e aproveitar o melhor dos soms?
    Vc recomendaría que eu comprase (ainda, rsrs) um pedal ou preamp para a parte da sinal acustica do Piezo? Ou já na mesa de som fica ok?
    Bom, demaisadas perguntas, desculpe, mas estou meio que perdido...rsrs
    Abs!

    ResponderExcluir
  20. Eae, Rodolfo!

    E que incursão hein?!

    Com esse set, realmente é muito interessante você adquirir um US-20 (ou outro A/B Box 13PIN). Sabe, um A/B Box 13PIN Hand Made até é possível procurar fazer, via testes de referência de alimentação ou simplesmente redirecionando a pinagem (aqui, qualquer cabo multi-via e seu jack/plug poderia entrar na brincadeira), mas, pela falta de componentes no Brasil, seria necessário "sacrificar" um cabo 13PIN - para envia-los em direção a pedaleira e a guitarra - para tal teste. O jeito seria recorrer ao eBay ou loja gringa para adquirir jack e/ou plug 13PIN...

    Cara, sem um A/B 13PIN é limitado pensar em algo funcional (a não ser dois guitarristas com guitarras MIDI, haha!).Imaginado que você adquira o US-20, diríamos que uma saída vai para a GR-55 + TN-100 enquanto a outra vai para o VG-99+FC-300. Agora vamos aos "porquês":

    1 - Em relação a GR-55+TN-100, o TN-100 poderia ser ligado ao GUITAR OUT. Seria como a ligação que sugeri no comentário acima do seu (do Sirimu):

    GUITARRA
    |
    GR-55 > AMP/PA (para os PCM's)
    |
    |> GUITAR OUT > TN-100 > AMP (para os timbres de guitarra)

    Assim você utilizaria os timbres do Carvin para os sons de guitarra. Uma outra ideia seria utilizar um A/B BOX P10 (esse mais fácil de fazer ou encontrar) nos GUITAR OUT's em direção ao Carvin, para poder utiliza-lo em ambas pedaleiras.

    2 - Eu utilizaria a VG-99 com o FC-300 pelo simples fato da controlabilidade da mesma.

    Tanto na GR quanto na VG, você pode "retirar" o sinal da guitarra "direto", via GUITAR OUT. Logo, utilizando apenas o cabo 13PIN na Parker e seus controles, você já terá o suficiente para ter todas as possibilidades de timbres da guitarra (o blender desse sistema é algo timbristicamente muito interessante!). E ainda há os ASSIGNS, que são peças fundamental para várias combinações de ativação/desativação/alteração de parâmetros! Aproveitando a deixa para outra questão, através da pedaleira você já utiliza o sistema piezo sem alterações. Não se esqueça de configurar o seu modelo de piezo nas configurações da GR.

    Sobre onde ligar, como eu sempre cito, em minha opinião, a melhor maneira de utilizar o que uma pedaleira lhe oferece é a utiliza-la em linha (citei isso em comentários acima XD). Com a mesa e dois monitores Full Range para a ligação em linha, a sonoridade deve ficar maravilhosa, haha! Imagine aquele deslocamento de nuances! Vale muito o teste!

    Por fim, essas são as opções que pensei aqui... Ah! Aulas de sapateado talvez também serão necessárias, kkk! Briks!

    [ ]'s!

    ResponderExcluir
  21. Olá Rafa!
    Muito obrigado pela resposta, ajudou bastante..
    Vou entao fazer esse esquema ai, bem como procurar aulas de sapateado; kkkkkkkk....

    Abs!!!!!!!!

    Att. Rodolfo

    ResponderExcluir
  22. Rafael, Blzinha

    Cara...como eu faço pra tirar o sensitive dos Pianos, e dos outros instrumentos ???

    O Piano ta igual um teclado sensitivo psr 550 chato demais, horrivel...
    e fora os bugs que da quando vc da uma palhetada mais forte... para ate que vc errou a nota...
    e quando vc da um bend... tu da uma palhetada e joga o bend...e soa a nota 3 vezes...hahahaha ta uma merda das grande..

    Preciso tirar isso tudo que foi citado acima..tem como ???

    Vlw Mano..t+

    ResponderExcluir
  23. Eae, Kalvin!

    Não entendi bem sua pergunta, mas pelas suas citações, me parece que você não ativou o Chromatic, fazendo com que os TONE's fiquem como que com um Pitch Bender. É isso? Se for isso, para ativar o Chromatic - bem como o Legato - basta clicar [ENTER] sobre o PCM que já aparecerão tais parâmetros para serem alterados. Com o Chromatic ativo, esse "Pitch Bender" não aparecerá.

    Caso não seja isso, no link abaixo pode haver algo relacionado a sua questão:

    http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2011/10/dica-selecao-de-captadores-nas.html?showComment=1354750688372#c3865234471834767175

    Vê aê!

    [ ]'s!

    ResponderExcluir
  24. Rafael...

    como faz pra habilitar o wah wah no pedal de expressão ???
    Ja fui no Edit > master > pedal/clt ...nao consegui
    depois fui em system > pedal/clt...tbm nao consegui.

    quero fazer o wah wah, naturalmente no pedal de expressão..

    vlw

    ResponderExcluir
  25. Olá. Barboza!

    É o caminho que você fez. Após escolher o wah como MOD, basta endereçar os parâmetros e controles, sendo:

    [EDIT] > MASTER > PEDAL GK/CTL

    > EXP ON > EXP ON FUNCTION = MOD CONTROL (controlar o wah)

    > EXPSW > EXP SW FUNCTION = MOD SW (fica em OFF, pois, quando em ON, ativa MOD)

    É isso!

    ResponderExcluir
  26. Seria legal se vc criasse um espaço pra troca de informaçoes de onde comprar a gr-55 e quem quiser comprar ou vender também pudesse deixar seu recado.
    Eu to querendo comprar uma e a diferença de preços é muuuuito grande.
    Fica a sugestão.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poisé, eu já tentei algo no gênero, que foi a criação de um fórum. O criei com base nas estatísticas do Blog e dos vídeos sobre a GR-55 que upei no YouTube, mas o mesmo não obteve a adesão inicial que eu "estatisticamente" pensei que teria. A vantagem do fórum é que ele seria mais independente de uma forma geral, pois se basearia em várias fontes/users diferentes... e daria para abrir um espaço para uma "feirinha" como tópico. Um post sobre compra e venda no blog não seria viável, afinal o mesmo acaba sendo diretamente de minha responsabilidade, diferente da já citada maior independência de um fórum.

      Sobre valores, a maioria do pessoal que pagou um preço mais baixo na GR-55 aqui no Brasil pediu p'ra trazer de fora. Eu comprei aqui mesmo, tanto a GR+GK quanto outro GK.

      No mais, boa sorte na procura pela sua GR-55!

      [ ]'s!

      Excluir
  27. OLA BROTHERS SOU NOVATO GOSTARIA DE SABER COMO ATUALIZAR PASSO A PASSO TOCO COM UM GRUPO DE SAMBA E PAGODE E USO E CRIEI ALGUS PATCHS DE MODELO ORCHESTRAL E FLAUTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae!

      Cara, tem aqui nesse comentário:

      http://goo.gl/RMSn9

      Está curtindo a GR-55? Para o samba e pagode ela é uma mão na roda não? Pelos comentários do blog você encontra o Leandro Oliveira e o Johnnys, que, como você, utilizam a GR em grupos de samba/pagode.

      É isso!

      [ ]'s!

      Excluir
  28. Estou montando um set de pedais e gostaria de usa-los com a Gr55 mas ela nao tem send/return

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Fabiano!

      Então, você pode utilizar o GUITAR OUT, que é para esse fim, o plugando no inicio da cadeia de pedais, só que nesse caso você direcionaria a saída do set de pedais "independentes" das saídas da GR-55

      No GUITAR OUT você não terá amps, pedais, delays (nem wah!), apenas os timbres cleans e diretos da captação normal e/ou modelação. Repare que nem mesmo a alteração do OUTPUT SELECT afeta o GUITAR OUT. Sobre o que sai no GUITAR OUT, há a configuração para essa escolha, sendo as 3 opções Guitarra/Modelação/Guitarra+Modelação. O parâmetro citado , que é o SOURCE do GUITAR OUT se encontra em [EDIT] > SYSTEM > OTHER. Você pode também criar ASSIGN's para trabalhar com o SOURCE do GUITAR OUT.

      No caso da "necessidade" do return, para que tudo saia no L/R, alguns usuários fazem uma modificação interna na GR-55 para que isso seja possível com a captação normal (nada mais que dois J10 e quatro pontos de solda, creio eu), desviando o sinal do NORMAL PICKUP para o "loop DIY". Observe que nesse caso também seria necessário algo para fechar esse desvio quando não utilizados com um set externo, o que é algo fácil. Bom, eu nunca fiz isso, mas a lógica está aí! O que fazem é quase que como uma ligação [P10 GUITARRA > IN SET DE PEDAIS > OUT SET PEDAIS > IN GK], só que sem o GK "no meio". Já liguei algumas coisas direto no IN do GK, haha...

      É isso!

      [ ]'s!

      Excluir
  29. Amigo, muito bom mesmo! Valeu a dica. Parabéns pela iniciativa, seu blog é d+. Aprendi muito e sua atenção nas informações são top, conhece o que fala e precisamente. Obrigado!

    ResponderExcluir
  30. Amigo, com faço para determinar regiões nas cordas e no braço para cada voz de instrumento?
    Ex. corda solta até 7a. casa = piano, 8a. casa até 22a. guitarra solo, nas 5a. e 6a. cordas = contra-baixo até a 7a. casa, depois um kit de bateria. Tem jeito? rsrs Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae, Ronaldo!

      Você diz como nos AXON? Exemplos:

      http://www.youtube.com/watch?v=HsEQE2--4lY

      http://www.youtube.com/watch?v=SFU7oxw9t7M

      Nesse caso, não é possível, que eu saiba. Mas a divisão entre cordas na GR-55 é, bastando apenas trabalhar com o volume individual das cordas no PCM ou na modelação escolhida. Para isso, basta ir ao [EDIT], escolher o TONE (PCM's e modelação) que irá alterar - [ENTER] - e trabalhar com os STRING LEVEL's.

      É isso!

      [ ]'s!

      Excluir
    2. Sim, o Axon com o Ghost é fantástico http://www.youtube.com/watch?v=VbFIpRNnqSI, mas fui ver novamente o video de uma demonstraçao da Roland https://www.youtube.com/watch?v=75laD_COMlk e agora percebi que ele usa o pedal de expressao pra mudar o som. Achei que fosse mapeamento midi no braço.
      Minha briga agora ta sendo criar um sistema decente de ritmo, pois uso uma rc-300 (loop station) e nao queria usar bateria eletronica ou trilha pronta, mas sim criar o ritmo na hora. e pelas cordas nao tem precisao nenhuma, ideal seriam podesse batucar no corpo e sair o som de caixa e bumbo pelo menos rsrs. Aceito sugestoes :) Abs

      Excluir
  31. Esse vídeo do Gundy Keller é um dos que eu mais gosto em relação a demonstração de timbres! Sabe, a sugestão seria mesmo se adequar, haha! Inclusive, uma coisa que faz diferença na resposta do bumbo (E da 6ª corda) p'ra mim, é o local onde ataco a corda. Bom, vou tentando:

    http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2011/11/video-omb-power-trio.html

    http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2012/09/video-roland-gr-55-layers-loop-groove.html

    Em guitarra 7 cordas, na B grave eu ganho algumas peças extras, haha! Se bem me lembro, entre eles, outro bumbo e um "click"...

    Sobre essa de batucar no corpo e sair a bateria, olha isso:

    http://www.youtube.com/watch?v=PdAmB9xADcs

    Bom, acho que utilizar os kits de bateria da GR é mais fácil!

    Só para aproveitar o assunto, "Oye como va":

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=dd0y_u95e1M

    O RC-300 com a GR-55 lhe dão boas horas de diversão hein?! E provavelmente alguns momentos de "embaralhamento mental", kkk!!!

    [ ]'s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs legal o video do ipod, mas acho que é fake, pois ele bate sempre no mesmo lugar e faz caixa, bumbo, virada, prato rsrs. nao entendi direito nao rsrs. Eu to pesquisando umas percussoes eletronicas tipo samplepad, wavedrum e a pancadona handsonic da roland, que um pad tipo percussao com varios instrumentos, só que custa caro pra caramba rsrs. http://www.youtube.com/watch?v=M5qzqOnOUtc A idéia é nao usar laptops.
      Sim, a dupla gr55 e rc300 é fantastica, só não aprendi a ganhar dinheiro com ela ainda, mas vou conseguir kkk.

      Excluir
  32. fala cara,blz? gostaria de saber se a gr55 da pra usar sem o gk? se posso tocar com uma guitarra normal sem poder colocar o gk? e se os efeitos continuam os mesmos, porque eu estou numa duvida cruel, se pego o gr55 da roland ou uma boss gt100, mas quero saber da gr55 sobre esse fatores que falei, obrigado cara!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Carlinhos!

      Para usar sem o GK, só com uma modificação na GR-55 ou uma adaptação técnica (aka gambiarra), sendo que, sem o GK, será possível utilizar apenas efeitos "de guitarra". Dá uma lida nesse comentário:

      http://goo.gl/z0kbE

      Em relação a GT-100, é importante considerar alguns fatores que podem ser importantes p'ra você. Como exemplos, posso citar que a GR-55 não tem o harmonizer e o pedal bend (na verdade há o pedal bend, mas ele não atua na captação normal da guitarra), bem como não tem o FX Chain. Em contrapartida, o GT-100 não tem modelações, PCM's e não funciona como um controlador, para trabalhar com MIDI.

      Considerando os valores, já que a GT-100 tem um valor mais próximo da GR-55 sem o GK, se você está pensando em adquirir uma GR-55 sem o GK, não o faça. Logo, GR-55 só com GK, "a não ser que você já tenha um instrumento com o sistema 13PIN..."

      É isso!

      [ ]'s!

      Excluir
  33. muito obrigado pela dica Rafael,me ajudou bastante, ja estou seguro no que vou pegar, mais uma vez obrigado, abraços!!!

    ResponderExcluir
  34. E ai Rafael?... cara... sem saber vc já me ajudou muito com a GR... mas tem uma coisa que esta me quebrando a babeça e se pudesse me ajudar ficaria muito grato!!!!
    É sobre o Wah.... fiz o procedimento que vc ensinou em uma pergunta, mas não consegui... Uso um Guitar Out junto com o Output R com um adaptador pra ter a guitarra limpa natural... até ai tudo bem... mas eu gostaria de um Wah pra misturar com o Guitar out... entrando pelo Output R mesmo....Ahh se for com uma guitarra simulada tbm se não puder usar o Guitar Out tbm ficando limpinho ta bom demais ... nem isso eu consegui!!!! Abraço irmão e obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eaê, Eder!

      Ficou meio confuso isso, hehe! Você está utilizando as duas saídas ao mesmo tempo (R e GUITAR OUT), e as jogando em conjunto em um único ponto? Se bem entendi, você quer utilizar o wah da pedaleira, correto? Se é isso, via GUITAR OUT não haverá wah (há algumas citações nos comentários desse post mesmo. Da-lhe "ctrl+f" haha!). Se você está jogando as duas saídas no adaptador, quando com drive ou efeito, soma-se a guitarra limpa com a guitarra com efeitos. A utilização do GUITAR OUT com o wah se daria se essa saída fosse direcionada a um wah externo, indiferente de ser modelação de guitarra ou captação normal. Pelo que você citou, me parece que nesse uso nem é necessário o GUITAR OUT, pois o wah seria um MOD da pedaleira, e a guitarra limpa natural você consegue facilmente utilizando também os OUTPUT's L/R. Se possível, verifique - inclusive estruturalmente - se esses patches estão próximos de sua necessidade, pois os mesmos têm clean, drive e wah:

      - PATCH - Normal PU, WIN!

      http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2012/01/patch-normal-pu-win.html

      Gosto muito desse patch com uma modelação de Classic Strat.

      - PATCH - Violão e Guitarra com Wah

      http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2011/12/patch-violao-e-guitarra-com-wah.html

      Título auto-explicativo!

      É isso! E qualquer coisa, só postar!

      [ ]'s!

      Excluir
    2. Rafael... enviei uma postagem mas não esta aparecendo aqui , vou fazer mais ou menos a mesma pergunta
      .... tirei o Guitar Out e deixei só o Output R.... mas ligo o normal PU e nada... quando vou em SEN toca a guitarra limpa,,, mas só... acredito que aquela gambiarra estava me atrapalhando mesmo e que estou comendo bronha é certeza, mas vc tem ideia de onde... Help Brod!!!

      Excluir
    3. A postagem seria:

      "Então Rafael... tirei o Cabo do Guitar Out... mas ligo o NORMAL PU e não rola.... (cabo R Cubo)... quando abro o GK em Sen, rola... e pro meu desespero o som fica lindo, mas só... Os 3 patchs que vc me mandou são muito bacanas... vou usar todos, mas agora tenho que resolver isso... Help Brod!!!!"

      Nesse caso, ela foi para a minha caixa de e-mail. Acho que foi algo relativo ao usuário utilizado para o post (há post como Eder e post como Eder Cardoso).

      O patch "Normal PU, WIN!" funcionou normalmente, visto que ele utiliza a captação normal da guitarra? Nesse patch a sua guitarra deveria sair no OUTPUT L/R. Lembre-se também que, para captação normal, o GK deve estar em MIX ou em GUITAR (em GUITAR, delays, reverbs não são funcionais), pois no GK apenas o hexafônico é funcional. Ou seja, na maioria do tempo, MIX, haha! Os patches de fábrica 30-1/30-2/30-3 dos STYLES também estão configurados para trabalhar com os captadores normais.

      Em base, para NORMAL PU sair nos OUTPUT's basta apenas o P10 estar plugado na guitarra e no GK, o GK estar em MIX e o NORMAL PU estar setado em [EDIT]->TONE->NORMAL PICKUP. O SEN é a configuração do volume de cada corda de cada corda no sistema da GR-55. Essa resposta do SEN é do hexafônico e não da captação normal.

      Logo, a captação normal da sua guitarra "funcionou" no "PATCH - Normal PU, WIN!"? E nos patchs de fábrica 30-1/30-2/30-3. Se sim, o detalhe está no patch que você está editando/criando. Se não, pode ser algum detalhe dos citados acima.

      Vê aê!

      Excluir
    4. Resolvido.... Rafael... teu nível de conhecimento nesse equipamento e tua atenção com a galera é admiravel.... muito obrigado mesmo!!!

      Excluir
  35. Olá Rafael td blz? Aqui quem fala é o Laerso do Rio de Janeiro. Mano estou precisando de umas dicas sobre esse GR-55 . O GK-3 tem o Guitar - Mix e GK , quando coloco a regulagem para guitar não esta funcionando. Vc acha que é defeito ou existe alguma regulagem no GR para habilitar ? já futuquei tudo é não sai som da guitarra limpa quando coloco em guitar no GK-3..Desde já te agradeço...Abração teu blog esta show!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Laerso! Valeu!

      Sabe, antes de pensar em defeito, penso em regulagem, haha! Não sei se você é usuário recente da GR-55, mas isso é até que uma das dúvidas recorrentes. Logo, já chegou a verificar se o NORMAL PICKUP está setado no patch que está testando? Não sei se você já chegou a ler isso nos comentários, mas segue um ctrl+c/ctrl+v (http://goo.gl/ERsMM) aí:

      "Um teste legal de se fazer para verificar a configuração do patch, seria testar os patchs de fábrica para NORMAL PICKUP, sendo eles os 30-1/30-2/30-3 dos STYLES. Esses pacthes de fábrica estão configurados para trabalhar com os captadores normais, sendo que, no GK, a guitarra será funcional no GUITAR e no MIX. Seria um bom teste inicial!"

      O patch "NORMAL PU, WIN!" também trabalha com os timbres da captação normal, logo também é válido para o teste acima:

      http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2012/01/patch-normal-pu-win.html

      Vê se é isso, e, qualquer coisa, só postar!

      [ ]'s!

      Excluir
  36. Boa tarde,


    pessoal comprei minha GR55 Roland
    porem não consigo gravar o trimbre que preciso nos pedais,

    alguem poderia me ajudar a gravr os trimbres no pedais tipo

    1° SAX

    2° FLAUTA

    3° PIANO

    Ficarei grato se alguem me ajudar

    meu e-mail é evandronotee@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Evandro!

      Você está querendo um patch com timbres ou saber como o fazer? Se a dúvida for sobre o processo para salvar os patches, dá uma lida aqui:

      http://goo.gl/avITK

      Se for em relação ao timbres, talvez esse patch lhe interesse:

      http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2011/10/patch-4pcm-mod.html

      No post há algumas citações de como o mesmo foi estruturado.

      É isso?

      [ ]'s!

      Excluir
  37. Galera estou com uma dúvida. Eu tinha um Amp Zt Lunchbox e ligava a GR-55 direto no input. Agora peguei um Bugera V22 e só testei ele com a guitar, sem pedal algum, e curti muito o som do clean dele e o drive tb achei bacana. Normalmente eu só uso o som da GR. Ou seja, não uso o som do captador da guitar. Quero utilizar o Clean e o drive do amp, mas preciso dos synths para simular tanto o som da guitar, quanto modulação e qq outro som sintetizado, mas influenciando o mínimo possível no som do amp. O que vcs me aconselham? Ligo ela direto do input do amp? Qual o esquema para ligá-la em Loop? No Return do Amp? Alguém me dá uma luz, por favor rsrsrs..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Eduardo!

      Então, menor influência você teria, teoricamente, via return do amp, utilizando apenas o power do mesmo, mas nesse caso você anularia o uso das EQ's e drive do Bugera. Logo, a sua ligação teria que ser via INPUT do amp.

      Como você utiliza o wah, bem como outros efeitos (vi no vídeo da Kebek, hehe!), a utilização do GUITAR OUT também estaria fora de cogitação, pois a utilizando você não teria tais efeitos, apenas o timbre clean da guitarra e/ou modelações.

      Uma coisa interessante de se fazer é dividir o sinal em L e R, sendo assim possível direcionar o timbre de guitarra (bem como seus efeitos) para o amp e os timbres PCM para uma mesa ou outro amp. Poisé, seria necessário uma segunda "fonte sonora", mas ao menos assim você teria - além de individualidade na controlabilidade dos TONE's - os timbres do Bugera que deseja utilizar. O processo a que me refiro é em base esse:

      http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2012/12/dica-direcionando-sinais-no-lr-gtrpcm.html

      Só com um sinal MONO indo para o INPUT do amp, com os timbres PCM e de guitarra, o negócio é tentar compensar as equalizações nos parâmetros dos TONE's e demais direto na pedaleira...

      [ 's!

      Excluir
    2. Vlw Rafael.. Acho que o jeito vai ser recorrer ao input do amp msm.. Pelo menos até eu ter tempo($$$) rs para comprar outro ampli. Tinha pensado nessa hipótese do L e R msm, mas achei que pudesse encontrar uma outra solução... Bom, por eqto vai assim msm e eu suo a tanga pra timbrar pela pedaleira msm rsrs... Só mais um dúvida!?

      Ligando ela no input do amp, se eu desligar os efeitos de modulações, eq, etc.. e deixar somente a simulação da guitar, o som que vai sair do amp é como se a guitar tivesse plugada direto nele certo? Pelo que entendi, o que complica é usar modulações quando estiver usando o drive do Bugera tcherto? rs.. Vlw...

      Excluir
    3. OK!

      Então, você pode deixar desligada a simulação de amps apenas, para que dessa maneira você possa utilizar os efeitos da pedaleira, se portando como pedais mesmo, lembrando-se de verificar/testar os settings do OUTPUT da GR-55 - [EDIT]>[SYSTEM]>OUTPUT SELECT - para buscar um resultado que lhe agrade mais (já testei assim, até para não ter um pré+pré e ter um delayzinho, kkk!).

      Via GUITAR OUT é que você teria uma resposta mais "direta" das modelações de guitarra, mas, via OUTPUT, sem uma simulação de amp, os resultados tendem a ser equivalentes.

      Testaê sem modelação de amp, mas com os efeitos que utiliza normalmente. Você poderia até timbrar no EQ no final do STRUCTURE, como um EQ GLOBAL, mas aí todos os TONE's seriam alterados por ela, logo, como citou o jeito é "suar a tanga pra timbrar pela pedaleira mesmo"! Mas vai que o resultado chega mais rápido e melhor que o esperado?! Uma equalização direto no TONE em questão e seus parâmetros, IMO, é menos invasivo ao timbre final, ainda mais quando os timbres e o patch já estão, em partes, pré-definido, pois é uma alteração mais individualizada.

      []'s!

      Excluir
    4. Bom, após suar a tanga como eu disse rs, e arrumar uma dor na lombar de tanto fuçar na criança vamos às minhas impressões:

      Configurei a guitar como Strato 2 (não lembro exatamente o nome, mas é a segunda opção de Strato), e o output que mais chegou perto do som original do ampli foi o Jack Return. O timbre ficou beeem parecido, tanto o Clean como o Drive.. Um Clean muito gostoso e encorpado, sem efeito algum, somente o reverb do próprio ampli.

      Configurei os Patchs da seguinte forma. Cada patch tem algum efeito que uso (tremolo, delay, phaser, chorus, etc..) configurado para ser acionado com o CTL, e algum outro para ser usado com o pedal de expressão...

      Aí para dar um ganho para solar o que eu fiz!?
      No patch 2 de cada banco, eu fiz uma cópia do patch 1 porém com o volume do patch mais alto. Aí que aconteceu algo bem estranho. Quando eu piso no patch 2 (mesmo ele estando com o volume bem mais alto, em 150 contra 100 do patch 1) no drive, o volume continua igual.

      Ex. No patch 2 com volume 150 no clean do amp, o som sai bem mais alto que o patch 1 no 100, porém no canal drive, os dois patchs se equivalem. Alguém sabe pq isso?

      Eu fiz o teste. No Clean, do 0 até o 200, o volume continua aumentando, mas no drive, ele aumenta somente até o 100, depois para de aumentar, mesmo indo até o 200 :/
      O que pensei em fazer, foi deixar o patch 1 no 60 ou 70, e o patch 2 em 90 ou 100 pra conseguir esse boost... Ou alguém tem alguma outra sugestão?

      Mas fiquei feliz em conseguir "casar" os dois equips...

      Abs...

      Excluir
  38. OLA! ALGUNS PATCHS TEM O VOLUME MUITO ALTO...COMO BAIXAR, OU DEIXAR TODOS OS EFEITOS NO MESMO NIVEL?? TEM COMO ME INFORMAR? ESTOU A UMA SEMANA COM A MAQUINA E MEU MANUAL ESTÁ EN INGLES..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ademir, você tem o patch volume individual na GR-55. Basta ir até o parâmetro com os direcionais do dial, e baixa-los com o dial. Apertando [EDIT], você já encontra o patch volume, ele fica sobre os outros parâmetros.

      Aqui no blog tem o link do manual PT-BR da GR-55 para baixar. Aqui: http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2012/03/utilidade-publica-utilidades-da-gr-55.html

      Baixa lá!

      [ ]'s!

      Excluir
  39. Rafael... fiz os passos acima.. e realmente reduzi o volume de 100 para 40 por exemplo.. mas quando troco de patch e retorno aquele que fiz a redução.. nao está mais reduzido.. nao tem como ir salvando a regulagem?

    ResponderExcluir
  40. Nossa.. simpes assim... vou tentar obrigado... valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha! Poisé! Uma boa leitura também é o "Guia Rápido da Roland GR-55 ", também disponível no link que te passei.

      [ ]'s!

      Excluir
  41. Rapaz, desculpe-me.. mas nao tive tempo de ler.. vou baixar e le-lo.
    hoje, eu acordei as 05:30 pra poder brincar com a gr-55. fiquei baixando o volume de um montao de patchs ai quando voltei vi que tinha perdido tudo.. como estou no computador direto achei mais facil
    consulta-lo.. hahah. voce presta um grande serviço aos usuários, vou pedir para a roland mandar um bom salário pra vc.. heheh

    ResponderExcluir
  42. Rafael, mais uma pergunta...no USER é possivel excluir patches????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Apenas no USER os patches são editáveis, tanto que os patches que você edita nos STYLE's são salvos no USER. Lembra do clique duplo no [WRITE] citado anteriormente? Então, o primeiro clique abre opção para três funções:

      - WRITE - Gravar
      - EXCHANGE - Trocar de posição
      - INITIALIZE - Iniciar o patch (algo como zera-lo)

      No segundo clique é que ele grava de fato. Logo, o INITIALIZE zera o patch. Já se você quiser tira-lo de lá para colocar outro patch, basta dar o primeiro clique no patch, correr com o dial até o patch e bank que escolheu e dar o segundo clique. O GR-55 Librarian é uma boa para colocar os patches em ordem!

      Ah, e sobre a Roland, seria uma ótima, haha! Por enquanto só ganhei a bag, kkkk!

      Vlw!

      Excluir
  43. olá Rafael tudo certo?? tem algum jeito de utilizar o gr 55 com uma guitarra de 7 cordas? estou pesquisando a algum tempo e não encontrei nada sobre o assunto. será q um sistema piezo graphtech funciona??? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Ronaldo!

      Então, eu já fiz as minhas "adaptações técnicas":

      http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2012/09/diversos-gk-na-7-cordas-single-cobaia.html

      Sempre teremos funcionalidade do captador em 6 cordas, até que a Roland lance um captador heptafônico, e por conseguinte, um cabo 14 pinos! Mesmo com o Graph Tech (e MIDI Hexpander, evidentemente), a funcionalidade ainda seria em 6 cordas.

      Sabe, pensando na adaptação que fiz, eu preferiria adquirir um captador stack e desmonta-lo ao invés de adquirir Piezo+MIDI Hexpander, devido ao custo mais elevado. Teorizando, a vantagem é que com o piezo, através de uma chavinha ala dip-switch, provavelmente seria possível escolher a corda que o hexafônico se tornara funcional, bem como uma espécie de troca de piezos.

      Nas 7 cordas, de fato, não tem como (por enquanto, espero!). Já 7 cordas, utilizando 6, como você provavelmente já o faz... normal. Há vários users que o utilizam com 7 cordas, efetivando o uso das modelações e PCM's da GR-55 em 6 cordas mesmo.

      É isso!

      [ ]'s!

      Excluir
  44. Olá Rafael, td bem?
    Será que vc poderia me ajudar? Tenho uma GR-30 e gostaria de utiliza-la com o Ableton Live para controlar loops via midi. É possível? O que tenho que fazer?
    Obrigado,
    Júlio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Júlio!

      Poxa, cara, não utilizo esse sistema (samples, disparos, Ableton), apesar de ter um amigo que o faz, utilizando um Launchpad. Ao menos na GR-55 sei que consigo direcionar os controles (MIDI Trigger) e switches do GK para determinadas funções na DAW. Esse é um ponto da GR-55 que não utilizo com frequência.

      Onde você talvez possa encontrar essa resposta é no VGuitarForums - http://www.vguitarforums.com/smf/index.php - pois lá há uma grande quantidade de users de todo tipo de synths (tal como sua GR-30), plataformas e programas. Vale uma pesquisada por lá!

      Em tempo, muito bom o Duo 12 Cordas, hein?!

      [ ]'s!

      Excluir
  45. Boa tarde

    Rafael,

    Estou querendo comprar um ampli Mustang 3 da fender será que ele soa bem na gr 55

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eaê, Genésio!

      Então, desde que comecei a utilizar pedaleiras, sempre as utilizei via return, ou direto em linha, inclusive induzi muitos conhecidos meus a utilizar dessa maneira, haha! A minha preferência sempre foi essa.

      Você pensa em utilizar o Mustang via GUITAR OUT para utilizar os efeitos do amp, tudo direto no input dele ou utilizar apenas o power via return?

      Dependendo da maneira que você irá utilizar a pedaleira, não valeria mais a pena um amp Full Range, visto que você utilizaria também com a GR-55 sons sintetizados?

      Não sei se te ajudarei muito citando isso mas o mais interessante ao se fazer mesmo é testar o amp com a pedaleira e setar as possibilidades do output dela e ver qual te agrada - e se te agrada - mais. Por referencia. a minha em relação a soma BOSS+Fender, tanto no IN quanto no return são boas, mas nada como poder testar.

      [ ]'s!

      Excluir
  46. olá ,quero comprar uma pedaleira gr 55, mas preciso saber?é possivel usar a saida midi 5 pinos para usar o gr como controlador em uma daw, ?sou mais ou menos leigo,mas no caso é : posso colocar um efeito ou som virtual no pc e fazer o gk utilizar esse som através do mid 5 pinos out do gr ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Antonio!

      Você pode utilizar a GR-55 como controlador de instrumentos virtuais via USB mesmo, só não esquecer de setar esse "pequeno detalhe" ( http://goo.gl/YcHCh ) na pedaleira! O 5PIN pode ser utilizado com aparelhos externos, tais como foot controllers e sintetizadores.

      [ ]'s!

      Excluir
    2. vl,obrigado pela explicação do link

      Excluir
    3. OK! Logo, você fará o que quer via USB (o cabo USB que a GR-55 utiliza é tipo aqueles de impressora).

      Excluir
  47. Rafael é possível usar um mod overdrive junto com wah wah?
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae!

      Nesse caso, com dois MOD, não. O jeito mesmo é recorrer as simulações de amp, como procurei fazer aqui:

      http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2012/01/patch-normal-pu-win.html

      [ ]'s!

      Excluir
  48. Ola Rafael.

    ...posso usar um teclado controlador na entrada midi da gr 55,para controlar os efeitos,fazendo da gr 55 um modulo,se houver possibilidade,qual o controlador(teclado)indicado para nao ter falha,deis do mais simples ao mais sofisticado? Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Então, não é possível utilizar a GR-55 como um módulo gerador de som para um controlador externo. Ela pode sim ser utilizada como o/um controlador.

      [ ]'s!

      Excluir
    2. Ok,obrigado pelo exclarecimento.

      Mas posso usar um teclado sintth comum pelas entradas midi da gr 55,para usar os timbres e efeitos da mesma?

      valeu.

      Excluir
    3. A GR-55 não funciona como módulo para um teclado controlador. Os timbres PCM da GR-55 são funcionais via 13PIN, via captação hexafônica. O que você citou (usar um teclado synth comum pelas entradas MIDI da GR-55,para usar os timbres e efeitos da mesma) não será funcional.

      [ ]'s!

      Excluir
  49. E ai rafael blz?
    Cara tem jeito dos efeitos od/ds delay, chorus e por ai vai, sairem junto com as simulaçoes de guitarras pelo guitar out? Se nao, qual a melhor maneira de ter timbres de modeling+efects saindo no amp?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae, Eduardo!

      Cara, pelo GUITAR OUT só as modelações e NORMAL PU mesmos, sem efeitos, ambiência ou simulações. Agora, na minha opinião, a melhor maneira de aproveitar o que as pedaleiras lhe tem a oferecer é as lingando em linha, nesse caso, no return do amp, não esquecendo de setar isso na GR-55. Essa acaba sendo também a maneira mais fácil de timbrar, pois você independe do pré do amp, utilizando apenas o power do mesmo. Por analogia, seria como ligar direto na mesa. Pelo fato de, com a GR-55, utilizarmos em conjunto timbres "de teclado", essa acaba sendo também a opção mais interessante.

      Bom, eu prefiro e recomendo assim (no return, com o output configurado em LINE/PHONES), mas nada lhe impede de testar as opções de configuração de OUTPUT disponíveis na GR-55 no input do amp, o que lhe dará sonoridades distintas.

      Testaê!

      [ ]'s!

      Excluir
    2. Entendi. Pq é o seguinte, tenho alem da GR uma GT 100, e na minha opniao a GR daria conta dos meus timbres sozinha. O que eu quero fazer, comprar um bom valvulado com bons overdrive's e plugar o guitar out no in do amp, e usar os fx, delay e tals da GR, e overdrive's do amp, ate pq as simulaçoes de guita delas sao animais, ou os efeito no normal pv. E deixar o l/mono pra pcm's e violoes plugado na mesa...
      Mas vlw pela dica man!
      Abraço

      Excluir
  50. OLÁ RAFAEL, TE MANDEI UMA SOLICITAÇÃO DE AJUDA E NÃO A VÍ AQUI NO POST.
    É O SEGUINTE: MEU CAPTADOR GK-3 NÃO ESTÁ EMITINDO SOM EM UMA DAS CORDAS, QUE É A CORDA SOL, OU SEJA A 3ª CORDA, JÁ TENTEI DE TUDO, O SUPORTE DA ROLAND SÓ ME MANDOU UMA PÁGINA DO MANUAL E NADA, VOCÊ PODE ME AJUDAR? O QUE FAÇO? JÁ TEM 15 DIAS QUE COMPREI A GR-55 E AINDA NÃO CONSEGUI USÁ-LA, ESTOU UM TANTO QUANTO DESANIMADO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Eu respondi no seu post! É que, como você postou como anônimo, não foi direcionado a seu e-mail a postagem. No mais, segue aqui:

      http://goo.gl/idFO9l

      Lê lá!

      Excluir
  51. Rafael, parabéns pelo blog!
    Me responde:posso usar o gr55 apenas como controlador?Gostaria de usar os timbres do lógic pro,não quero usar gr55 como pedaleira, e se no caso existe outra maneira de usar os timbres do lógic, pela minha guitarra?outro parelho...
    Obrigado
    Abx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!

      Agora, respondendo, você pode usar a GR-55 sim apenas como controlador. Além da GR-55, a Roland tem o GI-20, que também trabalha em conjunto com o captador Hexafônico. A Axon - http://www.axon-technologies.net/ - também dispõe do AX100 e do AX50. Mais que isso, a Fishman a pouco tempo lançou o Tripleplay - http://www.fishman.com/tripleplay - que é o que você aparentemente procura, e, ainda mais, é um sistema wireless! Aqui, Tripleplay+Logic:

      https://www.youtube.com/watch?v=_MjDm9zrg7Y

      É isso!

      [ ]'s!

      Excluir
  52. acho que fiz uma pergunta no lugar errado... mas vou repeti-la.. é possivel reduzir o tempo de vibraçao de uma nota (flauta por exemplo). voce toca e ela fica reproduzindo o som até voce tirar o dedo da corda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ademir! Sem problemas comentar em outro post!

      Então, esse tempo de vibração é você provavelmente consegue diminuir com aqueles "parâmetros de tecladista" (sic) no próprio PCM, porém você pode também trabalhar com volumes, dependendo do seu tipo de uso, sua necessidade para tal timbre. Até o HOLD, dependendo da configuração, funcionaria como um corte do TONE. Mais interessante seria saber em que circunstância você utilizaria tal corte, para que assim você encontre uma maneira que se adeque mais facilmente a necessidade.

      É isso! Vê aê!

      Excluir
  53. RAFA .. na config. do gk set, em Vel, qual a melhor escolha para a regulagem de
    velocity dynamics, play fell e low velocity cut? ou nao existe isso? Obrigado Fera!
    os problemas com ruidos em piano continua sem solução..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae! A questão dessas configurações é algo muito individual, pois depende desde o playing a regulagem do instrumento, altura do GK, enfim (se bem me lembro nos comentários anteriores, você já tinha atentado a questões de regulagem, não?!),é a soma de fatores que acaba definindo a resposta dos PCM's. Falando diretamente na configuração do GK, os valores que utilizo são os padrão de fábrica, sendo que nunca os alterei. As vezes altero o ATK do PCM para +1 (tente isso no piano!), o que funciona para mim. Certa vez fiz um teste com configurações do GK, inclusive com um GK no violão:

      http://goo.gl/TkGYjV

      Porém, vale salientar, não há uma regulagem dita "padrão".

      Ah, talvez algumas coisas eu já tenha lhe comentado - ou comentado em algum post - logo, de antemão, desculpas pela repetição (é que há mais de 400 comentários no blog, haha!).

      É isso, por enquanto!

      [ ]'s!

      Excluir
  54. Ola Rafael parabens pelo blog ja aprendi muita muita coisa mesmo (mais que o manual rsrs)
    To com 2 duvidas. Nos meus Patchs nao estou conseguindo colocar só o som do contrabaixo no modo bass do GK. o que sera que ta errado?
    Outra duvida é ; estou usando o STRUTURE 1 do gr, mas ai a pergunta, nos EFFECTS aonde ta EQ é o equalizador geral do patch ou é do NORMAL PICKUP? obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Gustavo! O manual tem muitas coisas nas entrelinhas, haha! Inclusive vez-ou-outra "descubro" outras coisas na pedaleira!

      Então, essa chavinha vai basicamente mutar o NORMAL PICKUP quando em GK e desativar alguns efeitos quando em BASS (ou GUITAR, no meu caso). Fora isso, os TONES (PCM e modelação) estarão lá. O meu GK fica basicamente no MIX, pois os SW da GR - por vezes somados a ASSIGN's - acabam sendo mais funcionais.

      Sobre o EQ, esse é o EQ do final da cadeia de sinais. O EQ do timbre você terá no MOD, na aba EFFECT. Ainda sobre o STRUCTURE, você mudar os blocos - AMP/MOD/MFX/BYPASS- de cada TONE, porém sempre tendo aquele EQ como bloco final.

      Vê aê!

      Excluir
  55. Ok sobre os EQ entendi perfeitamente, estava configurando errado e não tava tendo qualidade nos timbres...hehe
    Mas ainda estou com duvida no modo Normal Pickup.
    Vou dar um exemplo; no banco 01-1 USER quero usar seguintes parametros (BASS no NORMAL PICKUP) (BASS+FLAUTA) (FLAUTA)Só pelos modos do GK não conseguiria fazer isso? Teria que fazer pelos ASSING's para ter esse resultado.
    Se for pelos assing's qual seria o parametro que vc usaria. obrigado novamente e desculpe alguma coisa aê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OK! E não tem que se desculpar por nada, pois não há motivos para isso! Eu quer penso muito e complico, kkk!

      Gustavo, o GK aparentemente é uma chave "física", então ela não vai interagir com a programação da GR. Nessas condições, o que você conseguiria é retirar o som do NORMAL PICKUP quando em GK. Sendo assim, o próprio CROSS FADER já te daria essas três opções, pois você tem os dois timbres juntos na posição intermediaria, além de os ter separados quando fechado/aberto, sendo que você pode controlar os timbres pelo EXP bem como pelo GK VOL (quando em Patch Settings).

      Com os ASSIGN's você conseguirá ter o mesmo resultado, porém com a vantagem de ter um range menor de atuação de cada timbre e um range maior da MIX entre eles, o que facilitaria a questão de controle sobre os mesmos, sendo que nesse caso seria necessário trabalhar com os TONE LEVEL utilizando o controle em MOMENT, e com range de atuação (ACT RANGE's) menor do controle. Seriam dois ASSIGN's, pois seria um para PCM e outro para NORMAL PU, e, para tal resultado, os ACT RANGE e o TARGET (volume do TONE no patch) precisariam ter valores inversos.

      É isso! Qualquer coisa, só voltar a postar!


      Excluir
  56. como faço para reduzir o tempo de vibraçao de uma nota ..tipo fad out

    ResponderExcluir
  57. Ola rafael...desculpe-me por nao ter me identificado, te saudado como se vc fosse obrigado a responder as perguntas.. ainda nao resolvi este problema do tempo de vibração do pcm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OK, Ademir! O reconhecimento já é uma ótima coisa! Sabe, das pessoas que postaram com essa "colocação", você foi a única que reconheceu e, mais que isso, se retratou. Obrigado!

      Sobre o "fade out", no comentário logo acima do seu - em resposta ao Gustavo Aprigio - há citações de como e onde pode-se fazer o fade, nesse caso utilizando o parâmetro CROSS FADER, bem como cito a opção com os ASSIGN's. Vê aê!

      [ ]'s!

      Excluir
  58. ola Dom Rafael tudo bem?
    Tenho uma mE signature do Tagima, porem o gk3 da roland não cabe entre a ponte e o captador da guitarra e vendo a mesma com o Marcinho eiras tem o gk3 instalado..fica a duvida de como instalar...
    sera Q não vai danificar a guitar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Estamos indo, haha!

      Poisé, mesmo com a moldura do captador, na guitarra do Marcinho Eiras o GK ainda fica no local citado, e aparentemente ele não chegou nem a gastar a moldura (em referência a fotos e vídeos, que não foram muito elucidativos, diga-se de passagem, hehe), Talvez ele possa ter colocado o hexafônico antes da ponte, para que o mesmo fique "por baixo" dos pivôs. Mais fácil e provável que isso, o que pode ter sido feito é ele ter retirado o captador com a moldura (os quatro parafusos das extremidades), colocado o GK e, após isso, recolocado o captador com a moldura, dando uma forçadinha. Repare nessa foto da ME, há dois furos na madeira, que provavelmente são os parafusos do GK:

      http://www.tagima.com.br/img/produtos/guitarra/ME1.jpg

      Essa é a Tagima do próprio Marcinho, e pelo espaço ali, talvez ele tenha feito algo similar ao que citei, Como ele tem contato direto com a fábrica, pode-se considerar que talvez o captador possa ter sido colocado um pouco mais a frente na confecção da guitarra.

      Na minha guitarra com humbucker, o que eu fiz foi retirar a moldura - http://goo.gl/LXCXs1 - até porque acho mais legal assim (!), porém, há quem faça uma moldura com espaço para o GK - http://goo.gl/bRKPS4 - tendo assim um interessante resultado final ( http://goo.gl/QVCx0F ).

      Sabe, em relação a danificar a guitarra, o máximo que você talvez danificaria seria a moldura do captador, algo facilmente encontrado. Fora isso, a instalação do GK não é algo que seja tão invasiva a integridade do instrumento... só muda a estética!

      Pois bem, a princípio é isso! E, qualquer coisa, só postar!

      [ ]'s!

      Excluir
  59. Valeu Rafa..
    hoje mesmo fui na Fusion Luthieria do Luthier Erlon Alves e ele fez justamente isso Q vc comentou..tirou a muldura dos captadores da me 1 e colocou no espaço Q não cabia gk3...ficou do jeito dessa imagem Q vc postou...http://goo.gl/LXCXs1 ......a minha ficou assim no link a seguir...https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/t1.0-9/1908314_10202068228809344_364170789000805500_n.jpg...eu tinha entrado em contato com o Marcinho Eiras, e ele disse-me para ir num luthier autorizado da tagima, e ele disse também, quando quer fazer alguns ajustes em seus instrumentos, recorre a um luthier autorizado ....mas essa de colocar uma moldura especifica no gk3 é inusitado...fica parecendo uma guitarra vazia...
    obrigado por ter a gentiliza de dar boas explicações
    felicidades a vc...

    Excluir

    ResponderExcluir
  60. Fala Rafael,
    Cara, teu blogdsobre a GR55 édemais! Parabéns. Comprei uma há um mês e achei fantástica na versatilidade. No entanto, estou tendo problemas com o lag (mute) quando mudo os patches nos pedais (1,2 e 3). O mesmo acontece no looper, ficando um espaço (mute) bemno final do loop gravado, o que o torna inútil. É assim mesmo ou eu tenho como ajustar estes detalhes? Obrigado pela atenção, JF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, JF! E obrigado!

      Pois bem, sobre esses mutes na utilização da pedaleira, primeiramente referente a mudança de patches, uma maneira que fazer com que isso não aconteça (pois ainda - ? - não há um ajuste do [SYSTEM] para isso) é utilizar - por exemplo - os ASSIGN's para as mudanças de timbres e parâmetros. Aqui no blog há um post com esse exemplo, inclusive com vídeo-tutorial:

      http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2013/10/video-tutorial-assigns-e-guitarras.html

      Apesar do exemplo no vídeo-tutorial ser com "timbres de guitarra", os mesmos podem servir como referência para outros parâmetros e timbres.

      Quanto ao mute no loop, creio que isso seja uma questão de costume e prática mesmo, sendo que cito isso com base na minha utilização da função, OK?!

      Em base, é isso! E, qualquer coisa, só postar!

      [ ]'s!

      Excluir
    2. Rafael, muito obrigado pela resposta e pela atenção. É difícil ver alguém hoje em dia disposto a ajudar sem exigir nada em troca. Vc tem razão em relação ao loop. Tem que pegar a manha e já melhorei bastante no uso dele. Quanto à sua dica dos assign, achei fantástica. No entanto, não consegui alterar a simulação de amp com o assign, de forma que pudesse usar 2 amps no mesmo patch. Só consegui mudar o gain,mas não fica muito legal na maioria dos amps. Gosto muito mais da distorção dos amps do que dos pedais da GR55. Um abração,
      JF

      Excluir
    3. OK, JF!

      Sobre a troca de amps para a utilização dos drives dos mesmos, o que faço e utilizar a modelação de amps do MFX também. Aqui nesse post exemplifico tal uso:

      http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2012/01/patch-normal-pu-win.html

      Como vantagens nesse uso, podemos ainda utilizar o wah, que, assim como os pedais, é classificado como MOD,

      Pois bem, é uma opção! Vê lá!

      [ ]'s!

      Excluir
  61. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  62. Olá amigo tudo bem ?? gostaria de tirar uma duvida...eu tinha a gr 33 e usava ela com um violao godin na mesma saida output saia o som do violão normal e o som do pedal juntos agora estou com a GR55 e agora quando abaixo o volume do midi some o som do violão normal...é possivel sair o som dos dois como na GR33??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alisson!

      Na GR-55, GK VOL (Synth VOL do Godin) está originalmente configurado no [SYSTEM] para controlar o volume do patch, sendo que, ele fechado, o patch será zerado. Para você alterar tal configuração, você poderá utilizar o "Patch Settings" e configurar o seu Synth VOL para os sons PCM "da GR" e o volume do violão normalmente. É isso!

      [ ]'s!

      Excluir
  63. ola rafael tudo bem? cara gostaria de saber como faço pra escrever uma partitura com a GR rs caso vc ja tenha feito um tutorial explicando esse assunto me desculpa por que ainda nao achei rs valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae! Estamos indo!!!

      O ponto inicial para habilitar a escrita MIDI é, como está no fim da postagem, alterar o parâmetro, que se encontra em [EDIT] > SYSTEM > MIDI / USB > GTR-MIDI. Aqui a imagem na GR-55:

      http://goo.gl/u3NFF8

      Logo, SWITCH ON. O ponto abaixo do SW - MODE - é em relação ao envio de sinal, sendo que o POLY será a condição - evidentemente - polifônica.

      Em relação ao programa em si, eu utilizo o Finale, então talvez não seja o mesmo que você utiliza (relacionando a um tutorial), mas, basicamente, basta apenas setar a GR-55 como controlador MIDI no editor de partituras. O Finale tem o HyperScribe (toca e escreve em tempo real), mas é uma função difícil de trabalhar!

      Diríamos que perdi mais tempo - no início - para "descobrir" como habilitar isso (que é algo beeeem simples, hehe) do que setando a pedaleira no editor de partituras, pois o procedimento é meio padrão para qualquer controlador/editor!

      Vê aê, e, qualquer coisa, só postar!!!

      [ ]'s!

      Excluir
  64. Fala Rafael,
    Cara, comprei uma Gibson Les Paul e estou doido para usar os efeitos de GT-100 da GT55 nela e não tenho coragem de colocar o GK. Como faço para usá-la sem o cabo hexafônico. Vi no YouTube que um cara instalou uma parada na GT55, mas não tenho coragem de fazer uma gambiarra desta numa pedaleira tão cara e massa. Tem alguma dica? Li o que vc escreveu lá no início mas não entendi como fazer. Abraço, JF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae, JF!

      Sobre utilizar o GK na LP, aquele suporte que vem com ele é para utilizar com pontes tailpiece, não sendo tão invasivo ao instrumento.... o problema é fechar o case depois, hehe!!!

      Sobre alteração ou adaptação - esse "lá no início" é relativo a esse post né? - já chegou a ler esse post (e seus comentários)?

      http://goo.gl/zLARLf

      Tanto um cabo adaptado quanto simples alteração do circuito tendem a ser funcionais. Um buffer também é algo recomendado.

      Vê lá!

      [ ]'s!

      Excluir
  65. Bom dia Rafael, parabéns pelo blog! Muito util, olha só, estou me deparando com um questão aqui. Quando no modo edit, eu adiciono um segundo PCM ou uma modelação (MODEL), apos salvar o patch todos os parametros são salvos corretamente, porém os segundos patchs/models não permanecem selecionados (aquele primeiro quadradinho à esquerda). sabe como resolver isso?
    Obrigado e bons sons!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Clóvis! E obrigado!

      Por vezes isso acontece devido ao set inicial configurado no patch, sabe, detalhes dos SW. Sabe, se fossem mais parâmetros que se alterassem quando salvo, te diria para salva-los com valores inversos (mas vale o teste, hehe!), porém, seria uma boa dar uma olhada nos SW para ver se algum é responsável pelas modelações, fazendo com que o patch se inicie com ela desativada.

      Ah, você está testando os patches editados em USER (as edições são salvas apenas alí)? Eu atento a esse detalhe pois não sei se você é usuário recente da GR ou já tem ela a um tempo, OK?!

      Então, a princípio seria bom - se já não o fez - dar uma olhada nas configurações em [EDIT] > MASTER > PEDAL/GK CTL , mas qualquer coisa, uma "forçada" com ASSIGN's resolve isso, mas provavelmente é algo que não será necessário fazer!

      Vê aê, e, precisando, postaê!

      [ ]'s!

      Excluir
  66. Ola , tenho mais duas questoes:
    1-É possivel usar o modo loop com os som do captador normal da quitarra?
    2 - Quero criar um patch com um baixo (modelado) nas 3 cordas graves e nas cordas primas deixa-las mutadas pra tocar com o som do meu godin. Ficaria o som do captador do godin em todas as crdas + o som modelado de baixo nas 3 cordas graves (EAD) é possível?
    Desde ja obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Clovis!

      Vamos lá:

      1) É possível sim utilizar a função loop com a captação normal.

      2) Essa segunda opção também é possível. Por referência, fiz algo similar nesse patch:

      http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2013/03/patch-mpb-trio.html

      É isso!

      [ ]'s!

      Excluir
  67. Rapaz tenho uma GR 20 e uso com o captador GK3, tem timbres que embolam na HR de tocar. Meu cspitador gk3 é um modelo mais antigo. O defeito pode estar no GK3?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Maycon!

      Os GK's aparentemente só tiveram mudanças estéticas, logo, o GK-2 é - salvo engano - em estrutura, o mesmo que o GK-3. O embolar pode ser de fatores como a altura do hexafônico em relação as cordas, a adequação do playing de acordo com o TONE bem como pequenas configurações de parâmetros dos timbres. Portanto, eu procuraria observar os pontos que citei acima antes de considerar um eventual defeito do/no GK.

      Em base, é isso!

      [ ]'s!

      Excluir
  68. Ola Rafael, estou pensando em controlar o Reaper (DAW) via GR 55. É possível, por exemplo designar o pedal ctrl para que emita a nota 127 no canal 1? Com isso eu configuro o Reaper pra executar o comando play/stop via essa nota midi. obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Tendo por referência o Adobe Audition - que utilizo - é possível sim, Clovis. Apenas atente-se ao detalhe de desabilitar a função do pedal no(s) patch(es) para não atrapalhar a sua gravação!

      [ ]'s!

      Excluir
  69. Que legal Rafael, estou tentando achar como fazer isso no manual do GR55 mas não achei essa referencia. Voce poderia me indicar como fazer para que o pedal control emita a nota 127 no canal 1 quando acionado? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clóvis, isso é feito no DAW mesmo. Com base no que faço no Audition, no Reaper - e com base nesse video: https://www.youtube.com/watch?v=Kr24vbF4aow - os passos são, em base:

      Actions > Actions List > Procurar o Play/Stop, que é/está em TRANSPORT > sobre o parâmetro adicionar o SW, selecionando na lista e apertando o CTL na pedaleira.

      Vê aê!

      [ ]'s!

      Excluir
  70. Boas:
    Tenho uma roland gr 55 e uma boss gt10 e queria ligar as duas em simultaneo Na mesma guitarra com gk 3 saindo em Stereo e usando as duas para o meu amplificador a válvulas el 34 da Marshall Stereo como é que eu faço? Para depois com o microfone ligar à mesa de mistura. como é que ligo uma à outra, a gt 10 à gr 55 em l/r (stereo) para depois ligar ao amp em Stereo também? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Zé!

      Não sei se entendi muito bem as "ligações" citadas, a ideia de utilização, se o STEREO é por relação - a exemplo - a utilização de efeitos/modulações ou direcionamento de timbres ... mas pelo que entendi, vamos lá:

      - Utilizando a GR-55 e a GT-10, você pode utilizar a GUITAR OUT da GR-55 no INPUT da GT-10, e a GT-10 para o amp. Os PCM's podem ir direto para o mixer/mesa, via L/R da GR-55. Em relação a configuração, basta escolher o que - no SYSTEM ou no patch - irá para o GUITAR OUT, bem como, no patch, a condição dos PCM's. Sobre o GUITAR OUT, caso ainda não tenha visto, aqui:

      https://goo.gl/2nnRFe

      Como você utiliza a mesa, creio que essa seja uma boa opção, inclusive para a sonoridade dos timbres, tanto PCM's quanto de guitarra. Se o amp tem dois INPUTS, só considerar os L(MONO) das pedaleiras em direção a eles. Tudo Stereo mesmo (dois L/ dois R), só somando mesa e amp, hehe!

      Um adendo... diferente das GT's, a GR não tem um "Global Eq", mas você tem outras vias para tentar compensar esse processo, como "jogar" um EQ no final do STRUCTURE de sinais. Digo isso pela eventual divergência de timbres e sinais no mesmo amp.

      - A título de informação, em uma utilização semelhante, há essa opção, sem a utilização de uma segunda pedaleira:

      https://goo.gl/9EAiVc

      Seria mais ou menos isso o que precisa?

      [ ]'s!

      Excluir
  71. E aí pessoal, quem pode me ajudar? O GK3 não cabe entre as cordas e o escudo da Fender Strato 99, alguém tem alguma sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Eu tive esse problema, sendo que, o que eu fiz, foi cortar o escudo para "encaixar" o GK. Seria uma opção comprar um outro escudo - para manter o original - e fazer essa adaptação. Eu tinha umas fotos mais nítidas da ideia, porém os links (imageshack) expiraram, mas acho que aqui dá pra ter uma ideia do que fiz:

      https://goo.gl/photos/XKnVHDq6FKWiZH7X9

      Vê aê!

      [ ]'s!

      Excluir
  72. Ola, Rafael..
    tenho uma GR55 tbm e uso ela com um Godin multiac Acs Slin 1999...
    ainda sou leigo em materia de informatização mas tenho muita curiosidade.
    queria saber se teria como usar uma Sr18 Alesis midiada com a GR55?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mauro!

      Em tempo, na utilização da GR-55 via MIDI 5PIN eu não tenho referências práticas (nunca a utilizei via 5PIN), portanto, vai o que tenho como referência "por leitura", OK?

      A ideia seria disparar a SR com a GR-55 ou utilizar os timbres da SR? Na primeira situação, a GR-55 não envia um start para um módulo externo, logo, o "disparo" não será possível. (
      Fonte: https://goo.gl/lk7Mje ).

      Na segunda situação, aqui nesse post há uma citação sobre isso:

      https://goo.gl/NRFxhu

      É isso! Mas, devido a minha também "leiguice" em relação a tal conexão, a citação pode ser passível de enganos. Nesse caso, seria interessante o comment de alguém com tal conhecimento prático!

      [ ]'s!

      Excluir
    2. Obrigado pelo esclarecimento. Seria a primeira opção, se teria como disparar a sr18. Mas, tbm andei lendo e oq vc dise realmente é verdade: ela não dispara outros aparelhos.

      Excluir
  73. Precisava saber se você dá gestão pois eu não estou conseguindo usar os efeitos sintentizador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, JB!

      Você pode colocar suas questões aqui no blog mesmo, que colaborarei no que puder!

      [ ]'s!

      Excluir
  74. Olá Rafael, tudo bem? Estou com um pequeno probleminha na Gr 55 quando utilizo o ALT TUNNING tenho a impressão que o som da corda pura está saindo tb no ampli. Como eu não utilizava muito esse recurso, uso mais os pianos e sintetizadores não percebia, mas agora estou praticando com estas afinações alternativas e pra mim é nítido o som limpo da guitarra saindo com o efeito .Isso é normal? Desde já agradeço. Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obs. Sé estou utilizando o captador GK-3 com a chave só no GK, ok?

      Excluir
    2. Olá, Jorge! Estamos indo, hehe!

      Vamos lá! Em relação à chave só no GK, como o ALT TUNNING é funcional apenas nas modelações, seria indiferente onde a mesma fica (pois temos também a possibilidade de configuração de [TONE]'s no patch), porém, isso já anula a possibilidade de ser o NORMAL PICKUP, mesmo no GUITAR OUT!

      Agora, em relação à "impressão", à princípio há duas possibilidades, sendo que a primeira é a sua percepção à soma do som ambiente - da guitarra "desplugada" - ao som do amplificador em volumes baixos e, a segunda, a saída que você está utilizando.

      Logo, se for a primeira, coloque um fone de ouvido ou - se você já não o fez, hehe! - aumente o volume do amp para verificar isso (lembrando aqui que estou considerando o fator "impressão", OK?!).

      A segunda possibilidade é caso você esteja utilizando também o GUITAR OUT, onde, como citou, "apenas" o som limpo da guitarra saí. Logo, em uma eventual possibilidade da utilização dessa saída somada à - por exemplo - a L/MONO isso pode ser um fato. Aproveitando, um pouco sobre o GUITAR OUT:

      http://goo.gl/shMdg1

      Jorge, as possibilidades iniciais - considerando suas citações e mesmo sendo "ampli" no singular (talvez você utilize um sistema de PA, ainda mais se utiliza, sobretudo, pianos e sintetizadores...)- podem ser essas!

      Vê aê!

      [ ]'s!

      Excluir
  75. Oi Rafael, muito grato pelo retorno!!!! A configuração que estou usando é bem simples: só o cabo do GK ligado na guitarra daí para a entrada da GR e saindo mono lado esquerdo para a entra do ampli. Vc me deu a resposta quando falou em volumes baixos, e é isso mesmo, quando está num volume baixo as cordas mi, si e sol estão duplicando as notas ( som limpo ), isso constatei agora realmente, quando aumento o volume essa duplicação desaparece. Vc tb sugeriu o teste com fones de ouvido e é a mesma coisa , volume baixo dá pra ouvir nitidamente a nota sem o efeito. Estava testando uma afinação de -3 semitons e com o volume baixo tem se a impressão de um pitch shifter , entende? Muito grato pelas dicas e um forte abraço!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, Jorge!

      Que bom que foi uma das possibilidades citadas! Sabe, como geralmente estudo em volumes baixos, nessa "pegadinha" eu já caí - e ainda caio - algumas vezes, kkk! E entendo sim essa impressão... às vezes rola até "aquela conferida" para verificar o que está setado no patch, hehe!

      [ ]'s!

      Excluir
  76. Rafael e demais colegas. Vejo que o forum sobreviveu mais de 5 anos e voces ocntinuam firmes na tecnologia Sinth/ MID. Eu tambem so toco violão e quero entrar tb. Sou inexperiente no assunto, e vou fazer uma pergunta totalmente diferente das que pintou aqui: pretendo entrar com o captador Fishman 3Play. O que eu posso ganhar e perder com esse sistema? A minha preocupação é com o controle, os pedais controladores MIDI são capazes de me dar qualquer função no pé que eu quizer?.. Me ajude ai. Problema que não queria investir ai 4.000,00 numa GR55/ GK3.. uma vez que com 3 Play terei uma gams de samples e efeitos bem extenso (infinito)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Aljaci!

      Poisé, apesar do número menor de postagens e comentários (creio que até devido ao material já aqui presente), o blog ainda "roda", haha!

      Sabe uma diferença relevante entre a GR e o sistema da Fishman é que a GR é "dependente apenas a ela", ou seja, se você tem o sistema, é o que você
      precisará, transportará, enfim. Em relação ao sistema da Fishman, considere que você também necessitará de um PC que tenha boa capacidade de processamento para rodar os VST's (que também serão necessário), além do fato das variáveis de transporte, condicionamento - talvez - serão maiores. Bom... há pessoas que formatam frequentemente seu PC (eu nunca fiz isso, hehe), o que - dependendo do usuário - pode implicar não constante utilização desse sistema.

      O que ouço de vantagens sobre o sistema é a questão da latência e o fato de ser "sem fio". Seria legal um feedback de alguem que tenha utilizado os dois sistemas como - salvo engano - o Hamilton Pamplona. Aqui, o blog dele:

      http://pamplonajunior.blogspot.com.br/


      Sobre timbres, a GR-55 tem também a modelação de guitarras e contrabaixos (creio que bem superiores a programas que procuram emular tais instrumentos.... estou meio por fora disso) e, sobre a "gama de timbres", a GR-55 também pode controlar VST's. Enfim, a GR é muito mais Plug'n'Play que o sistema da Fishman, apesar que alguns momentos de "raiva" com ela, kkk!

      Por fim, em todo esse tempo com a GR-55, nunca cogitei fazer a troca do
      sistema. A única coisa que fiz foi realmente adquirir outro cabo 13PIN, pois o meu veio com um "problema" porém, por falta de referências, eu não sabia... que bom que esse blog pode dar referências a quem procura saber mais sobre o synth!

      Por base é isso, mas uma referência de usuários de ambos os sistemas é uma boa!

      No mais, qualquer coisa, só teclar!

      [ ]'s!

      Excluir
  77. Olá, tem como utilizar o plug GUITAR OUT para sair com som da guitarra já com modelação de amplificadores e efeitos? Aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ricardo!

      No GUITAR OUT apenas as modelações de violão/guitarra serão efetivas. Um comment sobre o GUITAR OUT aqui:

      http://goo.gl/shMdg1

      Vê aê! Mas, em base, é isso!

      [ ]'s!

      Excluir
  78. Salve salve Rafael, primeiramente parabéns pelo blog e pela complexidade das informações.
    Estou negociando uma GR-55 usada, e gostaria de resetar com Padrão de Fábrica, e editar os efeitos do meu gosto.
    Consigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Murillo!

      Sobre sua questão, você pode sim resetar a GR. Você encontrará a opção do FACTORY RESET no [SYSTEM] da pedaleira. Aqui, um vídeo (em inglês):

      https://www.youtube.com/watch?v=maonH_YndS4

      Depois disso, é só criar seus patches! Ah, aproveite e verifique a versão do firmware da GR! Basicamente, se os banks forem até o 40, é a versão 1.50. Mas, qualquer coisa:

      https://monstrinhosonoro.blogspot.com/2012/07/utilidade-publica-nova-atualizacao-da.html

      É isso!

      [ ]'s!

      Excluir
  79. Olá Rafael!
    Por gentileza se puder me dar uma dica
    Então tenho um ampli da joyo e ligo uma pod XT no send return,ocupando só os efeitos, até então tudo bem.Mais agora comprei uma GR20 e sei que posso ligar direto na mesa ou em outro AMP mais queria unificar até para não ter que levar uma mesa ou retorno e outro amp.
    Da maneira como pensei era continuar a pod como está e ligar no input a gr20. Desde já parabéns pelo blog abraço!
    Claudio Rafael Varaschin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cláudio! E, primeiramente, obrigado!

      Mais direcionado à GR-20, já chegou a ler/ver esse guia rápido (em inglês)? Segue, na página 3:

      http://cms.rolandus.com/assets/media/pdf/gr20ws01.pdf

      É um loop na GR, via GUITAR OUT (apenas timbres clean, considerando que você terá efeitos externos), podendo ser stereo ou mono. O GUITAR OUT vai para a POD e a saída da POD para o MIX IN da GR-20. Por fim, sua saída será o OUTPUT GR, à maneira que você já utiliza.

      Basicamente é isso, Cláudio!

      [ ]'s!

      Excluir
  80. Obrigado Rafael!vou experimentar assim então,valeu!

    ResponderExcluir
  81. Olá Rafael! Por gentileza vou pedir mais uma dica se possível,quando toco os timbres de piano,vi que alguns são mais sensíveis na sobra de som quando toco e solto o som da solta vem junto?
    E alguns efeitos não só do piano tem o tempo de efeito mais lento, tudo isso é evitável?
    Agradeço desde já obrigado

    ResponderExcluir
  82. Ou essa sobra é normal tenho que abafar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Esse ponto pode englobar alguns fatores, porém, nesse ctrl+c/ctrl+v de um comment de um dos meus vídeos pode lhe ser útil! Segue:

      "Inicialmente, a adequação do playing é um ponto importante. Além da adequação do playing, uma coisa que faz evidente diferença é a altura dos polos do hexafônico do GK em relação as cordas, sendo que, quanto mais próximo das cordas, melhor sua resposta. A regulagem dessa altura se dá naquele pequeno parafuso "fenda" no meio do captador. Fora isso, eventuais calços também colaboram para uma melhor funcionalidade dos PCM's. Na parte de programação, por vezes, um +1 no ATK do [TONE] tende a colaborar com a melhora da resposta (ao menos no meu caso...). Você pode também estar alterando o parâmetro VELOCITY para tentar obter uma melhor resposta, que você encontra tanto no timbre PCM quanto no GK SETTING. Interessante também é verificar o LEGATO e/ou o CHROMATIC, dependendo do timbre e necessidade.

      Certa vez fiz um teste com os parâmetros e violão, sendo que entre as conclusões que cheguei foi que, um parâmetro que melhora um pouco a resposta é o PLAY FEEL do GK SET no [SYSTEM]. Ele originalmente vem em 3, alterando para 4, a resposta fica interessante, e, em 5, perde-se a naturalidade do playing, IMO. Logo, o 4 seria um bom teste. Logo após o PLAY FEEL, seria interessante aumentar pouco o VELOCITY DYNAMICS (que originalmente está em 5), sendo que o meio termo (7) talvez seja suficiente.

      Uma outra ideia funcional é encontrar um PCM em que a resposta seja boa ao seu playing, e, a partir dele, apenas alterar o PCM e adicionar o que lhe for necessário."

      Basicamente, é isso! Porém, qualquer coisa, postaê!

      [ ]'s!

      Excluir
  83. Obrigado Rafael, valeu pela força !

    ResponderExcluir
  84. Olá Rafael! vou te incomodar mais um pouco haha,apesar de ter conseguido o manual e estudado, tuas dicas aqui são mais objetivas.Na net a muitos vídeos mais geralmente só mostrando os timbres e embora os sintetizadores de guitarra já tenha a anos creio que não é muito popular para os guitarristas.
    Eu tenho a GR 20 que está fora de mercado.
    Minha pergunta é se tenho como atualizar ou addi timbres na GR20 pelo pc, através do cabo mid e qual programa de edição poderia usar?
    Consegui ajustar mais preciso pelo play feel mais não achei o velocidade onde se encontra essa função?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem problemas, Claudio! Eu também fui desatento, pois você tinha citado a GR-20 em comments anteriores. E, poisé, o Al Di Meola foi o responsável por eu adquirir um synth! E ele os utiliza a tempos!!!

      Além do "PLAY FEEL" (p.12 do manual) há o GK SENS, a sensibilidade do hexafônico, que pode colaborar com a resposta de sinal. Chegou a trabalhar com esse parâmetro?

      Também uma olhada no manual da GR-20 e realmente ela não menciona o velocity (minha citada desatenção, desculpas!)... esse parâmetro é presente na GR-55, aí, citei! Mas, reiterando, o costume ao tocar com os sons synth - o playing - serão por vezes auto-suficientes - em suas proporções - na resposta!!!

      Sobre um programa editor, há o citado no VGuitarForums:

      https://www.vguitarforums.com/smf/index.php?topic=17247.0

      Ou link direto:

      https://sourceforge.net/projects/me-edit/files/GR-20-Edit/

      [ ]'s!

      Excluir
  85. Obrigado mais uma vez!
    Qualquer coisa pergunto de novo haha, estou uns 10 anos atrasado com a GR 20 haha dominando me atualizo para a 55.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  86. Boa tarde grande Rafael Borba, estou começando agora no mercado destes sintetizadores sou leigo do tipo cabacao mesmo, existe a possibilidade de eu tocar uma melodia com a guitarra e a pedaleira fazer a parte rítmica. . Tipo bateria acompanhanos ou tenho que adquirir também uma ROLAND bk 7 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! E obrigado pelo "grande", haha!

      Sobre a questão, a GR-55 não faz acompanhamentos rítmicos e harmônicos - a exemplo - como em teclados sequenciadores. Sobre o BK-7M, é uma opção. A questão que fica é: você desconsiderará os timbres da GR-55, pois utilizará os do BK, logo, um GI-20 e o GK-3 já enviariam os sinais/acordes para o BK, via MIDI 5PIN (uma observação, seria bom uma pesquisa mais efetiva sobre isso, mas, em tese, é o que citei). Nesse caso, você não teria as modelações de guitarra/baixo, bem como os efeitos "GT".

      Apenas com a GR-55 você poderia disparar .wav com Backing Tracks, criar loops de 20 segundos "tocando a bateria" na guitarra, utilizar algo como "Freeze Pedal ( https://monstrinhosonoro.blogspot.com/2019/01/patch-freeze-pedal.html ) ou, com chord melody - algo ótimo de se estudar!!! - tocar com timbre distintos ( http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2013/03/patch-mpb-trio.html ).

      Por base, é isso! Espero ter colaborado com sua questão, porém, qualquer coisa, comentaê!

      [ ]'s!

      Excluir
  87. Rafael, gravo os arquivos de audio como manda o manual, porém se gravo 5 arquivos ela só lê 2,sendo q foram baixados do mesmo jeito e transformados em wav ou AIFF, mas mesmo, a Gr55 não le os demais arquivos. O q pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae, Ricardo!

      Apesar de você ter citado sobre o download e a conversão, esse seria um dos pontos iniciais, ou, os parâmetros de áudio:

      File format: WAV, AIFF
      Sampling frequency: 44.1 kHz
      Bit depth: 8/16/24 bits

      Se, mesmo convertendo novamente os arquivos, os mesmos continuam a não ser lidos, eles podem ter sido de alguma forma corrompidos (ou 48kHz?), pelo fato de parte deles rodarem? Fora isso, uma outra questão que por vezes acontece é em relação à maneira em que a pen drive é formatada. Aqui, um comment do Binho, um user da GR-55:

      https://bityli.com/e4Plm

      Ou, formatação da pen drive usando FAT32!

      Quando desse fato, esses dois pontos são o que geralmente colaboram para o funcionamento correto do player, Ricardo!

      Inicialmente, é isso!

      [ ]'s!

      Excluir