FAQ II - Sobre os samples e patches aqui postados


Nesse post passarei algumas informações sobre o método das gravações e parâmetros da pedaleira nos patches. Vamos lá:

1) Os samples serão gravados via USB ou em linha?
 Utilizarei ambos os métodos. Os arquivos serão disposto em mp3 em uma qualidade de 256kbps ou superior (estará descrito no arquivo).PS: nos videos que gravei sempre esqueci desse detalhe e deixei em 128kbps.... FAIL!

2) Mas não há muita diferença gravando via USB e no LINE/IN?
 Até agora não achei a diferença sonora relevante.

3) Qual será a DAW da gravação?
 Adobe Audition 3. Sou acostumado com ela.

4) Qual será a configuração de pedaleira na gravação?
 Eu sempre utilizei as minha pedaleiras em linha, então o OUTPUT será setádo como LINE/PHONES na pedaleira.

5) E quanto aos patches, como utiliza-los?
  Os patches estarão em arquivo MIDI. Para que você possa inseri-los em sua pedaleira utilize o GR-55 Librarian. Você pode baixar o programa aqui. A minha GR-55 veio com um guia para a utilização do GR-55 Librarian, então acho que o mesmo ocorre com o pessoal, hehe!

6) OK, baixei o patch, passei para a minha pedaleira mas o som está totalmente diferente! O que aconteceu?
 Como descrito acima, sempre utilizo a pedaleira em linha, logo, meus patches são baseados na sonoridade decorrente disso. A vantagem desse tipo de utilização é que mantemos as simulações de mic, falantes... Verifique isso.

7) Não gostei do seu patch, mas achei interessante a configuração dos controles! Posso editar os timbres?
 Sim, sempre os parâmetros e timbres poderão ser editados.

8) Está descrito no seu patch que o VOL do GK controla o ganho do pedal, mas aqui meu GK só controla o volume! E aí?
 Eu deixo meu GK com a configuração do sistema da GR-55, como patch setting. Verifique isso na configuração do sistema, se o controle for de seu interesse. Patch Settings são sempre bem vindos!!!

9) E os switches do GK? Eu posso fazer o mesmo? Você o faz?
 Sim, você pode fazer o mesmo, o que torna o uso muito interessante, notadamente para utiliza-los na troca de captadores dos instrumentos modelados, ou no caso de você utilizar os timbres de sua guitarra, adicionar PCMs no patch!

10) Como você configura a posição de seus patches?
 No início eu fazia como nesse video, com cada banco uma posição dos captadores. O problema disso é que a GR-55 tem um leve delay na troca dos patches, o que ao vivo não é muito interessante dependendo dos timbres utilizados. É que eu ainda não conhecia muito bem os Assigns! Agora, depende dos timbres e da gig, ou seja, cada caso um caso, mas não fujo muito dos meus padrões para ficar em uma "zona de conforto" e tento deixar um único patch ou banco com o maior número de possibilidades necessárias possível.


É isso!!! Acho que não esqueci de muita coisa, haha!!!

 [ ]'s sintetizados!!!

35 comentários:

  1. bom dia amigo,sou Lourenço de Maceio,não estou conseguindo memorizar o violão (normal pickup)
    no faço todo procedimento do manual mais o violão so memoriza pcm1 e pcm2 no use,tem algo a mais, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae, Lourenço!

      Após gravado, o NORMAL PICKUP fica setado no patch e mesmo assim não há som do violão ou, após você gravar o patch com o NORMAL PICKUP ativo ele volta a apagar? Fora simplesmente setar o NORMAL PICKUP, nada mais é necessário ser feito na pedaleira para ouvir o violão no patch (a não ser aumentar o volume do violão no violão hehe!), salvo parâmetros alterados pelo usuário. Como você citou, a alteração está sendo feita em algum patch no USER (bem como os patches de fábrica quando alterados nos STYLE também são direcionados e salvos em USER, sendo o direcionamento ao primeiro clique do [WRITE]. No segundo clique do [WRITE] é que ele grava, já no patch e bank escolhidos dentro do USER). As alterações só serão funcionais no USER e, qualquer patch de fábrica alterado em algum STYLE será salvo com sua alteração no USER. No mais, se você alterou algum patch de fábrica no STYLE e está procurando a alteração no mesmo, verifique se o patch alterado não está em USER, ou altere por lá mesmo, e, qualquer coisa ou se não for isso, postaê!

      PS: Estou me baseando em um problema semelhante de outro usuário da GR-55 (o Sydnei!), onde a solução foi apenas atentar a essa obervação.

      [ ]'s!

      Excluir
    2. Amigo desculpe te imcomodar, estou com um problema, adquiri minha GR-55 e toda vez que tocar qualquer patch aparece um barulho aparecido com o reverb de mola estalando. Já configurei a saída abaixei os volumes e nada.Se vc puder me ajudar aguardeço muito. toninho-lara@hotmail.com. Cara tô muito desanimado e até pensei em vender esse pedal.Muito Obrigado pela atenção

      Excluir
    3. Incomodo algum, Antonio!

      Você quer dizer ao tocar ou ao trocar? Pergunto isso pois o que acontece com a GR-55 é que, ao trocar de um patch para o outro, ela tem um corte do sinal, o que é MUITO incomodo e atrapalha, tanto que eu acabei criando o WIN PATCH - http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2012/01/patch-normal-pu-win.html - para utilizar com os timbres de minha guitarra, onde procuro alterar os parâmetros via ASSIGN. Utilizo os ASSIGNs em excesso em meus patches, haha! Ao tocar, se for um timbre PCM, pode ser o caso dele não estar com o chromatic ativado, então fica meio que um pitch bender no Tone.

      O estranho é esse barulho parecido com reverb de mola, pois isso nunca ocorreu comigo, mesmo na troca de patches com mais ambiência. Podem ser os timbres do patch "iniciando" o sinal na troca dos mesmos, quando continua-se tocando ao trocar de patch? Com PCMs, poderia ser um PCM iniciando. De parâmetros e configurações na pedaleira, não há algo que justifique isso, que eu me lembre. Em outro amp, em linha (caso a utilize no INPUT) ou em fones de ouvido, o estalo - caso não seja esse corte de sinal - continua? Já chegou a fazer esse teste?

      Sabe, sobre o desanimo e vender a pedaleira, acho que os benefícios são maiores que os problemas. Eu tinha uma GT-8 (você tem/tinha uma GT-8, correto?) que tinha coisas que não há na GR-55 como um harmonizer e uma EQ Global, e a GT-8 não tem, por exemplo, esse "mute" na troca de patches. Mesmo com algumas "perdas", os ganhos foram maiores para mim. Fui me adequando a pedaleira, e a adequando as minhas necessidades. Da-lhe ASSIGNs!!! É o famoso "Se a Roland coloca tudo na GR-55, ela acaba sendo concorrente dela mesmo". Enfim, para eu trocar de pedaleira, só quando a Roland lançar outra GR, kkk!

      A principio é o que tenho a citar. No mais, vê aê!

      [ ]'s!

      Excluir
    4. pois é o problema apararece assi: eu ligo a pedaleira e escolho um patch ele toca normalmente e depois de alguns segundos aparece um barulho parecido assim quando agente da um tapa no reverb de mola, e depois some aparecendo alguns segundos depois. já configurei a saída nos fones de ouvido e o barulho continua. Me lembro que esse barulho apareceu numa Digitech RP-12 que eu tinha é estranho né. o problema deve ser a configuração que não estou acertando. Se vc puder fazer um passo a passo das configurações eu agradeço muito. ObrigaDO aMIGO.

      Excluir
    5. Antonio,

      Em relação a configuração com base no problema, que no momento eu me lembre não há muito a fazer além do que você provavelmente já fez e testou, bem como as observações do manual.

      Se baseando mais em fatores externos a configuração da GR-55, como o barulho é no patch, e não na troca do mesmo (como me baseei anteriormente), uma outra coisa a se observar, o cabo 13 pinos está bem conectado e travado no GK e na GR, né? Será que esse barulho não é do cabo 13 pinos, quando acidentalmente batemos nele, principalmente na ponta conectada ao GK? Você citar que o mesmo ocorreu com a sua RP-12 me leva também a pensar em outra coisa: pode ser que o jack da sua guitarra está com algum mal contato, pois a mesma foi utilizada em ambas pedaleiras (se for a mesma guitarra)?

      Via internet, são apenas deduções baseadas nos fatos citados, o que por vezes nos limita, pois a visualização é "mental". Vai que é algo bem mais simples como um mal contato no jack ou plug! Logo, se, com as observações postadas (Tones e cabo 13 pinos no GK e na GR, além do jack de sua guitarra) o problema persistisse, o que eu faria também é procurar a fonte do problema onde e como a pedaleira se encontra ligada (amp/mesa, cabos, plugues, jacks...), pois o fato ocorrer anteriormente com a RP-12 reforçaria essa hipótese, sob meu ponto de vista.

      Espero que essas novas observações possam lhe ajudar! No mais, caso não seja alguma das deduções acima, seria interessante reportar isso a Assistência Técnica da Roland - http://roland.com.br/suporte/questions - pois talvez eles tenham a citar algo que não foi citado aqui que possa resolver o seu problema.

      [ ]'s!

      Excluir
    6. Cara muito obrigado pelas observações. vou testar tudo e depois eu te retorno um grande abraço.Fique com DEUS.

      Excluir
  2. A ae Rafael obrigaco pela atenção,é o (NORMAL PICKUP) ativo ele volta apagado quando salvo,so fica PCM1 PCM2 e as alterações.

    ResponderExcluir
  3. e ae brother,conseguir descobrir por que não tava fixando o (NORMAL PICKUP)NA GR 55,era CTL normal pu tava off,obrigado pela dica

    eu ja usava a gr 33 com o godin,a gr 55 é bem mais real os timbres,grande abraço fica com Deus
    Lourenço e banda L4 de Maceio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aê, que bom! Pequenos detalhes, hehe!

      A GR-55 é meu primeiro synth. Antes eu utilizava apenas a GT-8 e estava prestes a adquirir a GR-20... na época lançaram a GR-55 e tão logo eu já sabia o que eu queria haha!

      Muito bom o seu trabalho, o qual pude conferir no YouTube! Mais de 22 anos de carreira, hein?!?! E que venham muito mais anos de SOM na sua vida, porque, de possibilidades sonoras na GR-55 você estará bem servido!

      Sobre o msn, eu não o utilizo, mas qualquer coisa postaê!

      [ ]'s!

      Excluir
  4. Valeu meu nobre!to com outra duvida,e que na gr 33 o som do violão fica independente tem os dois controles de volume no violão(vol do violão e do mid)o que ta aacontecendo na gr 55? é que quando baixo o vol mid baixa tambem o violão, ai quando eu mudo de pedal o som corta por que ta tudo junto,

    obrigado grande abraço de Lourenço e todos da banda L4.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser porque o volume do MIDI (no GK seria o GK VOL) está setado como PATCH VOLUME, que é a configuração de fábrica. Nessa configuração o volume do MIDI é o volume geral do patch. Para alterar isso, basta mudar os settings do GK. Dá uma olhada aqui:

      http://monstrinhosonoro.blogspot.com/2011/12/tutorial-alterando-settings-do-gk-na-gr.html

      Basta só escolher o parâmetro a ser controlado ou utilizar o Patch Settings!

      Excluir
  5. Amigo tenho tido problemas com meus trimbres CRUNCH da minha GR 55,
    com sons clean e PCM synth nao tenho nada a reclamar sao otimos.
    quando uso sons mais sujos noto eles meio sem vida,já configurei output para LINE /PHONES ,tenho uma GT8 queria pode configurar minha GR 55 com trimbres semelhantes que utilizo na GT8 seria possivel??
    quando utilizo direto em LINHA no PA fica um pouco melhor ,mas quando uso em meu AMP o sons SUJOS nem se comparam com os da minha GT8 , tem muita diferença de AMP Para AMP parecem que o som mudo no decorer que utilizo.
    Obrigado desculpa o excesso de comentarios (rsrs)

    hespanhol123@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae!

      Cara, antes de mais nada, já chegou a testar o amp BOSS Cruch? Sabe, essas modelações de amp BOSS (clean/crunch/drive/metal) acho ótimas, fáceis de timbrar e são as que mais uso! Apenas a modelação BOSS Metal eu não utilizo.

      Sobre a diferenças das pedaleiras em relação aos sinais, uma diferença é que a GT-8 tem um FX-Chain, que não existe na GR-55 (a mesma conta com apenas dois STRUCTURE's). Além dessa, outra diferença é a Global EQ na GT-8, que não há na GR-55. Diríamos que essas duas opções "a mais" na GR-55 te ajudariam a equilibrar mais facilmente os timbres sem ter que alterar os parâmetros citados na GT-8.

      Como você dever ter lido já aqui mesmo no blog, eu também tinha uma GT-8, e depois que "descobri" as vantagens de seu uso em linha, nunca mais a liguei no INPUT de um amp, hehe! Sempre no RETURN ou direto na mesa, sempre utilizando o LINE/PHONES como saída. A GR-55, por exemplo, ainda não cheguei a ligar no INPUT de amp algum (e dificilmente o farei, acho). Quando a pedaleira está em linha é que ela mostra o seu potencial (exceto para os puristas kkkk!).

      O negócio mesmo é ir no "ouvidômetro", utilizando as mesmas modelações (coisa que provavelmente você já fez) equiparando os timbres e criando bancos para tanto utilizar a pedaleira em linha quanto no INPUT de um amp, trabalhar com o EQ que se encontra no final dos STRUCTUREs da GR-55 como se fosse um Global EQ, só que para o patch (por isso é bom ter patch para o IN e para o RETURN) ainda mais pela questão que você diz mudar o timbre no decorrer do tempo (o que acho estranho, a não ser se o motivo for cabos, rede elétrica ou ouvidos cansados e "acostumados") ou mesmo testar as várias opções de saída da GR-55 nos amps para ver qual mais se aproxima da GT-8. Mais que isso, o que posso te falar é, que tal recomeçar novos timbres? Eu particularmente achei os drives da GR-55 mais "vivos" - visto que eu gostava muito dos timbres da GT, notadamente no OD do Tube Screamer e no drive mais High Gain do SLO-100 - que os da GT-8. Use e abuse das modelações de amp da BOSS. O BOSS Crunch tem timbrão com uma Strat! O BOSS drive também tem muita propriedade! Nas modelações de pedais, adoro o Natural OD e o OD-1.

      Você está utilizando as duas pedaleiras em seu set? Pretende ficar com as duas (principalmente pelo harmonizer, pelo pedal bend no som original da guitarra, e para utilizar WAH e "latinha" no mesmo patch, haha!)? Se ficar com as duas você pode utilizar o GUITAR OUT da GR-55 no INPUT da GT-8, assim mantendo os timbres "de guitarra" os mesmos, porém, isso implicaria em utilizar mais de um amp (um para a GR-55 e outro para a GT-8).

      Bom, quando eu troquei a GR pela GT, eu recomecei os timbres, principalmente pelo "corte" de opções que ocorreram e consegui resultados muito satisfatórios (para o meu gosto timbrístico)!

      Espero ter colaborado em algo, apesar de talvez não ter te ajudado tanto, com meus pontos de vista. No mais, qualquer coisa, postaê!

      [ ]'s!

      Excluir
  6. Rafael, comprei a GR-55 e um violão Caimbé com saída 13 pinos. Estou usando normalmente mas, quando fui usar a opção NORMAL PICKUP tem ocorrido uns travamentos na GR-55 e tenho que desligar na "marra". O controle normal de volume do Caimbé emite aquele zumbido característico de aterramento e estou achando que é isto que tá travando a GR-55 pois, a GR-55 deve achar que os zumbindos são sinais MIDI. Será que tô falando bobagem? Bom, se eu uso o volume normal do violão bem baixo e com pouco grave no controle do violão, percebi que a GR-55 não trava ou trava muito menos. Só que isto não é normal, não é? Quando uso somente o P10 do violão, sem a GR-55, os zumbidos incomodam e tô ouvindo até FM...Vc pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falaê!

      Pamplona, primeiramente, você configurou o GK SETTING do [SYSTEM] da GR-55 para piezo? Se sim, chegou a testar ou trocar a bateria 9V do violão, a fim de testes? Se sim também, vamos lá:

      Você já chegou a testar, se possível, a GR-55 com outro violão ou guitarra, só para "anular" a pedaleira?

      Diante dos testes que você mesmo fez, aparentemente esse ruído do preamp do violão estaria interferindo no funcionamento da pedaleira, como você mesmo citou, enquanto a conversão A/D está ok. Já tentou baixar o NORMAL PU GAIN no [SYSTEM] da GR-55, já que com um sinal mais baixo a GR não trava? Sendo captadores piezo, faz sentido a questão de interpretação de sinal, visto que, mesmo que quando NORMAL PU (via blender), os sinais são interpretados individualmente. Utilizo o GK, tanto no violão quanto na guitarra, onde o NORMAL PU é independente da captação hexafônica, como pode ser observado aqui: http://migre.me/9nmwm

      Problemas com o travamento da GR-55 eu só tive com DAW via USB, mas o problema era mais relacionado ao processamento do PC. Com ruídos, nunca tive problemas, mesmo gravando outros instrumentos via IN do GK.

      Essas observações é o que tenho inicialmente a considerar (apesar de algumas obviedades, hehe) e lhe dizer. Vê aê!

      Excluir
    2. Rafael, o GK está configurado como PIEZO R(RMC), bateria ok. Só não tenho como testar com outro violão ou guitarra. Vou baixar o NORMAL PU GAIN para testar. Muito obrigado pela explicação. Quando eu tiver uma solução, eu posto aqui para ajudar outros.
      Aproveitando, como eu faço para usar os timbres do GarageBand com a GR-55? É possível isto?
      Valeu mesmo.

      Excluir
    3. OK! Vê aí!

      Fora isso, seria interessante entrar em contato com a Caimbé - http://instrumentoscaimbe.com.br/contato.html - e relatar o ocorrido com o violão (FM e ruído), via P10, se você já não o fez. Postaê o resultados sim! Será muito útil sua contribuição para os GR-55 Users!

      Sobre o GarageBand, você diz utilizar a GR-55 como um controlador MIDI, correto? Se sim, isso é possível! Basta setar o MIDI/USB SW no [SYSTEM] da GR-55 para ON, como pode-se observar nessa imagem:

      http://migre.me/9ov6r

      Após isso, basta fazer os sets necessários no programa.

      Esses detalhes que contém a palavra "MIDI" (coisa p'ra tecladistas kkk), me fizeram - e me fazem ainda - quebrar a cabeça, haha!

      O Alessandro Malta - http://www.studiomalta.com.br - é também MAC/GR-55 user, inclusive ele já comentou aqui no blog.

      [ ]'s!

      Excluir
  7. Ola Rafael,eu sou akela pessoa q te ligou de sao paulo(eu te disse q trabalho as veses ai em Ibiuna),entao cara,acbei de adiquirir O GR-55 e gostaria de saber se tem como vc fazer um passo a passo de como salvar um som na GR55,eu tenho o manual dela mas nao ficou muito claro pra mim,se vc poder me da essa força ai eu agrdeço muito.

    obs:eu fiquei de ir na sua casa nesse sabado mas nao sera possivel pra mim ainda,peço desculpas e agrdeço muito a atençao.....meu email msn sao cleber_81@msn.com abraçao cara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Cleber!

      Sabe, essa dúvida inicial ao salvar os patches é até que recorrente, como pode-se perceber em alguns comentários aqui no blog. O que inicialmente acontece é que o usuário pega uma patch de fábrica em algum STYLE que não o [USER] e o altera lá mesmo, sendo que, após salva-lo, procura no próprio STYLE o patch com sua alteração e a mesma não aparece. Sendo assim, primeiramente considere que todo o patch é salvo apenas no [USER], logo, caso você venha a fazer alguma alteração em um patch de fábrica e, após isso, salva-lo, o mesmo será direcionado ao [USER]. Quando a alteração é feita no [USER], aí sim ela é salva e se mantém no patch, ali mesmo. Então, segue:

      Para salvar o patch, o mesmo se dá em dois passos (ou dois cliques do [WRITE], se preferir). Após você criar/editar seu patch, você irá dar o primeiro clique no [WRITE]. O fazendo, perceba que entra em um Setup com 3 abas:

      - WRITE - Gravar
      - EXCHANGE - Trocar de posição
      - INITIALIZE - Iniciar o patch (algo como zera-lo)

      Essas abas são trocadas via <-PAGE->

      Nessas abas, ainda há um parâmetro em destaque, que é onde inicialmente, por vezes, passamos despercebidos. Esse parâmetro é o local (patch e banco) em que será gravado/trocado/inicializado o patch. Esse parâmetro é alterado pelo dial. Após escolher onde irá salvar o patch - que será sempre no [USER] - via dial, aí sim da-se o segundo clique no [WRITE] para a gravação final.

      Visto isso, o passo a passo seria:
      1) Criar/editar o patch
      2) Escolher onde salvar no [USER], com o primeiro clique no [WRITE]
      3) Salvar, com o segundo clique no [WRITE]
      4) Se divertir!

      Lembre-se também que o patch se iniciará como foi salvo. Haviam alguns bugs com parâmetros via EXP, mas isso foi corrigido na ultima atualização da GR (a segunda):

      http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2012/07/utilidade-publica-nova-atualizacao-da.html

      Acho que em base é isso.

      Qualquer coisa, postaê!

      [ ]'s!

      Rafael

      Excluir
  8. Olá! Boa Tarde
    Adquiri meu GR 55 (que ainda vai chegar para mim). Comprei com GK-3, mas estou em dúvida se precisava especificar que é para o violão ou o que vem junto com o Synth já faz o serviço. Por favor, me ajude com esta séria dúvida que estou tendo. Obrigado. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      O GK-3 é o mesmo tanto para guitarra quanto para o violão aço. Você precisará especificar apenas na configuração de sistema da GR-55 o tipo de captador e o tamanho da escala de seu violão (se bem que eu obtive melhores respostas com as configurações que utilizo em minha Strat).

      É isso! Você terá que se preocupar se for colocar em um violão com cordas de nylon, pois o GK-3 trabalha com cordas de aço (o captador é magnético). Com nylon é necessária uma captação piezo (ala Godin), e, evidentemente, um MIDI Hexpander.

      Qualquer coisa, só postar!

      []'s!

      Excluir
  9. Cara você é demais... muita paciência e dedicação.. além do óbvio... "muito conhecimento".. parabéns!!! Grande abraço.

    André Miler, Charqueadas - RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, André!!! Fico muito grato pelas palavras!!!

      [ ]'s!

      Excluir
  10. Oi sou Cristiano acabei de comprar a GR-55 mais não funciona na posição guitar
    ..socorro..rs

    ResponderExcluir
  11. Quer dizer o gk3 não funciona na posição guitar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cristiano!

      Nesse comment o Laerso Souza citou algo equivalente e, basicamente o que postei p'ra ele é em base o que postaria (posto o link aqui, hehe) a você:

      http://goo.gl/VOmBGl

      Vê se isso colabora na sua questão, porém, precisando, só entrar em contato novamente!

      [ ]'s!

      Excluir
  12. Olá... Adquiri recentemente um GR-55 Roland, tenho um violão Caibé Midi com o GK imbutido nele... Gostaria de saber se e como faço para utilizar juntos, Violão Caimbé + GR-55 Roland + Vocalist II da Digitech (que eu utilizo para vocais, etc)... Isso é possível... E se sim, como fazer a ligação...??? ... Seria através de mais cabos Midi com 13 pinos ou Midis Normais...???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Por não possuir o Vocalist (e não conhecer sua "estrutura"), não posso ser colaborativo em sua questão... a melhor resposta viria realmente dos users que possuem set equivalente ao seu - talvez haja no VGuitarForums - ou mesmo as Assistências Técnicas das empresas.

      Sabe, os Control Changes (CC#) são efetivos em ambos, logo - após uma zapeada no manual do Vocalist - a configuração, com a ligação via MIDI 5PIN provavelmente gere resultados. A GR-55 pode atribuir parâmetros bem como ser um "sequenciador". O negócio é, a princípio, leitura - dos manuais - e teste, hehe! Mas o MIDI 5PIN, em tese, seria a ligação utilizada!

      No mais, me desculpe pela falta de efetividade! E espero que consiga um bom resultado nos testes, caso os faça!

      [ ]'s!

      Excluir
  13. Olá. Utilizei minha Gr55 para controlar via midi out os canais do meu amp. Mas há um atraso nas trocas de canais. Tem como configurar o Gr55 para tirar esse atraso??
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Edu!

      Sobre o MIDI 5PIN, pelo fato de eu não utilizar essa ligação, não posso lhe dar uma resposta efetiva sobre isso. Seria interessante, nesse caso, entrar em contato com a Assistência Técnica da Roland ou mesmo no VGuitarForums (em inglês), onde há vários users da GR-55, que a utilizam de maneiras e - em - situações distintas.

      Em tese, na GR-55, aparentemente não há um parâmetro de [SYSTEM] para diminuir essa latência, esse tempo de resposta.

      No mais, me desculpe, e espero que, caso procure contato nos "canais" citados encontre uma resposta efetiva para sua dúvida!

      [ ]'s!

      Excluir
  14. Tenho uma guitarra fender midi.
    eu a usava com o gr 33 e agora estou com o gr 55.
    o problema é que não consigo configurar a minha gr 55 pra eu usar só os captadores da guitarra sozinhos..quando a chave de misturar os captadores está no no meio ok .quando está pro gk ok ,mas quando mudo pára os captadores não sai som.
    gostaria de poder usar cada captador independente e não estou conseguindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Essa seleção da utilização da captação normal é feita na configuração do patch. A chave seletora GK/MIX/GUITAR não faz essa alteração no patch (apesar de podermos utiliza-la para algumas funções).

      Sobre as citações do GK, geralmente, o NORMAL PU não é ativo quando a chave está em GK, diferente de uma modelação, que é funcional nas três posições.

      Portanto, seria legal - com a chave em MIX ou GUITAR - verificar se, na aba [TONE] o NORMAL PICKUP está setado. Verifique também a condição da modelação!

      Em tempo, estou considerando sua citação - configuração e chave - e direcionando a observação inicial à citada configuração no patch, OK? A GR-55 tem variadas opções de configuração de patches e o ASSIGN's são uma "mão na roda"! Através dessas configurações você poderá usar os captadores de forma independente, bem como poderá configurar opções diversas para sua utilização/ necessidade!

      [ ]'s!

      Excluir
  15. Olá, gostaria de tirar uma dúvida sobre onde configurar o volume mim e Max dos timbres quando jogo o volume no pedal de expressão até Jessé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jessé!

      Você se direciona aos timbres de maneira individual ou o Patch Volume, como a pedaleira vem configurada de fábrica?

      Na primeira opção, o "item 2" com algumas alterações de parâmetro podem lhe ser funcionais:

      https://goo.gl/1WzL3H

      Se a questão for alterar o Patch Volume para o pedal de expressão, será necessário alterar os settings do GK, pois assim você poderá escolher uma função única para determinado "controle" no sistema da GR-55, bem como pode determinar que o mesmo funcione de maneira "individualizada", de acordo com a edição do patch:

      https://goo.gl/cH33Ck


      Em tempo, ambas maneiras descritas lhe serão funcionais.

      Inicialmente, é isso! E, precisando, só postar!

      [ ]'s!

      Excluir