PRIMEIRO POST!!!

 FALA!!!

 Então, meu intuito de criar esse blog é postar algumas impressões minhas como usuário da GR-55, sobre o que ela tem e o que ela poderia ter, haha! Os posts inicias serão uma compilação do que postei em um fórum, pois assim, posso manter toda a informação em apenas uma página, além de ser assunto para o blog hehe!!!

 Vou postar meus pontos de vista, então, aos que conhecem mais sobre ela - principalmente sobre a implementação MIDI -  me corrijam ou contribuam com os posts!!! \o/

 Postarei também patches pré-moldados - principalmente em relação aos Assigns - para que o usuário tenha apenas o "trabalho" de escolher timbres e efeitos de sua preferência. Na questão de timbres que eu gostar, tentarei sempre postar além do patch um sample ou vídeo do mesmo.

 Postarei utilidades e inutilidades acerca do universo GR-55!

 Bom, espero que esse blog seja útil para quem pensa em adquirir uma GR-55, abra um maior leque de opções para quem já a adquiriu, e que contribua para o bem geral da nação sintetizada!!

Quanto ao nome do blog, é isso, uma pedaleira compacta no tamanho e enorme nas opções, logo... um Monstrinho Sonoro!!!

 É isso!

 [ ]'s sintetizados!

 Rafael

PS: Primeiro blog que tenho, então haverão alterações de layout e me perderei um pouco.... mas com o tempo vou aprendendo kkkk!!!



115 comentários:

  1. cupim777@hotmail.com26 de março de 2012 às 20:31

    Ola Rafael tudo bem? me chamo Marcos
    ve se vc poder me ajudar..
    comprei minha gr-55 esses dias e nao sei como configurar pra colocar os bancos que eu quero lado a lado no USER ,tipo 01-1 01-2 01-3 e etc...
    meu msn cupim777@hotmail.com agradeço a sua atençao para um simples novato rsrs abraçoss

    ResponderExcluir
  2. Fala, Marcos!

    Em base no que você citou:

    Há duas maneiras básicas para você organizar os patches em sua GR-55, sendo a primeira através da pedaleira e a segunda através do GR-55 Librarian.

    Através da pedaleira, é só fazer como o descrito na pag. 60 do manual. O importante é atentar ao clique duplo na hora da gravação, sendo que, ao primeiro clique você escolhe em qual patch e banco você vai gravar o patch, bem como te dá as opções de WRITE (gravar) e EXCHANGE (mudar de ordem). Apenas no segundo clique é que a gravação ocorre de fato, já no local escolhido.

    Através do GR-55 Librarian, o processo se torna até mais fácil e funcional, principalmente pela fácil visualização no programa. Disponibilizei aqui no blog para download o manual do GR-55 Librarian, e o mesmo se encontra no post "UTILIDADE PUBLICA - Utilidades da GR-55 e do GK". O bacana é que você aproveita para fazer um backup dos seus patches e, mais que isso, pode abrir os patches no GR-55 FloorBoard (para quem o utiliza) para alterar/editar/montar seus patches diretamente no PC. Você encontra também o GR-55 Librarian para download aqui no blog.

    Nem só novatos na GR-55 apanham haha! São muitas opções e parâmetros juntos kkk! Quando vou criar um patch, primeiramente o formulo em minha mente para depois ir montar na GR-55.

    Sobre o msn, eu não o utilizo, pois vicia hehe.

    No mais, a principio é isso, e, qualquer coisa, postaê!

    ResponderExcluir
  3. Olá Rafael!!
    Comprei uma Gr-55 e o que fuçei nela foi vendo as dicas do seu blog!!!
    valeu!!!

    então...
    ela tem uma função que simula um violão de 12 cordas...
    eu tava pensando se não tem como fazer uma viola!

    tentei mudar a afinação e fica cabuloso!!!
    a meleca que se for lá no "Alt-Tuning" e mudar a afinação lá desabilita a função 12str!!!

    você que é entendido na bagaça!!!
    que que dá pra fazer!!!

    imagina só fazer uma moda de viola na guitarra!!!

    grande abraço...


    Evandro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae, Evandro!

      Que bom que as informações que foram postadas no blog lhe foram uteis! Fico contente por isso!

      Então, a possibilidade de ALT TUNING+12STR não é possível mesmo. Em resposta, parafraseando o VGuitar Forum, onde a concentração de usuários - e futricadores - de Synth Guitars é grande (pena que sem log, o acesso a apenas 3 páginas é permitido):

      "However please not that the gr55 is more limited in that it CANNOT do 12 string emulations while also alternately tune the strings, ie no 12 string guitar in DADGAD tuning"
      - http://www.vguitarforums.com/smf/index.php?topic=5518.msg37922#msg37922 -

      E nem com um ASSIGN sobre a função não dá p'ra "forçar" isso. Mas umas modonas com 6 cordas também é diversão garantida e, na dúvida, da-lhe chorus kkk!

      No primeiro vídeo que gravei com a GR-55 eu tentei tocar um trecho de "Menino da Porteira" utilizando o ALT TUNING em 6 cordas mesmo e um PCM de sanfona! Só faltou um berrante!

      Mas, no final das contas, para uma boa moda de viola, o importante mesmo acaba sendo a intenção, mesmo que sem cordas duplas. =]

      [ ]'s!

      Excluir
  4. boa tarde Rafael
    estou tentando mudar a afinação da GR-55 por ela sem precisar mexer na afinação da guitarra deixando ela mas grave, mas aguda, muda so uma corda, para que eu nao precise ficar mexendo afinando doprando a guitarra e ter que ficar pegando a chave pq ela é micro afinada, quero fazer uns bancos com afinações diferentes como eu faço isso ?
    o meu e-mail é eduodisseia@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Edu!

      Cara, só ir até o ALT-TUNING em [EDIT]>MASTER>OTHER e escolher o TYPE de sua afinação, sendo que no TYPE "USER", você pode criar a afinação. No seu caso, já haverá lá a opção para o drop. Lembre-se também de manter ativo o parâmetro (SWITCH "ON"). Você tem também a opção de criar um ASSIGN para alterar a afinação quando necessário, isso no próprio patch como fiz aqui (entre 1:00 e 1:20):

      http://www.youtube.com/watch?v=x9IEmMY0XDg&feature=plcp&t=63

      Nesse caso, utilizei o EXP SW para acionar/desacionar o ALT-TUNING.

      Vê aê e, qualquer coisa, postaê!

      Excluir
  5. Rafael, acabo de comprar o Gr55. Ate então tinha um gr20. Será que você poderia me ajudar. Utilizo um godin multiac e com a gr 20 era simples para utilizar o som da captação original do violão. Era só operar com o volume do violão que eu mesclava o som original com os efeitos no volume de efeitos. No gr 55 não estou conseguindo. O volume do violao está aparentemente desativado. Como configurar para utilizarão godin com o som real num volume e o som de efeitos no outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Olá!

      O NORMAL PU estava habilitado no patch que testou? Talvez não o volume do Godin esteja desativado, mas sim a captação normal no patch. Vou dar um ctrl+c/ctrl+v de partes de alguns comments com alguns complementos:

      "Um teste legal de se fazer para verificar a configuração do patch, seria testar os patches de fábrica para NORMAL PICKUP, sendo eles os 30-1/30-2/30-3 dos STYLES. Esses patches, como citado, estão configurados para trabalhar com os captadores normais.

      Em seus patches, para habilitar o violão (NORMAL PICKUP) basta setar os timbres na aba TONE e pronto. A aba TONE é a primeira que aparece assim que você clica em [ENTER]. Os quadros vazios são os timbres desativados e, os quadros cheios, evidentemente, são os timbres ativos no patch. Você os ativa/desativa pelo dial e os escolhe os timbres também pelo dial. Perceba que o que está sendo alterado fica "em destaque", sendo que, para mudar por exemplo do ativar/desativar TONE para a escolha do TONE, utilize os direcionais em volta do dial. Por fim, o caminho é esse: [ENTER], ativação/escolha de timbres (os quadros). O volume dos TONE's também é configurado na própria aba."

      Da maneira citada, seu violão tende a funcionar como em sua GR-20. Vê aê e, qualquer coisa, postaê!

      [ ]'s!

      Excluir
  6. Boa noite Rafael. Fiz o teste que -me falou e não funcionou. Adicionando o volume do violão e zerando o do efeito o violão fica completamente sem som.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!

      O blender do Godin é o equivalente ao GK VOL, correto? O GK VOL na GR-55 inicialmente é configurado para Patch Volume no [SYSTEM], logo, se for, e o mesmo estiver fechado, não haverá som na saída. Pelo que você citou - "Adicionando o volume do violão e zerando o do efeito o violão fica completamente sem som." - com o blender do Godin e o volume da captação normal abertos, ouve-se a captação normal. A minha dúvida inicial era essa. Sendo assim, segue:

      Para manter o som do violão e trabalhar com o volume do PCM, basta setar o GK VOL (que seria o blender do Multiac) para essa função, sendo que, para isso, será necessário utilizar "Patch Settings" nos settings do GK, inicialmente alterando o [SYSTEM]:

      http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2011/12/tutorial-alterando-settings-do-gk-na-gr.html

      Você pode escolher que controles utilizará como "Patch Setting". Eu utilizo todos (GK S1/S2/VOL), haha!

      Após isso, em relação aos volumes, você atribui tal função ao GK VOL (blender) em [EDIT] > MASTER > PEDAL GK/CTL > GK VOL -> TONE VOLUME e escolhe sobre quais TONE's o controle atuará. Aqui vale lembrar que, via ASSIGN você pode trabalhar com "valores contrários" nos TONES, tendo assim um interessante mix dos mesmos.

      Se eu bem entendi, não é o violão que está desativado e sim o blender trabalhando como Patch Volume.

      Excluir
  7. ola amigo, o conteudo de seu blog se aplica apenas pra gr55? Estou prestes a comprar uma gr20 por 1.000 com gk, e nao sei exatamente o q a gr20 nao tem em relacao a gr55. pode me ajudar? abs e um otimo ano novo a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Sabe, a GR-55 é meu primeiro Synth Guitar, logo, o conteúdo do blog é essencialmente sobre ela. Sobre algumas diferenças relevantes entre a GR-55 e a GR-20, podemos citar:

      - A GR-55 também modela guitarras, violões e contrabaixos, enquanto a GR-20 trabalha apenas com sons PCM;
      - Em relação a alteração "virtual" da afinação, na GR-20 podemos trabalhar apenas com transposição de oitavas, enquanto na GR-55 podemos também mudar individualmente a afinação de cada corda;
      - O número de PCM's da GR-55 é superior ao apresentado na GR-20;
      - A GR-55 trabalha com até 4 sons simultâneos (2 PCM's/MOD/NORMAL PU), enquanto a GR-20 trabalha com 2 (PCM/NORMAL PU);
      - A GR-55 dispõe de porta USB;
      - Segundo consta, a resposta da GR-55 é mais rápida;
      - A GR-20 dispõe de apenas alguns efeitos de ambiência, enquanto a GR-55 é também um multi-efeitos ala BOSS GT's;
      - Na GR-20 você pode usar a guitarra para tocar sons de módulos externos, via MIDI 5PIN;

      No mais, vale uma lida no manual de ambas, para uma amplitude maior de informações! Seguem, em PT-BR:

      Manual GR-20: http://www.4shared.com/file/232217101/78b974ff/GR-20_PT.html

      Manual GR-55: http://www.4shared.com/office/kd0D4s2B/GR-55_PT.html

      Em base, o que lembrei foi isso. Espero que as informações tenham lhe elucidado algumas dúvidas.

      [ ]'s!

      Excluir
  8. ola Rafael td bom meu nome Rogério ....gostaria de saber como faço pra ligar a Gr55 como se fosse um teclado no Sonar pra tocar midi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rogerio!

      Inicialmente,duas coisa importantes são, instalar os drives da GR-55 [http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2012/03/utilidade-publica-utilidades-da-gr-55.html] em seu computador e setar o GTR-MIDI [http://img835.imageshack.us/img835/2226/foto2209.jpg] na pedaleira.

      Então, eu não utilizo o Sonar, mas tendo como um padrão em DAW's, basta apenas setar a pedaleira - ligada e plugada no computador - nas configurações do Sonar. Os pontos citados acima são os essenciais para esse tipo de uso (esse ON/OFF do SW me quebrou a cabeça no início, kkk!).

      É isso!

      [ ]'s!

      Excluir
  9. Ola Acabei de comprar a GR55.Ja estou impressionado
    COmo faço para ver qual versao ela esta?
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae, Claudio!

      Respondi lá no outro post:

      http://goo.gl/8GLdGD

      [ ]'s!

      Excluir
  10. Olá, seu blog está me ajudando muito. Tenho uma GR55, em substituição a uma GR9, mas são muitos parâmetros para configurar. Alguns já consegui fazer, outros precisarei de sua luxuosa ajuda. caso tenha facebook (carlos rego) me adiciona, please. carlosregojr@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Valeu, Carlos!

      Então, cara, nem utilizo Facebook, mas, qualquer coisa, pode postar um comentário aqui no blog mesmo!

      [ ]'s!

      Excluir
  11. olá,,vc pode me dizer se tem como o picth shifter funcionar afinado,,pois ele desafina em algumas notas,,porque isso ocorre??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae!

      Quando você cita "funcionar afinado", é em relação a - por exemplo - estar fora de um determinado tom, correto? Se sim, já respondendo as duas questões, o Pitch Shifter da GR-55 não é um "pitch shifter inteligente", logo os intervalos serão sempre referenciais a nota tocada.

      Seria muito interessante se a GR-55 tivesse um "pitch shifter inteligente"! Quem sabe em uma atualização....

      [ ]'s!

      Excluir
    2. blz rafael??o q digo é,,escolho quartas,ou quintas,,e só isso já me ajudaria muito,,mas conforme vou tocar,,em algumas notas eu deveria dar bends,pra q soem afinadas,,acha estranho isso acontecer,,pois nem na zoom 505,isso ocorre.,,vlw.

      Excluir
    3. Então, os intervalos provavelmente darão o choque, em relação ao acorde ou em relação a tonalidade. Talvez a referencial, talvez a dobra. O negócio é considerar antes de tocar, haha! Poisé, um harmonizer faz falta!

      Excluir
  12. Olá Rafael! Em primeiro lugar, parabéns pela sua iniciativa. Este blog está ajudando uma galera enorme. Sou novo nesse mundo de pedaleiras, sempre toquei meu modesto violão à seco mesmo. Adquiri recentemente a GR 55 e estou apanhando feito um condenado, rss. Eu tenho um Godin e tenho algumas dúvidas bem de principiante mesmo. Será que dava pra vc fazer um passo a passo de como eu gravo um patch? Ex.: eu queria colocar em um patch o som de um baixo jazz, em um outro o som de uma guitarra stratocaster. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Rogério!

      Poisé, devido as várias possibilidades/combinações/parâmetros na GR-55, inicialmente a mesma parece ser um pouco confusa de se trabalhar, hehe!

      Em relação a sua questão, quanto a gravar um patch, dá uma lida aqui:

      http://goo.gl/MMSjZp

      Sobre ter dois patchs com timbres diferentes, você também tem a opção de ter os dois timbres em apenas um patch. Um exemplo disso é o que faço nesse vídeo-tutorial:

      http://goo.gl/W6Tw0C

      O diferencial no vídeo é que utilizei timbres de guitarra, porém o princípio se aplica.

      Em base, é isso! E, qualquer coisa, só postar!

      [ ]'s!

      Excluir
  13. Rafael, muito obrigado!

    Grande abraço e fica com Deus!

    ResponderExcluir
  14. rafael blz?cara acabei de comprar um gr 55 chegou essa semana ela e preta a cor nova gostaria de saber se eu preciso atualizar a gr pois nao manjo nada e como tenho acompanhado seu blog vi que vc postou uma atualizaçao...entao gostaria de saber se e preciso fazer isso na minha ou nao por ela ser nova talves ela ja venha atualizada?grato...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae!

      Para isso basta verificar se os BANK's de sua pedaleira vão até o 40, pois nos firmwares anteiores os BANK's iam até o 30. Simples assim! Outra maneira seria, com a pedaleira desligada, manter pressionados os botões PAGE [<] e [>], que, ao iniciar/ligar a pedaleira, aparecerá o firmware da mesma.

      Salvo engano, as GR Black já vem com o firmware 1.50, mas em todo caso, se precisar atualiza-la, basta conectar a Pen Drive com o arquivo de atualização na GR-55 (desligada), e, com ela ainda desligada, manter o [ V-LINK ] e [ USER ] pressionados. Quando você a ligar, ela ficara com o display claro, vai "carregar", até aparecer o "Completed!". Depois a desligue e retire o USB. Após isso, confira o versão, como você já o fez anteriormente. Se você utiliza continuamente a Pen Drive com a GR-55, não se esqueça de apagar o arquivo de atualização da mesma a fim de prevenir uma eventualidade.*[esse parte foi um ctrl+c/ctrl+v de um outro post, hehe!]

      É isso!

      [ ]'s!

      Excluir
    2. rafael muito obrigado mesmo pela força vou fazer isso que vc me falou...agora vou tirar mais uma duvida com vc dentro de outras que ainda tenho rs,, assim eu to utilizando a gr 55 com um violao godin e eu gostaria de mudar os paths no pedal nao nos 2 botoes do violao,,,mudando nos botoes do violao eu teria de para uns segundos de tocar para mudar o path ja no pedal nao sei se vc entendeu mais se sim gostaria de saber como faço isso...desde de ja agradeço pela atençao!!!!

      Excluir
    3. OK!

      As dúvidas maiores aparecem no início, pois depois as coisas vão ficando mais simples e lógicas!

      Agora, sobre alterar os banks na pedaleira, você pode fazer o BANK SELECT direto nela, apertando ao mesmo tempo os pedais 1 e 2, que ele começará a piscar para a mudança dos BANK's, sendo que, quando chegar onde quer, basta pisar sobre o mesmo.

      Ah, como você não utilizará os GK para a mudança de BANK's, vale alterar os settings do mesmo para funções diversas:

      http://goo.gl/TFuhDQ

      Um exemplo de uso de utilização de settings diferentes do GK somado a ASSIGN's aqui:

      http://goo.gl/B0FXZb

      Vê ae! Qualquer coisa, só postar!

      [ ]'s!

      Excluir
  15. Como faço para o som escolhido ser acionado somente com o pedal de expressão e quando não acionado sai o som da Guitarra / Violão??? Passo a passo teria como????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Donn!

      Você pode utilizar o CROSS FADER! Há uma citação disso nesse comentário, no item 2:

      http://goo.gl/4zcBVw

      Apenas considere seus parâmetros, TONES e valores!

      Vê aê e, qualquer coisa, só postar!

      Excluir
  16. Bom dia, Rafael.
    tudo bem?

    Cara Muito boa suas postagens.

    estou Precisando de ajuda Sobre a Reprodução de Arquivos de Audio na GR 55 Pois ja coloquei os 02 formatos que vem especificando no MAnual ( Wav e Aif) e mesmo assim não Roda. Tem que usar Pen Drive especifico da Roland? ou Existe alguma Configuração Especifica?
    O que Devo Fazer?

    Obrigado.
    Walter Adriano SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Walter! Estamos indo, haha!

      Primeiramente, obrigado!

      Sobre a questão, não há configuração específica, bem como não é necessário um Pen Drive especifico, basta apenas ser, como citou, os formatos de áudio especificados.

      Logo, o detalhe que sobra é, você abriu o AUDIO PLAYER [USB MEMORY] da - e na - GR-55? Aquele botão ao lado do CTL SW. A pedaleira carrega os arquivos (loading..) ao ligar a mesma já com o pendrive nela, porém a reprodução será feita a partir do AUDIO PLAYER, cujo função pode ser direcionada para qualquer switch da GR-55, dentro do patch, caso queira.

      No mais, desculpe-me pela demora, vê se é isso e, qualquer coisa, só postar novamente!

      [ ]'s!

      Excluir
  17. Obrigado pela resposta.
    Só que não Funcionou, ja Formatei o Pen Drive.
    Aparece a Mensagem Audio File not Fund!

    Qual O conversor você usa para Converter os Arquivos de Áudio?
    você tem Face?

    Obrigado.
    Walter Adriano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Walter, eu utilizo o Format Factory, ou, por vezes, converto na DAW.

      Por via de anulação, já testou com outro pendrive? Ah, e não utilizo o Face, pois preciso de foco ao estudar, kkk!!

      [ ]'s!

      Excluir
    2. Se me permitem a dica. Provavelmente, já tenha até sanado o problema. De qualquer forma, aí vai a dica. Comigo estava acontecendo a mesma coisa, nem reconhecia o pen driver, porém não o reconhecia por que estava formatado em NTSC ao invés de FAT32, ou seja, se não estiver formatado em FAT32 a GR55 não o reconhecerá. Fica aí uma dica que pode ser útil pra mais alguém.
      Abraço Walter e Rafael.

      Excluir
    3. Obrigado pela contribuição, Binho!

      [ ]'s!

      Excluir
  18. Bom Dia,preciso saber se posso utilizar qualquer tipo de pendrive com ritmos na GR55 e como conseguir os ritmos?obrigado.

    ResponderExcluir
  19. Olá, José!

    Sobre o pendrive, não é necessário um específico (eu utilizo um adaptador de MicroSD...), e, sobre ritmos, se bem entendi as suas colocações (pelo "com ritmos" e pelo "conseguir ritmos"), a GR-55 não cria automaticamente grooves, nem acompanhamentos como alguns teclados sequenciadores. Em base, ela não lê "arquivos de ritmos" como nos teclados.

    Uma maneira de "montar" um ritmo de batera é criar um groove com a função loop e os PCM's de batera e percussão disponíveis na pedaleira, porém o loop tem o tempo limite de 20 segundos. Você tem também a opção de rodar .wav a partir da GR-55 (via pendrive, na própria) com playbacks.

    Por fim, se o que você quis dizer é que a pedaleira acompanhe automaticamente cada mudança de acorde, crie as viradas de batera durante as música, enfim, isso ela não o faz.

    Seria isso?

    [ ]'s!

    ResponderExcluir
  20. Ola Rafael!! Cara parabéns pelo seu blog com certeza as suas dicas tem sido valiosas p todos do universo da GR 55!!! Eu acabei de substituir a minha gr20 pela gr55.. Me deparei com um problema que deve ser simples de resolver....mas eu confesso que sou tosco nessas tecnologias. Eu quero apenas usar os próprios controles do Godin para trocar os patches (esta funcionando) ,controlar o volume de violão(puro) e de sintetizador. O do sint esta funcionando, mas o volume do violaõ não está . Ou seja, qdo abaixo o som do sint e aumento o do violão este fica mudo.
    Vi sua resposta a este respeito acima e fiz o recomendado mas nada aconteceu...Se vc puder me dar uma luz te agradeço... e mais uma vez parabens!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sidmar! E valeu!

      Poisé, sobre as citações dos posts acima, os users não voltaram a comentar. Eu me baseei no princípio do GK/NORMAL PU, pois não tenho um Godin (inclusive em um dos posts perguntei se os controles eram, de fato, equivalentes... e há diferenças entre os Duet e os SA, não?!) e você foi o primeiro que veio com uma resposta sobre "no que se dá" o procedimento. Portanto, obrigado!

      Sabe, fora as atribuições de comandos no patch, utilização dos valores dos controles de maneira contrária - "0 é 100 - 100 é 0" - e, talvez uma mudança no STRUCTURE da pedaleira, teorizando, sem conhecer de fato os controles do Godin para testar as opções, ainda, será, de minha parte, "possibilidade", o que me traz o receio de lhe atrapalhar, pois não se trata de algo concreto.... na teoria, os procedimentos surtiriam algum resultado, haha! Para não perder o costume, outra "teorizada" seria, via ASSIGN, trabalhar com os ranges de atuação dos controles somados aos "valores contrários"!!! Essa ainda não foi citada, hehe! E, considerando um "blender"...


      No mais, me desculpe por não poder lhe ajudar de maneira mais direta nesse caso. Já tentou entrar em contato com o suporte da Roland Brasil ou Godin (nesse caso, a Habro)? Aqui pelo blog, o Pamplona Jr já utilizou combinações semelhantes. Talvez ele possa lhe ajudar:

      http://pamplonajunior.blogspot.com.br/

      Fora isso, no que eu puder colaborar, estou a disposição! E, se você encontrar a solução concreta e quiser compartilhar, ficarei muito grato!

      [ ]'s, Sidmar!

      Excluir
    2. Poxa,,, muito obrigado Rafael pela atenção!!! Vou tentar refazer o procedimento sugerido e entrar em contato com as empresas. Espero resolver pq usar dois cabos para tocar é dose!!!hehe Assim, que resolver dou noticias. Valeu mesmo!!!

      Excluir
    3. Olá Rafael! Rapaz estou apanhando da GR55!!! Até agora não consegui utilizar o volume independente de violao nos controle do Godin. Outra: Verifiquei que a minha gr esta desatualizada (1,01 acho). Baixei a atualização (1,5) , decompactei, salvei no pendrive e fiz todo o procedimento...No final da tela branca aparece a mensagem : Non Loading... ou seja , nao atualiza!!! O que devo fazer.... Percebo que no arquivo (Bin) tb vem alguns pdf... entro com tudo no pendrive ou somente o Bin....será que o erro se dá isso...??/ Diga ai meu amigo. abç

      Excluir
    4. Sidmar, só o .bin é necessário. Os passos são os que você provavelmente fez (http://goo.gl/CpVBwo).

      O fato de ter pdf's na pendrive creio que não afetaria o erro, afinal são arquivos de leitura diferente. Em todo caso, p'ra garantir, quando fiz a atualização da minha, só deixei o .bin no pendrive!

      Qualquer coisa, caso tenha baixado o firmware do 4Shared, baixe-o direto da Roland - http://www.roland.com/support/by_product/gr-55/updates_drivers/5757 - que é o mesmo arquivo (afinal, baixei de lá também!), e refaça o procedimento. O link direto:

      http://cdn.roland.com/assets/media/zip/gr55_sys_v150.zip

      Com base no VGuitarForums, quando relatado erro com a atualização, a utilização de um outro arquivo se fez eficiente. Talvez na descompactação o arquivo possa ter sido corrompido. Vê aê!

      Excluir
    5. Então Rafael ate agora nao consegui..refiz tudo e nao atualizou...estive pensando sera que pelo fato de ser a versaõ 1,01 não teria que instalar antes uma versão anterior a 1,5? Existe? Outra coisa: vi que tem para baixar um USB driver Windows 8/8.1 v10.1,,,Preciso dissso ou somente GR-55 system Update v1.50 ? Pô rapaz desculpa tanto incomodo!!!! mas quero desfrutar desse brinquedo por isso estou contando com a ajuda . até

      Excluir
    6. Sidmar, revendo aqui o blog (são mais de três anos de posts e comentários, hehe!), algo similar aconteceu aqui:

      http://goo.gl/7u7hFT

      Nesse caso, a resolução do Ricardo Borges:

      "Consegui, fazer a atualização 1.5, troquei de Pen Drive, coisas da Eletrônica hahaha..."

      É um precedente de referência. Pela lógica, não é necessária essa passagem de firmware, e pela citação, a atualização é direta.

      Sobre o driver, para a atualização você pode a fazer com o pendrive direto na pedaleira, pela entrada USB - USB MEMORY - na lateral da mesma, mas caso você utilize a GR-55 em conjunto com seu computador - o que é bem provável - será sim necessário o driver para o seu Sistema Operacional.

      Sem incômodo nenhum, Sidmar! No que eu puder ajudar, só postar!

      Excluir
    7. Pois é Rafael vi este post ...fui na rua comprei um pendrive novinho e nada!!!!
      Nao,nao quero usar computador nao rapaz...acabei de me desfazer do fishman triple play por isso. Eu fiz tudo usando o usb mas pelo visto vou ter que procurar a assistencia técnica!! Q chato...

      Excluir
    8. Putz, que chato mesmo. E, em casos também no VGuitarForums, quando do erro, os procedimentos descritos por vezes resolveram.

      Excluir
  21. Rafael vc tem algum Firmwere anterior ao 1.50 e posterior ao 1.01( o meu) para que eu possa tentar instalar e ver se resolvo o meu problema. meu email: sidneidantas@yahoo.com.br abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim Sidmar...ops, é Sidnei Martins, hehe... no post "UTILIDADE PUBLICA - Utilidades da GR-55 e do GK"! Mais especificamente, o link do 4Shared é esse:

      http://www.4shared.com/zip/owZpUOs5/GR-55_System_Update_v102.html

      Essa foi a primeira atualização da GR-55.

      [ ]'s!

      Excluir
    2. Xi... rapaz eu até tentei , mas meu antivirus aponta insegurança na continuidade do procedimento....E isso mesmo!?

      Excluir
    3. Nem, hein? Eu que upei esse arquivo. O antivírus está bloquando o .rar ou 4Shared? Se for o .rar, por e-mail ele fará o mesmo. Acabei de baixar o arquivo... tudo normal aqui!

      Excluir
    4. Rafael consegui baixar a versao 1.02 mas infelizmente não atualizou também. Conclusão amanha cedo vou levar para assistencia técnica da Roland...Tomara que tenha conserto!!!Poxa obrigado pela força,,,,Assim que tiver noticia entro em contato . Abço

      Excluir
    5. Ok, Sidnei, e espero que isso se resolva, aliás, vai se resolver! E bons sons!

      [ ]'s!

      Excluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Rafael...agora sim!! Problema resolvido devidamente atualizada.(Morri em 225 pratas Segundo o tecnico o dispositivo usb estava com problema no contato ...mas valeu..pelo menos deu jeito ...hehe..) Então voltei a fazer os testes de volumes independentes e agora qdo ativo normal Pickup o som do violao esta vindo.. (Antes isto nao acontecia de modo algum!!)ufaa!! Mas esta acontecendo do Normal Pickup não fixar quando saio. Vou dar uma olhada num post do blog que acho que vc já deu uma dica sobre issoo.... Bom vou continuar quebrando a cabeça por aqui e na medida do possivel contantndo com sua paciencia e dicas. abç e bons sons!!!

      Excluir
  23. Oi eu tenho uma Gr-1 , e não tenho o memory card dela ... Sabe me dizer onde arrumo , se existe algum compatível ou alguma outra maneira . Desde já grato
    Lennon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lennon!

      Já entrou em contato com o Suporte Técnico da Roland Brasil? Creio que eles sejam os mais indicados para lhe informar sobre onde encontrar:

      http://roland.com.br/suporte

      Sobre algo compatível, no VGuitarForums talvez haja algo, porém, em uma rápida pesquisa, não encontrei tais informações:

      http://www.vguitarforums.com/

      http://www.vguitarforums.com/smf/index.php?PHPSESSID=2f37a67f5a3310773d28ded93ad85f93&board=188.0

      Redirecionado do VGuitarForums:

      http://llamamusic.com/gr1/gr-1.html

      Esse card é específico... você o encontra mais facilmente no ebay... mas aí talvez complique um pouco adquiri-lo.

      [ ]'s!

      Excluir
  24. ola rafaek ,cleber de sao paulo aki, eu gostaria de saber se tem como vc me ajudar a adaptar um pedal de volume externo ao gr 55,assim eu posso utilizar o pedal de expressao do gr para aumento de gain entre outras coisas q tenho em mente,precisava saber tbm se da pra por um pedal externo de wah wah, gostaria de saber tbm se vc tem algum relato de ruidos/barulhos/estrondos ao se movimentar com a guitarra ligada ao gr
    caso vc use watzap me add ai 11 985168919 grande abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae, Cleber!

      Você não tinha - ou estava - com um FCB1010? E os ASSIGN's não suprem as ideias que você tem em mente?

      Essas opções que você colocou aí serão teoricamente possíveis com o NORMAL PU, pois você pode enviar o sinal da guitarra para os pedais em questão antes do mesmo ir ao GK. O problema aí é "mais cabo ainda...". Ou, nas modelações, utilizar o GUITAR OUT e, após passar pelos pedais, insertar o sinal no GK (e da-lhe cabos...) Mas acho que você já tenha pensado nessas possibilidades, não? É que não sei o que você tem em mente hehe, pois, em relação aos volumes, há interessantes opções para isso. O wah, se não for em relação a timbre, há as opções virtuais também, tal como o touch-wah. Eu me entenderia com os ASSIGN's mesmo, haha!

      Sobre o ruído/barulho, tenho (sempre tive...) sim esse problema. No VGuitarForums, para isso:

      http://www.vguitarforums.com/smf/index.php?topic=3132.0

      No meu caso, o que faço é limpar os contatos - tanto o os jacks quanto os plugs 13PIN - com álcool isopropílico e por vezes procuro "arretar" o cabo. Esses dois processos faço periodicamente. Isso, no meu caso, diminui a constante desse inconveniente.

      Ah, não utilizo WhatsApp, Cleber.

      [ ]'s!



      Excluir
  25. ola ,eu estava pensando aki,se eu colocar um pedal de volume entre o output e o aplificador eu devo conseguir controlar o som de tudo q eu fizer na gr55 ne?
    qnto ao fcb 1010 ,axei muito grande pesado e ruim de carregar kkkk

    ResponderExcluir
  26. Mas as opções de controle de volume da GR não são suficientes, se for só isso? No mais, é sim um volume geral.

    Quando não é muito cabo, é muito peso, kkk!

    [ ]'s!

    ResponderExcluir
  27. Olá Rafael, fiz uma pergunta algum tempo e você me esclareceu completamente, agora vou te incomodar de novo kkkk....Eu comprei um A/B box para separar os sinais da GR 55 e de outra pedaleira que uso; fiz um looping de bateria, baixo e piano na GR, quando apertei o AB/ box para tocar a guitarra com a outra pedaleira em cima do loop ele cortou o sinal da GR por completo, me de uma luz como faço para utilizar o loop da GR tocando com outra pedaleira ? Lembrando que só tenho um amplificador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      O AB é "apenas" A ou B mesmo não? É que há os A+B também, os ABY. Para a soma seria interessante um pedal com também a opção A+B, onde soma-se o sinal da GR com o sinal da ME, tendo apenas uma saída, tal qual um cabo Y, atentando, nesse caso, para o MONO do amp (em stereo, os PAN's poderiam ser direcionados, a exemplo http://goo.gl/uxiwp3 ).

      .....GR_____
      ...................\___AMP
      .....ME_____/


      Configurações adicionais, ASSIGN's podem ser feitas nas pedaleiras. Na Igreja você não utiliza a mesa de som também?

      O sinal da GR não pode passar pela ME, ou teremos uma bateria com drive, hehe! Trabalhando com PAN's também precisaria de um ABY, afinal, é só um amp. Sabe, eu utilizo a pedaleira e/ou uma mesa de som no return do meu amp.

      Se possível, faça um teste com a ligação proposta, pois, se lhe convir, é só , como citado, criar atribuições para a utilização da dupla!

      Vê aê!

      Excluir
    2. Obrigado por responder Rafael, o meu pedal é um AB-2 (2-way selector) da boss, quanto a mesa da igreja gostaria de usa-la mas ela parece a Arca da Aliança, só posso ver de longe se eu tocar nela acho que eu morro kkkkkkkk. Cara ainda estou tentando ligar as duas pedaleiras, na teoria parece simples mas na pratica... estou pensando em vender tudo e comprar um pandeiro é bem mais facil kkkkkk (brincadeira), fiquei um pouco confuso com tua explicação, não querendo incomodar mas já incomodando se voce puder ser um pouquinho mais detalhista eu agradeço.

      Excluir
    3. Wandergleyson, o BOSS LS-2 tem - dentre outras - essa opção ("A e B") citada:

      http://www.sweetwater.com/store/media/ls-2_om.pdf

      O valor do pedal que acaba sendo um pouco maior nas lojas (no ML é mais em conta), o que por vezes acabe justificando (caso utilize o return do amp) adquirir uma mesinha de quatro canais e fazer o mix na mesa, assim você teoricamente terá sinais equilibrados indo para o amp, e as conexões se simplificam. Me baseando na maneira que eu utilizo, OK?! É que eu sempre utilizei pedaleiras via LINE.... E ainda sobram canais para playbacks de um player ou, até mesmo, um vocal. Logo, em uma visualização mais ampla de uso, uma boa. Ah, sua própria Arca da Aliança, kkk! Não sei se isso é interessante para você, ainda mais dependendo do seu amp.

      O mais simples para testes, que é uma função do LS-2, é um cabo como esse:

      http://goo.gl/Xbpa6q

      No caso,todas as pontas MONO. Nem o AB-2 - que é "A ou B" - entra no rolo se considerarmos a seleção de sons através das pedaleiras mesmo, pois o papel dele para você é desativar um dos sinais, correto? Fazer um cabo desses é bem simples e barato, sendo necessário apenas três P10 mono e uma cabo "stereo" (ou dois cabos paralelos). Os dois P10 de uma ponta iriam na saída de cada pedaleira e o P10 da outra ponta para o amp.

      Deu uma clareada aí? Qualquer coisa, só falar!

      Ah, pandeiro, dependendo do groove, é difícil, hein! haha!!!

      Se a ME tivesse conexões MIDI 5PIN dava p'ra fazer um rolo maior ainda, kkk!

      [ ]'s!

      Excluir
    4. Obrigado Rafael começo a ver uma luz no fim do túnel, só espero que não seja um trem na contra-mão kkkk, vou comprar um cabo Y e testar, valeu por tudo.

      Excluir
  28. Bom Dia Rafael: Tenho a GR55 e até agora não sei onde comprar ou baixar os ritmos próprios dela,se puder me orientar agradeço,atenciosamente.Jose Eduardo.

    ResponderExcluir
  29. Bom Dia Rafael,desculpe incomoda-lo,mas como consigo baixar ou comprar os ritmos corretos no pendrive da GR 55?E como faço aquele efeito de órgão da musica do The Who chamada Won't Get Fooled Again??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, José Eduardo!

      Você já tinha postado essa questão no blog, não? Nesse post: http://goo.gl/TmIQJL

      Acho que o erro de resposta foi meu, logo, não foi encaminhado ao seu e-mail. No mais, "a GR-55 não trabalha com "arquivos de ritmo" (acompanhando automaticamente cada mudança de acorde, criando as viradas de batera durante as música, enfim) como alguns teclados sequenciadores, porém, você tem a opção de rodar .wav a partir da GR-55 (via pendrive, na própria) com playbacks, caso os utilize. Você pode também criar um groove com a função loop e os PCM's de batera e percussão disponíveis nela, porém o loop tem o tempo limite de 20 segundos".

      Sobre o efeito, já chegou a testar o disposto pela Roland? Aqui:

      www.rolandus.com/go/gr-55_artist_patches/

      No caso do citado, o link direto:

      http://www.rolandus.com/go/gr-55_artist_patches/assets/patches/top-25_guitar_synth_songs.zip

      O patch é o 2-3 - FOOLED, e o preview sonoro dele:

      https://soundcloud.com/roland_us/06-fooled-mast

      No VGuitarForums um user criou um patch, mas tem que ser logado para ter acesso:

      http://www.vguitarforums.com/smf/index.php?topic=7510.0

      Vê aê e, qualquer coisa, só postar!

      [ ]'s!


      Excluir
  30. boa noite amigo!!!!
    tenho uma gr55 e gostaria de saber se posso mudar o tom do efeito, no caso tipo usando um efeito de violao e mudar o efeito de sol para Mi, pois uso a gr num violao, ai estaria tocando na nota de sol e a gr estaria reproduzindo no tom de Mi, isso para noites em que poderei estar com a voz mais desgastada....isso é possível? ai no caso só estaria usando o efeito e o violao em si estaria com o volume em MUTE na mesa...
    obrigado
    Evandro Müller

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Evandro!

      Você pode utilizar o ALT-TUNING para fazer isso, transpondo a afinação do seu instrumento. Só ir até o ALT-TUNING em [EDIT]>MASTER>OTHER e escolher o TYPE de sua afinação, sendo que no TYPE "USER", você pode criar a afinação. Lembre-se também de manter ativo o parâmetro (SWITCH "ON").

      Você tem também a opção de criar um ASSIGN para alterar a afinação quando necessário, já aproveitando para, ao ativar o ALT-TUNING, mutar o violão ao mesmo tempo, sem a necessidade de recorrer à mesa. Por exemplo, você está tocando violão e, quando precisar, apertar o CTL que, ao mesmo tempo que uma modelação/PCM um tom abaixo é acionada, o NORMAL PU é desativado.

      Vê aê e, qualquer coisa, só postar!

      [ ]'s!

      Excluir
  31. muito obrigado rafael!!! que legal mesmo ter esse blog e a atenção de pessoas como vc que sem demora ja responde tentando ajudar!!! muito obrigado mesmo!!!
    vou tentar fazer aqui!!!
    grande abraço!!
    Evandro.

    ResponderExcluir
  32. Rafael! tudo bem!
    tentei fazer o ajuste do tuning para outra afinaçao mas naão consegui, achei a opção mas parece que não consigo ajustar na opção user, ele parte de 0...aumentando para cima o tom e deminuindo para baixo....mas mesmo optando por -1 não consigo uma afinaçao correta, vc sabe se tem algum segredo?
    Evandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae,Evandro!

      Você está alterando a afinação de todas as cordas (USER SHIFT's)? O ALT-TUNING se dá a passos de semitons, logo, a exemplo da afinação que você citou (um tom e meio abaixo), todas as cordas teriam que estar setadas em -3.

      Não há segredos, apenas esse detalhe, de realizar o procedimento em todas as cordas. Atentou a isso?

      [ ]'s!

      Excluir
  33. boa tarde Rafael!! tentei sim, mas fica um som estranho, não fica afinado..não sei como pois ajustei todas em meio tom abaixo no user, mas não cheguei a nenhuma afinação para tocar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você desativou o NORMAL PICKUP, não? A alteração de afinação é efetiva nas modelações e nos PCM's, mas não na captação normal. Ao que você citou, o ALT-TUNIG está efetivo, porém esse "som estranho" pode ser da soma das captações. Seria isso, Evandro?

      Excluir
  34. Olá Rafael, você teria algumas dicas para eliminar ou reduzir o ruído da GR-55? Acho que um post sobre isso seria bastante útil.(Configuração da captação, aterramento interno, fixação do cabo, spray, etc.) O que acha? Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Boa! Em tempo, fiz uma manutenção preventiva ontem! Não será tão abrangente, mas espero que seja útil!

      Grato!

      Excluir
  35. Oi. Eu quero configurar o pedal de volume como MINIMO 75 e MÁXIMO 100. o GK VOLUME quero deixar como ganho do amp. Mas quando atribuo a função volume para o pedal nao sei como colocar MÍNIMO 70, MÁXIMO 100.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Well!

      Essas variações de valor podem ser feitas via ASSIGN. Você já chegou a assistir o vídeo-tutorial "ASSIGN's e Guitarras"? Lá você encontra os caminhos para fazer isso. Os parâmetros alterados são outros (no caso, GAIN do pedal), mas o princípio é o mesmo. Aqui o link do post:

      http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2013/10/video-tutorial-assigns-e-guitarras.html

      Uma observação é que o [SYSTEM ] do GK VOL deverá estar configurado em "Patch Settings":

      http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2011/12/tutorial-alterando-settings-do-gk-na-gr.html

      Dá uma lida e assistida que isso certamente colaborar com a sua necessidade e compreensão dos processos! No mais, se precisar, só postar!

      [ ]'s!

      Excluir
  36. Olá tudo bom?
    Queria saber qual é o melhor sintetizador entre a gr55 e a vg99?
    qual melhor pra guitarras com efeitos,,tipo steve vai?
    meu email
    rafaelbarrella@hotmail.com
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Rafael!

      A VG99 - Virtual Guitar - não é um synth como a GR-55 e sim, em base, um "modelador" de guitarra. Ela tem mais modelações, opções de afinação e efeitos ala GT's que a GR-55, porém não conta com os efeitos sintetizados (PCM). Outro detalhe é que a VG não é "de chão", sendo necessário um MIDI Foot Controller para a utilizar dessa maneira.

      Um boa seria você - além de buscar referências em vídeos, por exemplo - dar uma lida no manual de ambas e ver qual se enquadraria em suas necessidades sonoras e maneira de uso. Nesse post você encontra o manual de ambas para download:

      http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2012/03/utilidade-publica-utilidades-da-gr-55.html

      Apesar de bases similares, são produtos com diferenças relevantes. A referência do Steve Vai não acabaria pesando muito nessa escolha, e sim a abrangência sonora que procura e, talvez, o preço.

      Vê lá os manuais! Creio que serão de grande valia para sua decisão!

      [ ]'s!

      Excluir
  37. estou com problemas no afinador da minha gr 55. ele esta afinando meio tom acima, o E na sexta corda da a nota fa na verdade. e as outras tbm estao assim.Tenho que afinar assim F,A#,D#,G#,C,F. teria como me ajudar? desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Edward!

      Respondi em seu outro comentário:

      http://goo.gl/TKCwXJ

      Lê lá!

      [ ]'s!

      Excluir
  38. Ola Rafael!
    Como posso fazer um violao de aço de 6 cordas ficar com 12 cordas acionsndo o pedal ctl?
    O violao que eu fiz de 6 nao é pcm, é modelado, so que a opçao pra 12 nao aparece!!!
    Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Após setar a modulação - como você já fez - você precisa:

      1 - Apenas setar o 12STR SW na modelação, clicando - na aba [TONE] - o [ENTER] no MODEL. É "aqui" que a opção para o 12 cordas se encontra. Só descer o dial que lá estará o parâmetro!

      2 - Criar um ASSIGN para que o pedal CTL seja o 12STR SW. Seu TARGET sera o MODEL > 12STR SW e, no SOURCE, só colocar o CTL!

      Vê aê!

      [ ]'s!

      Excluir
  39. Rafael, bom dia!
    Qual a distância certa das cordas no GK3? Elas tem que ficar grudadas nas cordas ou precisa de uma folga pra não forçar o captador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Sandro!

      Apesar de, junto com o GK, vir um gabarito em forma de "L", quanto mais próxima a distância do hexafônico em relação as cordas, melhor! Os polos e as cordas não devem se tocar (pela citação "grudadas").

      A utilização de calços,bem como o parafusinho "fenda" no meio do hexafônico, se fazem de grande ajuda para esse encurtamento da distância!

      É isso!

      [ ]'s!

      Excluir
  40. Olá Rafael, td bem? Comprei uma Gr55 usada e estou tentando config. O pedal de volume para usar da mesma forma como na Gr20, alternando o tone de modelagem com o som do captador normal da guitarra na momento em que aciono o pedal ou seja pedal pra cima:som da guitarra, pra baixo som do efeito da pedaleira. Acontece que quando troco o patch o efeito do tone fica ativado mesmo com o pedal pra cima. Ao aciona-lo a configuração volta ao normal. ou seja pra cima somente o som dos captadores normal. Será um defeito ou questão de configuração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Romualdo!

      Isso aparenta apenas uma questão de configuração, tão logo, seria legal saber de que maneira você está endereçando os parâmetros, pois há algumas possibilidades, hehe! Bom, duas citações iniciais - apesar de você já ter experiência com a GR-20 - são:

      1) Você está trabalhando a alternância com os volumes ou o "ON/OFF" do TONE VOLUME? Por muitas vezes, inverter os valores dos parâmetros dos TONE's é uma possibilidade que já me resolveu questões similares!

      2) Caso não seja o que você esteja utilizando, via ASSIGN's você terá uma "maleabilidade" maior na definição dos parâmetros, inclusive com o range do pedal que acarreta por vezes tal fato, pois a condição direta dos TONE's será onde o pedal se encontrará.

      Inicialmente é isso, porém, qualquer coisa, só postar!

      [ ]'s!

      Excluir
  41. Esqueci de publicar o nome.

    ResponderExcluir
  42. Olá Rafael tudo bem, está para chegar minha GR55 e minha dúvida é a seguinte, também possuo um pedal da nux loop core e gostaria de saber como faço para fazer com que os sons pcm da GR55 possa entrar pelo pedal da Nux. Obrigado abraços e parabéns pelo bLOG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jefferson! E, Obrigado!

      Você acabará utilizando o NUX após a GR-55 (GR-55 L/MONO OUTPUT -> NUX CORE IN). Uma ligação "padrão", onde o detalhe é que você terá apenas a opção de utilização MONO, devido ao IN do NUX (apenas seu AUX-IN é stereo).

      É isso!

      [ ]'s!

      Excluir
  43. Oi Rafael.. tudo beleza? seguinte, tenho a impressão que li por aqui a algum tempo que a haveria uma indicação da Roland sobre a bitola das cordas para o GK.. seria mínimo 0,10.. isso procede ou tô maluco.. kkk.. grande abraço, André Miler - RS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae, André!

      Sim, o mínimo recomendado pela Roland é a .010. Logo, você não está maluco não! Alias, estaria maluco utilizando .10 e não .010 kkk! Essa "casinha decimal" faz uma graaaande diferença, haha!

      [ ]'s!

      Excluir
  44. Putzzz... pior.. e olha que o cara é projetista mecânico.. kkkkk.. mas e essa informação vem de onde meu amigo.. ela não está em manual né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, não sendo na execução de um projeto, esse detalhe não acarretará muitos problemas, kkk!

      Sobre a informação, como faz um tempo que li, se não em alguma FAQ da Roland (ou manual, do GK ou outro Synth), creio que eu o tenha lido no https://www.vguitarforums.com que conta com usuários que têm conhecimento amplo dos diversos sintetizadores. Ah, em uma busca rápida, no VGuitarForums:

      " In the days of the GR-700/G-707 guitars, Roland suggested using strings at least as big as .010, indicating heavier gauges have a purer fundamental"

      O princípio da "maior massa" justifica isso, porém, ainda acho que o playing e relação corda/captador acabam sendo fatores mais decisivos para o bom tracking/reposta (há citações de um bom tracking com bitolas menores, como .08 ....opa.. .008 , kkk! Um exemplo:

      "Best tracking I've had was with a set of .008 to .038 Fender super bullets pure nickle."

      Ambas citações estão nesse link:

      https://www.vguitarforums.com/smf/index.php?topic=5514.0

      Sempre utilizei .010 (Elixir Light) e reitero o que citei em parágrafos anteriores. Sobre a informação, talvez você tenha o lido nesse post:

      https://monstrinhosonoro.blogspot.com/2011/09/video-assignment-ideas.html

      Como o fiz em 2012, não lembro a fonte (erro meu não adicionar isso - à época - no comentário...), mas, creio que seja uma das dispostas, pesquisadas e conferidas. Os sites oficiais foram reformulados, mas o Fórum se manteve, por isso foi mais rápido encontrar a informação nele, haha!

      Por hora, é isso, André!

      [ ]'s!

      Excluir
  45. Valeu mestre.. mais uma vez muito obrigado... e grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  46. Tenho um godin, e adquiri a gr 55, e também um Boss VE-8 para voz, qual a forma de ligar esses três equipamentos para um funcionamento adequado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae!

      Bom, se você utiliza VE-8 o [AUTO] (Auto Setting), a opção funcional seria ir do OUTPUT da GR-55 para o GUITAR da VE-8 (aqui, considerando também como será a resposta em outros TONE's).

      Uma segunda opção seria ir do OUTPUT da GR-55 para o AUX da VE-8, para ter as saídas a partir de um único módulo, ou seja, a VE-8. Como terceira opção, caso você utilize uma mesa de som, seria utilizar as pedaleiras separadamente.

      Logo, o adequado seria o mais funcional para a sua utilização!

      [ ]'s!

      Excluir
    2. Oxi, esqueci de contar com a mesa de som , bem lembrado.ainda estou engatinhando com a gr, mas ainda pretendo usar alguma máquina de ritmos, como beatbuddy por exemplo.

      Excluir
  47. Nesse caso eu ligaria o violão numa entrada de uma das duas ,interligaria as pedaleiras e levava separadas para os canais da mesa?

    ResponderExcluir
  48. Me baseando no Beatbuddy, ele poderia ficar no final da cadeia de efeitos, sendo:

    VIOLÃO > GR-55 > GUITAR ou AUX (stereo) VE-8 + MIC > BEATBUDDY > MESA/PA

    Me baseei nas especificações dispostas nos manuais dos produtos, ok? Possuo apenas a GR-55!

    A ligação entre a VE-8 e o Beatbuddy, em stereo, sendo que os dois canais vão para a mesa. Cito o STEREO para uma sonoridade mais interessante, ainda mais se você trabalha com os PAN's! Mas, em todo caso, há a possibilidade MONO.

    A questão em relação a utilização do AUTO SETTING da VE-8 é algo a se considerar pois, via GUITAR (para a utilização da função), a ligação seria MONO. Stereo, nesse caso, seria via AUX, logo, sem possibilidade de tal função.

    A necessidade da separação das pedaleiras não aparenta ser necessária, logo, menos cabos, haha! Mas, há essa possibilidade, se necessária!

    ResponderExcluir
  49. Show! Valeu pelas dicas, vou experimentando . qualquer coisa posto aqui. Valeu mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz as conexões aqui e funcionou, até certo ponto. Só um ponto de dúvida, devo mudar a configuração de saída da GR-55? Ela está como LINE phones.

      Excluir
    2. Que bom! Então, está no caminho!

      Sobre a saída, "fica a seu critério"! Para o sinal em linha, esse é o mais indicado, mas você pode se surpreender - para bem ou para mal, hehe - com as outras opções! Mas, é provável que o resultado mais equilibrado (também devido aos timbres sintetizados) seja o da configuração da saída em linha.

      Excluir
  50. Oi, Rafael. Tudo bem?
    Eu assisti um vídeo em que o baixista configura o presset para contrabaixo na GR55 preta e seleciona opções de modelos de contrabaixo que a minha GR 55 (azul) não tem. A minha só da opções de JB e PB. Na dele aparecia Mman, Rick etc... Essa é uma diferença entre as versões da GR55 ou é alguma coisa que eu não estou sabendo fazer?
    Muito obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma hipótese que eu pensei é que mudando o modo Guitar/Bass poderia modificaressas opções.

      Excluir
    2. Fala, Vinicios!

      Sobre a questão da versão ou mesmo modificar de Guitarra para Contrabaixo a GR-55, creio que não seja isso o fato ou questão. Sobre a versão, os parâmetros de modelação não se alteram! Em tempo, um post sobre a atualização:

      https://monstrinhosonoro.blogspot.com/2012/07/utilidade-publica-nova-atualizacao-da.html

      Vinicios, você está considerando os patches e os nomes (JB e PB) ou está considerando as modelações e suas alterações dentro do patch? Nesse post/vídeo, eu altero as modelações de contrabaixo no mesmo patch:

      https://monstrinhosonoro.blogspot.com/2017/04/video-mod-bass-demos.html

      Se considerou o nome dos patches, agora considere o patch e a modelação presente nele! Clique em [EDIT] e a aba [TONE] aparecerá; lá você encontrará [MODEL], que deverá estar ativado; com o DIAL sobre o [MODEL] você altera as modelações, onde aparecerão as presentes na GR-55! Simplificando: [EDIT] > [TONE] MODEL e selecione!

      Bom, inicialmente é isso Vinicios! Porém, se não for esse o detalhe (o que você talvez tenha esquecido de fazer!), bem como, qualquer outra dúvida a qual eu possa colaborar, só teclar!

      [ ]'s!

      Excluir