TUTORIAL - Adicionando patches via GR-55 Librarian

 Eaê!

 Então, antes de postar o 1º patch, farei um pequeno tutorial de como  adicionar apenas o arquivo disposto na sua GR-55, sem precisar carregar todos os patches.

 Antes de tudo, faça um backup dos seus patches, caso você venha a esquecer algum detalhe. Certifique-se também da posição em que irá adicionar o novo patch.

 Vamos lá:

 1) Baixe o patch e salve no link disposto na postagem;

 2) Conecte a pedaleira no PC e abra o GR-55 Librarian (a pedaleira tem que estar ligada e conectada antes de se abrir o programa);

 3) Quando .mid, importe o arquivo para a pedaleira:



 Quando .g5l, ao invés de importa-lo, abra-o direto (file > open ou clique duplo no arquivo) ou arraste-o para o Librarian já aberto. No Librarian, via ctrl+c/ctrl+v você copia o arquivo de sua janela para a janela principal (Main).


 Você pode trabalhar com os dois tipos de arquivo ao mesmo tempo no Librarian, importando-os (.mid) e abrindo-os (.g5l).

 4) Por vezes, o arquivo cairá no patch onde a GR-55 foi inicializada no programa. Se não é esse o patch que você quer adicionar o arquivo, delete os patches até o desejado, ou simplesmente corte e cole, haha:
A meta aqui é que o patch fique na posição 10-1

 5) Feito isso, apenas selecione o arquivo no programa e clique em Selected, na caixa Write, e pronto! Seu arquivo já está pronto para teste, edição e uso!!!

Lembre-se, APENAS O ARQUIVO SELECIONADO.

6) Quando mais arquivos, basta seleciona-los e trabalhar da mesma maneira, via  Selected, na caixa Write. No Write > All, você também gravará os Init Patch, por isso é importante esse passo, para que que APENAS OS ARQUIVOS SELECIONADOS sejam gravados.

7) Agora é só curtir!!!

PS: No post "Utilidades da GR-55"  há para download o Librarian, bem como seu manual, tanto para MAC quanto para WIN.

PS2:  A título de informação, quando os patches são como os Roland Artist Patches, onde há um arquivo com vários patches, para gravar apenas o que quer, basta abrir o mesmo no librarian, escolher o(s) patches e copia-los para o Main:

Aqui, vários arquivos abertos


É isso ae!!! Tão simples e eficaz que eu nem sei se precisava desse tutorial!!! = P


 [ ]'s sintetizados!!!

37 comentários:

  1. Olá! Tentei instalar um patch (seu patch: WIN), pelo Macbook, mas não consegui salvar. Todas as demais operações deram certo, mas na hora de salvar ele dizia que havia problema com a configuração Midi, mesmo não havendo nada ligado na saída ou entrada midi. Há alguma sugestão? Abraço/Francisco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Francisco!

      Setou a GR-55 como INPUT e OUTPUT no MIDI Devices? Considere MIDI/USB, hehe! Afinal a GR-55 também é um controlador MIDI/USB!

      Aqui tem um guia rápido do Librarian para MAC (é o link que postei em "Utilidades da GR-55), apesar das funções "padrão" do programa:

      http://search.4shared.com/postDownload/buXBiV1F/gr-55_librarian_mac_pt.html

      Aproveitei para atualizar o post com os links!

      Excluir
  2. e ai cara ,como vao as coisas?eu estive dando umas ouvidas em algumas distorçoes da ME-25 da boss e gostaria de saber sem tem alguma forma de baixar alggum efeito qualquer de outro pedal e manda no GR55,axo q em outras palavras seria pegar o patch de outro pedal e executar no GR,
    desculpe ai a doidera,mas vai q derrepente ne rsrsrsrs
    grande abraço mano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Cleber! As coisas vão indo, tentando induzir alguns a tocar Música Instrumental, kkk! Sobre essa questão dos efeitos da ME na GR, isso nunca testei. Há uma citação em um post do Ricardo Turenko sobre o formato do arquivo ser utilizado na VG-99 (nesse caso o .mid), sendo que o mesmo formato se dá também na GT-10. É válido salientar que a GT tem - por exemplo - o FX Chain, que não tem na GR-55 (não sei se a ME tem), o que já alteraria o resultado final, contudo, provavelmente o estrutura das pedaleiras é similar. Logo, se essa doideira funciona, só testando mesmo! Qualquer coisa, o jeito é pegar os parâmetros dos efeitos na ME e o copiar manualmente na GR-55, assim aproveitando para colocar mais coisas, haha!

      [ ]'s!

      Excluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkk
    vc é o cara mano

    ResponderExcluir
  4. e ai mano blz,estou com um probleminha,volta e meia o som da terceira corda(sol) para de soar ai preciso desliga o gr inverter a posiçao do cabo 13pinos,tipoo lado q ta na guta desplugo e mando no gr e a ponta do gr mando na guita,ai funciona,ai aguenta um pouco e logo da denovo,eu nao ao q tenha a ver com alguma configuraçao pois ela funciona por um momento e depois volta o problema denovo,sabes oq pode ser?abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae, Cleber!

      Isso por vezes acontece aqui também. Ao que me parece, o que faz isso é o jack/plug 13PIN mesmo e não uma configuração na pedaleira. Não precisa desligar e inverter o cabo, é preciso apenas tentar centralizar e "apertar" mais o 13PIN na pedaleira, pois, mesmo travado, ainda há um certo "jogo" nele. No mais, uma "mexida" no cabo resolve (apesar de isso ser algo que não deveria acontecer tão facilmente, IMO).

      [ ]'s!

      Excluir
  5. que droga. Nao consegui fazer aparecer essas opçoes para setar com gr55. Aparece none, mesmo alterando para escrita midi como voce indica. Queria poder testar teus patches, mas ta complexo aqui abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe, nem! Só o começo que é confuso.

      Foi o tutorial "Alterando Settings do GK na GR-55" que você seguiu? Segue:

      http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2011/12/tutorial-alterando-settings-do-gk-na-gr.html

      Essa alteração para escrita MIDI é para utilizar a GR como um teclado controlador em uma DAW, por exemplo.

      Vlw!

      Excluir
    2. opa! tambem vi esse tutorial mas como to começando a mexer fiquei com medo de setar tudo pra PAtch Settings, inclusive lendo o manual original vi que pede pra por em MIX a chave seletora do GK3 a fim de obter os melhores resultados. eu nao senti diferença alguma entre por em GK e em MIX pra te dizer a real. Sobre o midi, nao aparece a opçao GR55 que diz no manual da librarian, so aparece o midi do windows para escolher e como output em Through e Gr55. Coloquei um cabo usb e liguei a pedaleira, depois acionei o Gr55 librarian, mas nao vou desistir hehe! abs

      Excluir
    3. A tá!

      Esse esquema do MIX do GK-3 é para deixar setado tanto os PCM's quanto as modelações. Uma coisa legal é utiliza-lo para, por vezes, desativar um delay quando utiliza-se o timbre de guitarr, sendo que, na posição GUITAR, o delay não "saí", bem como desativar a guitarra, jogando para a posição GK (só que com drive, o ruído do mesmo se mantém). São só opções, mas é mais interessante os fazer via ASSIGN! O meu fica quase o tempo todo no MIX... apenas para mutar a guitarra "jogo" o MIX para cima.

      O Setup > Setup MIDI Devices não apareceu o GR-55? Você já instalou o driver da GR? Se não, qualquer coisa, tem ele aqui:

      http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2012/03/utilidade-publica-utilidades-da-gr-55.html

      Não desista, pois vitórias virão, haha!!

      Vlw!

      Excluir
    4. e aí rafa! Tche. Dei uma sumida pra entender todo o lance aqui. Eu nao havia instalado o driver. no que instalei consegui baixar os patches dos artistas e o teu 4pcm. o 2gtr nao aparece como opçao pra escolher e jogar pra pedaleira. vou ver se consigo. Tô começando a entender como o bicho funciona e maravilhado com algumas funçoes dele. Em breve novidades! abs!

      Excluir
    5. E aê, Freeman!

      Então, agora com o driver, tudo OK? Aí sim, hein! Sobre o 2PCM não aparecer como opção, é que ele é em formato .mid, diferente do 4PCM que em .g5l, porém ambos os formatos são compatíveis com a pedaleira e adicionados via GR-55 Librarian. Vê aê que dá!

      E, poisé, a GR-55 tem cada coisa kkkk... agora no caso da sua banda, some-se isso a dois guitarristas com a GR-55! No aguardo de novidades!

      [ ]'s!

      Excluir
  6. Rafa tudo na paz?
    Me ajuda numa coisa, meu micro não está reconhecendo minha pedaleira, onde tenho que configurar?
    Tem como me informar passo a passo?
    Grato, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Paulo! As coisas vão indo, hehe...

      Já instalou os drivers da pedaleira no seu computador? Você está testando com o Librarian? Se sim, a GR-55 deve aparecer no MIDI Devices - Setup > Setup MIDI DEvices... - do programa, sendo que basta seta-la como INPUT e OUTPUT. Caso ainda não tenha instalado os drivers, você os encontra no para download no site da Roland U.S., bem com aqui no blog, nesse post:

      http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2012/03/utilidade-publica-utilidades-da-gr-55.html

      Inicialmente, vê se é isso!

      [ ]'s!

      Excluir
    2. Agora deu certo meu amigo, tentei novamente instalar o driver e rolou de prima, valew mais uma vez... que pedaleira meu Deus!!!! pode acabar o mundo que agora to no céu!!!!kkkk
      Abraço!!!

      Excluir
    3. Que bom, cara!

      Poisé, para o fim poderemos ter até um coral de vozes femininas em nossos ouvidos, haha!!!

      [ ]'s!

      Excluir
  7. Simplismente não consigo! Drives instalados, Gr Librarian reconhecendo a pedaleira... importo o arquivo mid, clico em Write, aprece no visor da pedaleira writining... e não há qualquer alteração de som...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae, Hercules!

      Com base no "e não há qualquer alteração de som..." , você está procurando os patches alterados/editados nos SOUND STYLE's (LEAD/RHYTHM/OTHER) ou no [USER]? Lembre-se que todo patch salvo será gravado em [USER], tanto via Librarian quanto via gravação manual. Já verificou se os patches estão no [USER]? Como comentei anteriormente, estou me baseando em sua citação, ok?

      Aproveitando, segue aqui um comentário com algumas informações sobre a gravação manual:

      http://goo.gl/9DmMR

      A princípio é isso! Vê aê!

      [ ]'s!

      Excluir
    2. Obrigado pela atençao, Rafael Borba!
      Percebi que os patchs são gravados em USER. Tanto é, que os patchs que ja estavam lá, pois comprei usada, foram todos apagados, e o que eu estava tentando gravar... nada...

      outro fato interessante, é que quando tento abrir os arquivos dos patchs no GR-55 Librarian, que tem extensão .g5l, recebo a mensagem: "Cannot read files this type"

      Excluir
    3. Os patches foram apagados pelo Librarian, Hercules? Você está selecionando os patches a serem gravados - [WRITE]>[SELECTED] - na lista? Se eles foram apagados pelo Librarian, talvez o motivo seja você ter feito um [WRITE]>[ALL], sendo assim foram gravados vários "Init Patch".

      Sobre a mensagem com o arquivo .g5l, ao abrir ou ao importar aparece esse erro? Ao abrir, aqui ele abre normalmente. Apenas ao importa-lo aparece um erro de leitura. Nesse caso, ao invés de importa-lo, abra-o direto (file > open ou clique duplo) ou arraste-o para o Librarian já aberto. No Librarian, via ctrl+c/ctrl+v você copia o arquivo de sua janela para a janela principal (Main).

      Segue, caso não possua, guia rápido do Librarian, tanto para WIN quanto para MAC:

      http://www.4shared.com/office/_W94v-mt/GR-55_Librarian_win_PT.html

      http://www.4shared.com/office/buXBiV1F/GR-55_Librarian_mac_PT.html

      Você pode fazer um "Factory Reset" na GR-55 para que ela retorne com suas configurações - e patches - de fábrica, caso seja de seu interesse (isso se já não o fez, hehe!)

      PS: Estou atualizando o post com essa informação sobre o arquivo .g5l. Obrigado pela observação! Meus patches são em base arquivos .mid, até porque não utilizo o FloorBoard... só o 4PCM patch é .g5l justamente por ser de um teste com o FloorBoard).

      Excluir
    4. Rafael Borba, sobre os arquivos com extensão .g5l, tanto ao tentar abrir ou importar, sempre aparece esse erro. O programa age como se não fosse um arquivo próprio para ser usado com ele. Não dá pra entender. Vou exclui-lo, e baixar outro, e reinstalar.

      Realmente fiz o WRITE ALL. eheheh

      Excluir
  8. Rafael, tdo bem....????? Gostaria de uma dica, eu uso uma gr20 da roland, comprei um iPad, gostaria de substituir pelo iPad, mas há essa possibilidade???? Visto que tenho um Violão Godin de midi 13 pinos.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala. Octávio!

      Você quer utilizar apenas guitarra+iPad, correto? A questão aí seria "e a interface 13PIN"? BTW, sem interface, tem o JamOrigin, que diz-se ser polifônico:

      http://www.jamorigin.com/midi-guitar/Windows-Mac/index.html

      https://www.youtube.com/watch?v=P0MsBhC9TZs

      No JamOrigin, não é necessário nem o sistema 13PIN.

      Você poderia também utilizar a GR-20 como interface para a utilização de VST's sendo "rodados" no iPad, como nesse exemplo com um PC:

      http://www.youtube.com/watch?v=0P6eRiSwI3M

      É isso!

      [ ]'s!

      Excluir
  9. Ei sei que esta postagem é antiga, mas não custa perguntar rsrs. Eu já usei o Librarian no Win7 alguns meses atras, mas agora não está mais conectando, sempre aparecendo a mensagem "Unable to read/write data". Troquei cabos, desinstalei e reinstalei tudo, formatei a GR55, só faltou mandar benzer rsrs. Alguma idéia onde pode ser o problema? Pois gravei um audio com o cabo USB no Audacity facilmente. E no ipad a GR55 conversa direitinho. Uso win7 64 num notebook i5. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronaldo, o Marcelo citou algo similar (e acho que até benzeu, kkkk! Brincadeira, hehe!)

      http://goo.gl/zEC3jB

      Como citei para ele, além dos detalhes que podem ser corrigidos pelo CCleanner, já tentou instalar como Administrador?

      Sabe, pela similaridade da situação o que me vem a cabeça é que pode também ser algo relativo a alguma atualização do Windows. Em tempo, também utilizo o Win7 64 / i5 e "ainda" não tive problemas com isso, sendo que todo dia verifico atualizações, logo, se for alguma "bugada", as correção depois de um tempo - geralmente - vem. Ah, enquanto digito isso, estou testando, hehe!

      O lance o Administrador é citado pela Roland em algumas situações. Vale o teste!

      [ ]'s!

      Excluir
  10. Oq são piths e como faço pra instalalos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro, os patches são os "efeitos", ou melhor, a compilação deles.... sabe, é - a exemplo - o USER 01-1, LEAD 04-2... enfim... e, para instala-los, você pode utilizar o Librarian, como o descrito nessa postagem. Há também o GR-55 FloorBoar - um programa que não é da Roland - que você pode utilizar para editar seus patches (esse programa eu não utilizo).

      Você também pode edita-los direto na pedaleira! De antemão, aqui um comment em relação a uma dúvida que talvez possa surgir sobre a gravação dos patches:

      http://goo.gl/Ef1Zh6

      Em base, é isso!

      [ ]'s!

      Excluir
  11. oi rafael tudobom com vc mano, to aqui pra te atormentar mais um pouco rs
    mano onde eu baixo bases pra soltar aq na pedaleira pra tocar em cima???

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. Olá, Jean!

      Playbacks, backing tracks, você encontra pelo Youtube, a exemplo, bem como alguns sites (aí é ir a caça mesmo hehe!) específicos como o guitarbackingtrack.com. O detalhe é que o arquivo de áudio, para "rodar" na GR-55, tem que estar em formato WAV ou AIFF, em 44.1kHz. Porém, se você quer dizer "acompanhamentos/ritmos" como em teclados sequenciadores, isso a GR-55 não faz.

      É isso?

      [ ]'s!

      Excluir
  13. Boa tarde. Estou tendo dificuldades para salvar um patch. Eu edito o delay de quando aciono o CTL, para passar de 70 (existente) para 40. Muito facil e o som fica bacana. Porém, apesar de acionar o WRITE, e aparecer na tela NOW WRINTIG, quando eu aciono o patch ele está na configuração de 70. Ou seja, não salva minha edição. Como faço pra poder salvar, ou liberar espaço, ou excluir patchs? Não quero e nem tenho coragem de resetar o GR-55, tenho muitos Patch bacanas editados anterirmente por outro músico e outros editados por mim.Renato Cesar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renato!

      Um procedimento que você pode inicialmente "testar" é inverter os valores nos parâmetros do patch, do ASSIGN, ou seja, onde está configurado "40" coloque "70" e onde está configurado "70" troque por "40" e torne a salvar o patch. Complementando minha citação, é algo que já aconteceu comigo:

      https://goo.gl/s18cU9

      Testaê!

      [ ]'s!

      Excluir
  14. Oi Rafael.. td blz? cara já estou com a GR55 a uns 2 anos e me virando bastante bem.. mas sempre recorrendo ao teu blog.. volta e meia dou uma olhada e busco alguma informação por aqui.. seguinte.. a bola da vez é transformar um GK3 em foot.. minha ideia é ter os dois controles (S1 e S2) em forma de switch e o potenciômetro em forma de pedal de volume numa unidade no chão, um pedal.. li alguma coisa por aqui mas meio como uma possibilidade.. para fazer isso estou em contato com o Eugenio da EFX pedais.. que faz umas mods bacanas em pedais analógicos.. ele topou a parada baseado na minha idéia que é de comprar um cabo GKC5 (5m) e pegar um de meus GK3 (tenho 2) e enviar pra ele.. o trabalho dele seria o seguinte.. manter na carcaça do GK3 (quando digo a isso me refiro ao controle e não ao cap hexaf.) as entrada e conexões 13 pinos e P10.. daí o cabo 13 pinos é cortado em 4 m (+/-) e montado direto na unidade onde estará a placa com os controles S1 e S2 em forma de switches agora, e o potenciômetro em forma de pedal de volume.. desta unidade sai a outra ponta montada do cabo 13 pinos que vai para a GR55.. claro que o ideal seria ter fêmeas 13 pinos na unidade e trabalhar com dois cabos mas tendo em vista uma grande dificuldade de encontrar no mercado para venda essa pç.. optei por cortar um cabo e soldar as conexões.. cara.. que tu acha disso?.. procurei algo parecido na rede e não achei.. tu já viu algo assim? tem alguma dica ou referência pra me dar.. conto com tua valiosa opinião e dicas.. outra coisa, a tal FC300 da Roland (controladora midi) funciona bem com a GR? quando digo bem é tipo são da mesma marca.. plug and play.. ligou e é fácil de configurar e usar.. pq tive uma FCB1010 Behringer e não rolou.. muita mão.. até ví um vídeo de alguém usando no You tube mas tem que trocar o chip e tal.. (https://www.youtube.com/watch?v=Bu0DHq1uhxk)
    No mais meu velho um grande abraço e mais uma vez muito obrigado por tamanha disponibilidade e paciência.. vlw!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, André! Estamos indo, haha!

      Bom, uma opção mais facilmente encontrada é utilizar plugs e jacks como os de computador/impressora ou mesmo algo como os "chicotes" de sistemas elétricos automotivos. Sabe, tais opções são mais facilmente encontradas bem como tem uma pinagem numerosa.... em alguns casos talvéz até sobre pinos, haha! E as travas são boas. Dessa maneira você teria um box/pedal com IN/OUT com os jacks e os plugs nas extremidades dos cabos (um cabo 13PIN/?PIN).

      Não se esqueça de adicionar um jack P10 para guitarras sem o sistema 13PIN! Um bypass acho que não será necessário.

      Sobre o FC300, nunca o utilizei, mas em tese, como citou por ser da mesma marca, logo, maior compatibilidade...aqui, realmente eu não teria uma resposta efetiva...porém, creio que em relação aos endereçamentos, seja equivalente ao FCB1010. No mais, desculpe-me!

      Em tese, é isso! Os plugs/jacks citados serã funcionais, mais fáceis de adquirir e terão uma abrangencia maior de utilização.

      Qualquer coisa, postaê!

      [ ]'s!

      Excluir
  15. Cara desculpa ae.. acho que o lugar certo pra esse comentário seria no "por dentro de um GK"..

    ResponderExcluir