VIDEO - Assignment Ideas

 Eaê!

 Gravei um vídeo para demonstrar algumas idéias de atribuição de parâmetros e endereçamento que são interessantes dentro de um único patch na GR-55, concentrando funções e timbres que são clichê - e outros nem tanto - dentro de um set list. Apenas algumas possibilidades pré moldadas, que podem ser editadas, em relação aos timbres, aos endereçamentos, ao range de atuação dos controles e aos parâmetros dos efeitos. Há muitas possibilidades ainda a serem pensadas, haha!!!!


O bom de gravar vídeos é que utilizo como tratamento para a Síndrome do [REC], DESTRUIDORA DE IDÉIAS, VIBRATOS, PALHETADAS E FLUÊNCIA!!!! Ainda bem que a síndrome na gravação de áudio está quase curada, hehe! Quem a tem sabe como isso é, haha!!!

Segue o vídeo:





 Disponibilizarei esses e outros patches pré-moldados no blog, mas não todos de uma vez, por uma simples questão de "sobrevivência" do blog... para que ele tenha uma periodicidade e continuidade de postagens, haha!!! Acho que alguns entendem esse motivo.... = ]

 No mais, as idéias estão aí para quem quiser se arriscar!!! No decorrer da semana postarei o primeiro patch pré-moldado, com algumas descrições e informações.

 Desculpem-me pelos legs e afins no vídeo! P'ra se ter uma idéia, vocês não sabem o tempo que levou para o vídeo ser renderizado.O!!

 [ ]'s sintetizados!

16 comentários:

  1. kra, vc pode me explicar como vc consegue tocar piano com o GK-3 sem embolar o som e sem notas fantasmas? Eu tentei de tudo quanto foi jeito e não tive sucesso até agora!

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae!

      Cara, é mais a adequação do playing mesmo. No meu caso, em nada alterei os parâmetros do GK no [SYSTEM], a não ser a questão da distância, altura e a sensibilidade das cordas (que são os parâmetros básicos), além de adicionar uns +5db para a captação normal. Nem nos timbres PCM altero seu parâmetros. Alguns usuários conseguem uma boa melhora da resposta alterando os parâmetros de VEL do GK no [SYSTEM]. Você também tem vários parâmetros no próprio PCM - aqueles dispostos quando se aperta o [ENTER] sobre o PCM - para alterar e tentar melhorar a resposta. O que eu fiz foi encontrar um PCM em que a resposta fosse boa ao meu playing, e, a partir dele, apenas altero o PCM e adiciono o que me for necessário. Meu PCM padrão é esse piano do vídeo - que é de um patch de fábrica - e, quando quero um patch com outros PCM's me baseio nele (devido a isso, todos os PCM dos vídeos que gravei tem a mesma configuração), pois já me adequei ao mesmo, apesar de sanfona ser ruim de soar a linguagem, kkkk!

      No mais é isso, no meu ponto de vista, uma boa parte da questão da resposta está ligada ao playing e sua adequação ao PCM. Instrumento bem regulado ajuda, hehe!

      Excluir
    2. e ae!

      vc acha que o fato de eu estar utlizando o GK-3 em um violão muda alguma coisa? por ser corda de bronze, etc?

      pq as configurações que eu fiz tb foram as mesmas que vc fez, nada alem disso.

      Será que trocar as cordas do violão por cordas de guitarra ajudaria em alguma coisa ou é bobeira?

      Excluir
    3. O "problema" do violão é que não dá para alterar a altura das cordas como podemos fazer com o saddles na guitarra, a não ser que abaixemos direto no rastilho relacionado a corda. O que temos de opção é calçar o GK, como fiz em meu violão:

      http://goo.gl/25cwb

      Mesmo com o calço, a 6ª corda se manteve mais longe do captador, e, onde ainda há a "falha" na resposta por vezes é da nota E a G# na 6ª corda devido - aparentemente - a altura. Sobre o material das cordas (bronze), creio que isso não influencie muito (utilizo Elixir .010 em meu violão com o GK), e, ainda mais, o Al Di Meola utiliza encordoamento bronze (.012), e ele faz isso a tempos, desde as VG's e GR's mais antigas.

      As cordas de guitarra ficarão mais confortáveis para tocar, inclusive já pensei nisso, principalmente para utilizar as modelações de guitarra mais "guitarristicamente", hehe!

      Excluir
    4. é, acho que o maior problema eh esse mesmo, a falta de controle de altura que tem, mas o meu esta bem parecido com o seu, acho que nao tem mto pra onde ir..eheheh

      eu utilizo .10 tb, será que passar pra .12 melhora a resposta ou nao tem mto a ver tb?

      Excluir
    5. Hehe! O negócio as vezes é pedir ajuda para algum tecladista para alterar parâmetros dos PCM's kkk! Brincadeira!

      Peguei o violão e fiz uns testes aqui, haha, aproveitando que o calibre e proximidade das cordas são parecidos, assim se aplicando em ambos os casos. Então, um parâmetro que melhora um pouco a resposta é o PLAY FEEL do GK SET no [SYSTEM]. Ele originalmente vem em 3, alterando para 4, a resposta fica interessante, e, em 5, perde-se a naturalidade do playing, IMO. Logo, o 4 seria um bom teste. Logo após o PLAY FEEL, seria interessante aumentar pouco o VELOCITY DYNAMICS (que originalmente está em 5), sendo que o meio termo (7) talvez seja suficiente.

      Sobre alterar para .012, teoricamente, por haver mais massa sonora a resposta melhoraria sim, mas, você há de convir que tocar violão com .012 é cruel kkk! .010 é o mínimo indicado pela Roland.

      Dá uma testada aê!

      [ ]'s!

      Excluir
    6. ahh, showw

      vou fazer esses testes aqui, vamo ve a nhaca que vai ficar.kkk

      é, vou manter a .10 mesmo! kkk

      eu te falo o que aconteceu!!

      vlww...abraço

      Excluir
  2. Amigos, controlo ela com um godin. As notas fantasmas são intensas. Não consigo trocar uma nota sem que as outras cordas vibrem. Isso me decepcionou um pouco. Como faço pra arrumar isso? Agrade;co demais. Obrigado!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Zeca!

      As configurações padrão - como o tipo de piezo utilizado - estão ok, não? Fora isso, meus pontos de vista são em base o que citei em comentários acima.

      O pamplonajr utiliza um Caimbé (similar ao Godin) com as seguintes configurações:

      "PU: PIEZO R
      SCALE: 650 mm
      DIS: deixar como está
      SEN: da 1a até a 6a corda = 20, 25, 30, 30, 35, 40

      * Esta opção do SEN deve ser feito individualmente porque cada um tem um tipo de pegada e pode bater mais forte ou mais fraco nas cordas. Então, é necessário você fazer o teste para cada corda. Você pode até colocar estes números que passei na opção SEN e depois testar para ver como fica, ok?

      VEL: 5, 4, 8
      NUA: 5, 5"

      Esse texto acima é um ctrl+c/ctrl+v do que ele escreveu. Tais configurações se encontram no [SYSTEM] da GR, no GK SETTING. Lembre-se que o que é funcional para um, não necessariamente será para outro, mas ao menos há um ponto de partida. Lembre-se também do seu tipo de piezo.

      Vê aê!

      [ ]'s!

      Excluir
  3. Olá, teria como utilizar violão com pedal de expressão no máximo e aordeon com pedal de expressão no mínimo? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Samuel!

      Cara, você pode utilizar o CROSS FADER por exemplo, como cito nesse comentário, no item 2:

      http://goo.gl/4zcBVw

      Basta apenas considerar seus parâmetros, TONES e valores!

      Qualquer coisa, só voltar a postar!

      [ ]'s!!!

      Excluir
    2. Olá Rafael, muito obrigado, deu certo aqui! Abs e parabéns pelo blog!

      Excluir
  4. Rafael, parabéns pelas orientações, te pergunto: quero um GR55 para tocar nas missas onde hoje faço, vou instalar o GK3 no violão, vai valer apenas o investimento, abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!

      Cara, a questão de investimento/uso é algo que acaba tendo um peso pessoal grande, ainda mais com o preço da GR-55 praticado atualmente. Ainda ha o fator "utilização", em um contexto geral (dia-a-dia, banda, estudo, gravar...).

      Você toca sozinho ou com banda na igreja? Essa questão inicial é, porque, se só, você provavelmente terá uma tempo de adequação do seu playing com os timbres PCM (os pianos, sopros, cordas...), logo, talvez isso te incomode de início, ainda mais durante a missa. Com banda, provavelmente o incomodo será menor, pela soma de fatores, sejam sonoros ou pessoais. Aproveitado o fato violão aço + GK, há um post com teste de resposta aqui no blog:

      http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2012/11/video-comparacao-modpcm-resposta.html

      No meu caso/playing, na guitarra as coisas ficam beeem melhores, hehe! Além do mais, a GR-55 tem modelação de violões! Sabe, tive a oportunidade de tocar em um violão Caimbé nylon em uma GR-55, e, nesse contexto, a resposta se mostrou bem eficiente.

      Então, quanto a "valer o investimento", isso é algo que quem tem a melhor resposta é você! Pese necessidade+uso+querer e, dessa equação talvez você consiga um auto-direcionamento mais efetivo. Eu citei "talvez" porque no meu caso, o "querer" (já de longa data) foi o prioritário, haha! Mas mesmo assim , é uma pedaleira que tenho desde seu ano de lançamento e ainda não penso em me desfazer dela, pois, como no início do texto, ela me é muito útil no meu dia-a-dia musical.

      Por fim, acho seria "irresponsabilidade" da minha parte de dar uma resposta baseada em minha utilização e meus "porque's" , porém espero que as postagens e comentários do blog colaborem mais com a sua decisão. Nos comentários dos posts há bastante informação pertinente e de diversos users da GR-55. Ah, e vale o de sempre:

      "Se puder testar antes, seria uma boa"!

      Acho que é isso. No mais, se precisar de algo, só postar!

      [ ]'s!

      Excluir
  5. Ola rafael estou com o mesmo problema. O som de piano fica. Meio atrasado e umas notas fantasmas. Ja atuvei o chromatic. Teria q ativar outra funçao ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daiane! Aqui vai um ctrl+c/ctrl+v de um comentário meu no YouTube que pode ser útil a você:

      "Sobre esses 'atrasos', inicialmente a distância do GK em relação as cordas é algo bem relevante para o bom funcionamento/resposta dos PCM's, logo, o captador hexafônico está próximo às cordas? A adequação do playing também tem uma evidente ligação essa resposta, bem como a "linguagem" do instrumento simulado/sintetizado.

      Além das adequações "físicas" (altura, playing...), há algumas ferramentas de programação que podem colaborar para a melhora da resposta. Eu, por exemplo, por vezes altero para +1 no ATK do PCM em questão e isso tem funcionado ao menos comigo. Você pode também estar alterando o parâmetro VELOCITY para tentar obter uma melhor resposta, que você encontra tanto no timbre PCM quanto no GK SETTING. Na configuração do GK no [SYSTEM] também há alguns parâmetros, mas nesse caso são parâmetros globais."

      Alguns comments acima, nesse mesmo post, você encontrará as minhas impressões sobre os testes feitos! = ]

      Por base, é isso! No mais, precisando, postaê!

      [ ]'s!

      Excluir