TUTORIAL - Onde alterar PCMs do 4PCM Patch

 Falaê!

 Nesse post eu vou fazer um tutorial de onde trocar os timbres PCM do 4PCM Patch, que será meu próximo post. Não chega a ser um tutorial, é mais para uma localização do local, haha!!

 Então vamos lá:

1) Certifique-se dos timbres PCM que você irá utilizar, marcando os números em algum lugar, como referência, para não ter que "caça-los" depois na edição do patch. Para a lista de PCMs, clique aqui (arquivo .pdf).

2) Vá até os Assigns do patch -  [EDIT] > MASTER > ASSIGN -

3) Para alterar PCM1, utilize o Assign 1

PCM1 - EXP PDL Fechado
4 ) Para alterar PCM2, utilize o Assign 2


PCM2 - EXP PDL Aberto




PARA O PATCH:


5) Se quiser, faça outras alterações que contem no ASSIGN do patch, tais como range de atuação, mix dos timbres, controle atribuido, etc.

6) Faça as alterações que quiser nos parâmetros fora do ASSIGN, tais como efeitos e modelação.

7) Have Fun!!!


 Simples, não?!?!

 [ ]'s sintetizados!

13 comentários:

  1. Rafael...

    Cara como faço pra modificar o tempo de reaçâo de um efeito ???

    Ex: Coloquei um Violao Clean junto com um Tremolo, para os dois tocarem simultaneamente...como altero a reaçao do tremolo para tocar mais rapido ou mais lento ???

    T+ Véi.

    ResponderExcluir
  2. Fala, Wagner!

    Você quer controlar o tremolo ou mante-lo constante? Caso você queira simplesmente altera o valor do rate/depth/wave, basta clicar em [ENTER] sobre o MFX que abrirá um menu onde haverão os parâmetros para serem alterados. Caso você queira controla-lo escolha o MOD CONTROL e seus valores em [ENTER] > MASTER > PEDAL GK/CTL. Ao chegar no menu citado, basta escolher o controle e seu valores máximos e mínimos para o MOD CONTROL. Simples assim!

    [ ]'s!

    ResponderExcluir
  3. Eae jovem, tudo bom, tudo na paz.

    Ve se vc consegui entender a minha dificudade.

    Eu preciso colocar o pedal de Expressão igual ao Whammy Octave da Digitec.
    o pq disso: eu toco na Igreja existe uma música do fernandinho que precisa desse efeito no solo da Introdução da música...

    Eu nao consigo fazer, ou melhor, até fiz...com PCM 1 Distorção normal, PCM 2 Distorção Oitadava, o CTL Habilitando/Desabilitando, FICOU UMA BOSTA...ai mudei para o Pedal Exp...continuou mto ruim.


    Pq o que acontece O SOM NAO PODE CORTAR...pra fazer tipo um efeito, chicote, quando vc esta voltando com o pedal de expressão, como o Whammy Octave da Digitec faz...SACOU ???

    Vou te passa o Link da música pra tu ver a sacada do proprio guitarrista fazendo - http://www.youtube.com/watch?v=EAOoLBpEdLA

    Fico no aguardo...

    Valew...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae, Victor!

      Certa vez tirei essa música e nessa parte toquei com harmônicos, haha! Então, tem o Pitch Bend, só que, na GR-55, esse efeito só é funcional nos PCM's e nas modelações. Sendo assim, uma opção é utilizar uma modelação de guitarra para tocar essa música ou ao menos sua introdução, utilizando o Pitch Bend sobre a mesma. O resultado será similar ao Whammy.

      Vê aê se é viável! Ao menos você ganha na fidelidade em relação a música, que com octave... hehe.

      [ ]'s!

      Excluir
  4. poderia me ajudar com 2 questões cruciais?
    o bom e velho problema de ghost note, como eliminar, principalmente utilizando Piano. Vi que para captadores RMC Piezo inventaram um filtro mas nada para GK, tem alguma solução para isso?

    outra coisa, meu som de violão, fica com um som "espirrado" sobrando de agudo, é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae, Dudú!

      Sobre as notas fantasmas, inicialmente, o PCM está com o "chromatic" ativo, não? Além disso, o hexafônico está próximo as cordas? A distância do GK em relação as cordas é algo bem relevante para o bom funcionamento/resposta dos PCM's! A adequação do playing também tem uma evidente ligação com as ghost notes.

      No GK, além das adequações "físicas" (altura, playing...), há algumas ferramentas de programação que podem colaborar para a melhora da resposta. Eu, por exemplo, altero para +1 no ATK do [TONE], no caso, o PCM de piano, e isso tem funcionado ao menos comigo. Na configuração do GK no [SYSTEM] também há alguns parâmetros, mas nesse caso são parâmetros globais. Por vezes é melhor trabalhar apenas sobre o patch em questão!

      Sobre o RMC OPT-01, fica entre o conector 13PIN e a PCI, logo, provavelmente terá um funcionamento equivalente com o GK, afinal, a conversão acontece em ambos os casos.

      Sobre o violão, você tem o TONE da modelação (na mesma aba onde você escolhe o MODEL), para dar mais "corpo" ao mesmo, o que, por si, já pode diminuir essa sobra de agudos. Qualquer coisa, você ainda dispões de EQ's, Limiters, enfim, para colocar na cadeia de sinais do violão! Ah, uma consideração aqui é o “Output Select” que você utiliza, pois as respostas são diferentes para cada caso.

      Em base, é isso!

      [ ]'s!

      Excluir
  5. kra, vc é o melhor!!
    vou mexer nessas dicas!

    abraço!

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Eae!

      Ainda sempre respondo nos comentários. Apenas os posts (bem como meus vídeos no YouTube, de uma maneira geral) estão mais esparsos, devido a tempo, estudo, abordagens, enfim... Mas não parei não!

      Como sempre procurei escrever posts com conteúdo abrangente, acaba que a soma deles com os comentários tem uma pertinente carga de informação geral, não sendo tão necessário "revisitar" alguns pontos com novos posts, por consequência, gerando uma constante menor de postagens, porém contínua de comentários.

      Compartilhar informação é sempre algo presente em meus planos!

      [ ]'s!

      Excluir
  7. Como faço pra não aparece notas fantasma quando estou tocando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae!

      É o +Carlos Marcon? No mais vou dar um ctrl+c/ctrl+v de um comment de um dos meus vídeos que pode lhe ser útil, ok? Segue:

      " Inicialmente, a adequação do playing é um ponto importante. Além da adequação do playing, uma coisa que faz evidente diferença é a altura dos polos do hexafônico do GK em relação as cordas, sendo que, quanto mais próximo das cordas, melhor sua resposta. A regulagem dessa altura se dá naquele pequeno parafuso "fenda" no meio do captador. Fora isso, eventuais calços também colaboram para uma melhor funcionalidade dos PCM's. Na parte de programação, por vezes, um +1 no ATK do [TONE] tende a colaborar com a melhora da resposta (ao menos no meu caso...). Você pode também estar alterando o parâmetro VELOCITY para tentar obter uma melhor resposta, que você encontra tanto no timbre PCM quanto no GK SETTING. Interessante também é verificar o LEGATO e/ou o CHROMATIC, dependendo do timbre e necessidade.

      Certa vez fiz um teste com os parâmetros e violão, sendo que entre as conclusões que cheguei foi que, um parâmetro que melhora um pouco a resposta é o PLAY FEEL do GK SET no [SYSTEM]. Ele originalmente vem em 3, alterando para 4, a resposta fica interessante, e, em 5, perde-se a naturalidade do playing, IMO. Logo, o 4 seria um bom teste. Logo após o PLAY FEEL, seria interessante aumentar pouco o VELOCITY DYNAMICS (que originalmente está em 5), sendo que o meio termo (7) talvez seja suficiente."

      Uma outra ideia funcional é encontrar um PCM em que a resposta seja boa ao seu playing, e, a partir dele, apenas alterar o PCM e adicionar o que lhe for necessário.

      Vê aê!

      [ ]'s!

      Excluir