VIDEO - PCM Ballad

 Eaê!

 Mais alguns timbres PCM da Roland GR-55!!

 Vídeo de caráter apenas ilustrativo. Uma simples progressão tonal com simples melodias também tonais! Algo improvisado de forma lenta e de poucas notas! Nessas horas o ideal seria tocar um tema conhecido... pensei e comecei a gravar uma versão instrumental de "Apenas Uma Canção de Amor" da banda Rosa de Saron, mas a Síndrome do [REC] não deixou!!! Atentem que a harmonia é a dessa música. XD

 Dessa vez, gravei com a GR-55 em linha. Os timbres "a mais" em relação ao Tones'n'Tunes são os timbres de violino, saxofone, gaita e "metaleira/brass". Alguns out's e algumas falhas, mas é só pra ouvir como está timbrando, haha!!! No timbre do piano fiz um Loop e deixei rodando e gravando!

 Não fiz frases mais dinâmicas porque, pra variar, estou gravando de madrugada kkk, e não posso acordar o carinha que estava me ajudando a timbrar (a foto da intro hehe). A dinâmica da palheta é muito relevante para a leitura e conversão do timbre. Logo, segurei a mão por relação aos timbres, e como apenas o piano é o acompanhamento, possíveis deslizes do PCM ficariam muito na cara, como ficou no "Brass".... e como gravei os timbres em um único take..... Muitos dos timbres PCM aceitam muito bem frases com mais notas e com técnicas distintas, dando mais enfase ao timbre simulado, e também há a vantagem de eu me sentir mais confortável tocando assim!!

 Segue o vídeo:


PS: Apanhando p'ra deixar o vídeo com o tamanho do player do Youtube!!! O vídeo ficou estendido!

 É isso!

 [ ]'s sintetizados!

8 comentários:

  1. ola gostaria de saber como posso usar meu 7 cordas com o GR 55 é um Godin 7, pois ele n reconhece a 7 corda, obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      O manual cita "este aparelho não suporta violão/guitarra de 7 cordas". Logo, os PCM's e modelação e só serão funcionais em 6 cordas via 13PIN. O som da 7ª corda, apenas o NORMAL PICKUP. Os efeitos (delay, reverb, chorus...) serão funcionais em ambos os casos.

      Dos 13 pinos, 6 são responsáveis pelas cordas (além do terra comum). Sabe, pela lógica, uma chave DIP adicionada ao circuito poderia alterar a comutação das cordas para alterar as cordas funcionais com PCM's e modelações, porém sempre 6 cordas seriam ativas nessas condições (PCM, modelações).

      É isso!

      Excluir
  2. será que teria como eu mudar para começar na segunda corda para pegar a sétima?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, com uma alteração no circuito, provavelmente sim.

      Em teoria, seria algo simples de se fazer, pois apenas seriam "desviados" os sinais. Assim, os PCM's e modelações seriam ativos da 2ª a 7ª corda do violão.

      Poisé, já pensei nessa possibilidade a um tempo, haha! Mas nunca fiz, apenas pensei... ainda não tenho um violão 7 cordas com piezo e 13PIN. = ]

      O chaveamento seria algo como isso:

      B________ ________________B
      E____________/ _______________E
      A______________/ _____________A
      D________________/ ____________D
      G__________________/ ___________G
      b____________________/ ___________b
      e______________________/ __________e

      Simples assim!

      Lembre-se, estou teorizando, OK?! Uma análise mais detalhada e concreta se faz necessária, inclusive para considerar outros prováveis fatores!

      Talvez hajam possibilidades até mais simples, como por exemplo chavear apenas a 1ª e a 7ª cordas (aqui, temos que considerar as respostas da GR-55), analisar o funcionamento e onde se daria mais efetivo o chaveamento, ou mesmo encontrar chaves que tenham uma melhor atuação na proposta. Mais que isso, tal analise é necessária para saber a possibilidade REAL de tal alteração.

      É isso, acho!

      Excluir
    2. Ah, na resposta o esquemático ficou fora do que tinha feito, mas acho que dá pra entender! Basicamente, o sinal da corda de baixo vai para o de cima!

      Excluir
  3. pois é rsrsrs será que arrisco?
    andei olhando e pensei em trocar de lugar na placa conforme o esquema q vc me mandou pensei assim tb, mas e o medo rsrsr
    vc não sabe de ninguém que ja tenha feito isso? rsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poisé Edinho, ainda mais em um Godin, haha!

      No vguitarforums - http://www.vguitarforums.com/smf/ - tem vários DIY - http://www.vguitarforums.com/smf/index.php?board=21.0 - bem como um pessoal que conhece mais profundamente os sistemas (RMC/PIEZO/GK/GR e outros...). Vale um pesquisa ou até apresentar esta possibilidade por lá!

      Excluir
  4. valew Rafael muito obrigado!!!
    estou falando direto com os representantes sobre isso, como eles lançam um produto q ainda n tem como usarlo rsrsr

    ResponderExcluir