UTILIDADE PUBLICA - Utilidades da GR-55 e do GK

 Fala!

  Aqui farei um compilado de utilidades da GR-55 tais como manuais e guias de usuário em PT-BR, bem como drivers. Não são arquivos escaneados, e sim pdf mesmo, logo os mesmos estão com uma ótima qualidade de imagem:

  Manuais e Guias (arquivos .pdf):
 - Manual Roland GR-55
 - Manual Roland GK-3
 - Manual Roland GK-3B
 - Manual GR-55 Librarian para Windows
 - Manual GR-55 Librarian para Mac
 - Guia Rápido da Roland GR-55
 - GR-55 PCM Tone List

 PS: Os manuais retirei do CD que vem com o Roland GK3 (adquiri um GK também para o violão hehe!)

 Instalação do GK (links diretos):
 - Instalação Stratocaster
 - Instalação Les Paul
 - Instalação no corpo do contrabaixo
 - Instalação sobre a ponte do contrabaixo

 Drivers (arquivos .zip):
 - GR-55 USB Driver Windows 8 v1.0.0 - AVISO IMPORTANTE: Quando o SmartScreen do Windows é exibido na instalação do driver, realize o seguinte procedimento:
1. Clique em [More info]
2. Clique em [Run Anyway]
* Pule o Passo 1 caso o seu PC não esteja conectado à internet.
 - GR-55 USB Driver Ver.1.0.1 for Windows 8 / 8.1 (Considere os passos acima, nessa nova versão).
 - GR-55 USB Driver Windows 7 32-/64-bit v1.00
 - GR-55 USB Driver Windows Vista 32-/64-bit v1.00
 - GR-55 USB Driver Windows XP v1.00
 - GR-55 USB Driver Mac OS 10.8 v1.00
 - GR-55 USB Driver Mac OS 10.7 v1.00
 - GR-55 USB Driver Mac OS 10.6 v1.00
 - GR-55 USB Driver Mac OS 10.5 and Earlier v1.00

 Programas:
 - GR-55 Librarian para Windows
 - GR-55 Librarian para Mac
 - GR-55 FloorBoard

 Atualização de versão (arquivos .zip)
  - GR-55 System Update v1.02
  - GR-55 System Update v1.50

 Mais informações sobre a atualização aqui (link em inglês). Informações sobre a atualização v1.50 aqui (link em inglês).

PS: Esses drivers e os librarians foram baixados direto do site da Roland U.S., portanto, caso queira fazer os downloads diretos, você encontrará os mesmos aqui. O FloorBoard você encontra o links original aqui. Informações sobre o FloorBoard você encontra no VGuitarForums.

 Aproveitando, para quem tiver interesse ou curiosidade:

 Manuais Diversos (arquivos .pdf):
 - Manual Roland VG-99
 - Manual Roland GI-20
 - Manual Roland FC-300


 É isso!

 Bom proveito!

 [ ]'s sintetizados!

101 comentários:

  1. Ola td bem, primeiramente achei muito legal o seu blog e pela iniciativa de postar algo que é muito raro na net.
    Estou com problema em conectar o gr55 com o FLOORBOARD, liguei os cabos midis da placa com o GR55 e quando abro o Floorboard com o GR ligado ele trava, tem uma mensagem no canto inferior esquerdo que diz "recebendo do programa e requisição de programa" mas não sai disso, queria editar meus pacths por ele. Ja tentei trocar os cabos e nada. Será que é preciso fazer uma configuração na GR55?
    Meu PC é WIN 7 64 SP1, Intel Core 2 Quad, 8 Gb mem.
    Pro favor se puder me ajudar agradeço.
    Eduardo Macedo - Porto Alegre-RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Eduardo!

      Obrigado!

      Você está utilizando o MIDI 5 pinos? O FloorBoard não cheguei a utilizar o 5PIN da GR-55 ainda, mas pensando na questão da GR-55 já conter o USB, é provável que o funcionamento com o FloorBord se dê somente via USB (o cabo é o mesmo que o utilizado em impressoras como as HP), sendo necessário apenas o driver USB para seu funcionamento. Na GR-55, que eu me lembre, não é necessária configuração alguma para trabalhar com o FloorBoard. Já chegou a testar via USB (caso esteja utilizando o 5PIN)?

      Sabe, o FloorBoard eu utilizei acho que só uma vez, por mera curiosidade, logo que adquiri a GR. Sempre preferi editar meus patches direto na pedaleira!

      Essa semana o criador do programa lançou uma versão beta, sendo que nessa versão aparententemente o editor "procura" por dispositivos MIDI, logo, nesse caso, talvez haja a relação do funcionamento via MIDI 5PIN:

      http://www.vguitarforums.com/smf/index.php?topic=2951.msg46046#msg46046

      A versão mais recente também foi atualizada no dia 23/07/2012 (que nesse caso, acho que não opera via 5PIN), inclusive aproveitei para atualizar o link da postagem:

      http://sourceforge.net/projects/grfloorboard/

      http://www.4shared.com/file/Ol7KhRNz/GR-55FloorBoard_Setup.html

      Se você baixou anteriormente do 4shared aqui no blog, seria interessante baixar essa versão mais recente, pois nas versões anteriores foram reportados alguns conflitos com o WIN 7. Esse link que está no comentário é a versão atualizada (atualizei no post também), inclusive, te agradeço também, pois assim fiquei sabendo dessa atualização tão recente (2 dias), hehe!

      Vê aê!

      [ ]'s!

      Excluir
  2. Opa Valeu pela resposta, mas mesmo assim continuo sem solução. Bom, já tentei de tudo, tipo ligar os cabos midis na minha PLaca (focusrite) e configurei o FloorBoard para tal, e nada ele trava, liguei somente o cabo usb e tambem nada, acontece a mesma coisa, ele trava. Os meus drivers estão todos atualizados tanto que a GR55 funciona via usb por que eu uso o GR55 Librarian normal. Os cabos midis de 5pin estão todos funcionando. Eu acho que só pode ser conflito com o win 7 64. Vou mandar um email pros desenvolvedores do FloorBoard, pedindo uma solução para o problema.
    Te agradeço mesmo assim, muito obrigado e continue nessa dedicação a musica.
    Ate mais Eduardo Macedo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OK!

      O gumtown (desenvolvedor do software) aparenta ser uma pessoa muito solicita. No http://www.vguitarforums.com ele é bem atuante (não sou membro do fórum), inclusive lá há um tópico dedicado ao FloorBoard:

      http://www.vguitarforums.com/smf/index.php?topic=2951.0

      Espero que ele responda seu e-mail e que você encontre uma solução para esse aparente conflito. Em tempo, por vezes a configuração manual acaba sendo mais simples e intuitiva que a configuração via software, e te prepara para eventualidades!

      Obrigado, e até mais, Eduardo!

      Excluir
    2. Clica o botão direito e em executar como administrador

      Excluir
  3. Clica no ícone dele com o botão direito e depois em executar como administrador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, deniguita!

      Como o Eduardo postou como Anônimo, acho que a resposta não vai para a caixa de e-mail dele, mas se ele passar por aqui, ele verá sua dica.

      Obrigado pela colaboração!

      Excluir
  4. Parabéns pela iniciativa, também me chamo Rafael hehe estou pensando em comprar uma GR 55 em Outubro agora, espero não ter muita dificuldade pra instalar o GK na minha stratozinha... só uma pergunta, tu colocou o GK por cima do escudo da guita ou fez um corte nele pra adaptar?

    ps: entrei no blog agora, desculpa aí se estiver perguntando algo que tá "na cara" no blog rsrs

    =P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falaê, Rafael! Poisé, um ótimo nome, kkk!

      Primeiramente, obrigado!

      Cara, então, na minha Strat eu já tive problemas para encontrar um escudo, pois a minha é com ponte de 2 pivôs e eu só o encontrava com distanciamento menor, sendo necessário corta-lo para se adequar a minha ponte. Para a instalação do GK, houve o fato também do escudo ser 3 camadas, sendo assim, mais alto, somado a ação das cordas. Enfim, eu cortei - na faca kkk - o escudo para colocar o GK na Strat, Seguem fotos que tirei no dia:

      http://imageshack.us/m/840/5144/foto2182.jpg

      http://imageshack.us/m/840/2563/foto2188.jpg

      http://imageshack.us/m/851/9503/foto2189.jpg

      E assim ficou minha Strat!

      Como pode verificar nos links dessa postagem (Instalação do GK), para LP, precisa apenas colocar no suportezinho que vem com o GK. E, perceba que no caso da instalação na Strat da postagem não foi necessário cortar o escudo, mas a ação de cordas deve ter ficado alta...


      E nem esquenta, essas fotos com a minha guitarra - bem como a duvida - nem estão na cara do blog, mas sim em um link lateral (Minha odisseia de descobertas!!), que não está tão evidente, hehe!


      [ ]'s!

      Excluir
  5. blz rafa...então, tenho um violão caimbé que ja vem com a entrada do cabo 13 pinos e comprei uma gr55, mas sou bem inexperiente nesta questão da pedaleira/sintetizador...então, não consegui tirar dela nenhum efeito, somente o som do próprio violão...vc poderia me dar uma dica de como faço para usar, por exemplo, um som de teclado? (desde já, obrigado ela atenção com este pobre ignorante..rsrsr...valeu)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Cleyton! Blz!

      Qual a saída que você está utilizando? Não seria o GUITAR OUT, né? Faço a pergunta devido a você ter citado que não consegue tirar dela nenhum efeito, somente o som do próprio violão. No GUITAR OUT, apenas som limpo sai , sem efeito (drives, delays, amps...) algum. Se for isso, basta testar as saídas L/R ou PHONES.

      Se não for isso, o volume do MIDI está aberto no Caimbé? Há o volume individual das cordas também, correto? A grande maioria dos patches de fábrica da GR-55 não trabalham com NORMAL PICKUP, sendo assim, esse seria um motivo para você não ouvir os timbres, caso esteja utilizando o L/R (o GK VOL - que seria o volume MIDI do Caimbé - controla o Patch Volume em sua configuração de fábrica), sendo que nesse caso você não ouviria nada, logo, retornamos a questão de qual saída está sendo utilizada.

      Teclado, você quer dizer timbres de pianos? Se sim, dois exemplo de piano que gosto são o '[LEAD]07-1 Concert Grand' e o '[RHYTHM] 04-1 Double Low Piano', mas vale a pena a pesquisada, pois o que tem a mais de timbres, tipos de piano, synths, enfim... Com o Caimbé e a GR-55 simplesmente conectados, esses patches já funcionariam normalmente, por exemplo. Em relação a dica, qual seria a necessidade, ideia de utilização?

      O Pamplona Junior é um usuário da combinação Caimbé + GR-55, inclusive ele fez uma postagem com boas considerações sobre essa combinação no blog dele:

      http://pamplonajunior.blogspot.com.br/2012/11/violao-caimbe-e-gr-55.html

      Ignorante e inexperiente, nem... é o excesso de opção da pedaleira, haha!

      Inicialmente, é isso. Observe esses pontos que citei, e, qualquer coisa, postaê!

      [ ]'s!

      Excluir
  6. Olá, gostaria de agradecer pelo blog, pois estou pensando em pegar uma GR-55 e cair nesse site foi bom demais.

    Não sei se eu pulei alguma coisa mas fiquei com 1 dúvida... Se eu for pro estudio e quiser usá-la apenas como Pedaleira (tradicional), eu posso?

    Abraço e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcus! Valeu!

      Quando você diz utilizar a GR-55 como uma pedaleira tradicional, seria a utilizar sem a necessidade de um GK? Se for isso, como sabe-se, a GR-55 trabalha apenas com o sistema 13PIN, mas podemos fazer adaptações técnicas (aka gambiarra) para utilizar apenas o P10. Há por exemplo alguns usuários que adicionam um J10 na GR-55, como pode-se observar nessa foto:

      http://goo.gl/NUy3L

      Eu já testei duas opções, sendo que em uma ainda utilizei o GK como interface:

      http://goo.gl/e3NQC

      http://goo.gl/sgFHQ

      O problemas com essas adaptações é que você limita um pouco mais a controlabilidade da pedaleira. Devido aos timbres que a GR-55 tem a lhe oferecer, no final das contas adquirir outro GK - como eu o fiz - acaba sendo mais vantajoso, mas, quando na falta de um... só que ela vai virar um GT (sem modelações e/ou PCM's), haha!

      Se a forma tradicional citada for em relação a efeitos "guitarristicos", não vejo problema algum! Só não vá adquir uma GR-55 sem o GK, a não ser que você já tenha um instrumento com o sistema 13PIN...

      Seria isso?

      [ ]'s!

      Excluir
    2. Perfeitamente.. Quando eu disse 'forma tradicional' eu me referia ao não uso do GK, utilizando apenas efeitos básicos como distorção, reverb e delay. =) Acabei decidindo que não vou fazer nenhuma modificação.

      Estou bem inclinado a comprar essa pedaleira... Você sabe mais ou menos a faixa de preço? Aqui no RJ só acho na faixa de R$3.000 ... O.o



      Excluir
    3. Então, em estúdio, para gravar, ficaria viável utilizar outra guitarra através do GK, sem a necessidade de modificação alguma.

      Em relação a faixa de preços, isso eu não tenho ideia. A minha, eu adquiri em 2011, pelo valor de R$2800,00 já com o GK, sendo que, na mesma época, quem pediu para alguém trazer de fora - como o Marcos Marques - pagou na faixa de R$2300. O jeito acaba sendo pesquisar e pechinchar mesmo, haha! A minha, pulou de R$3100,00 para R$2800,00 em menos de 15 minutos... só falei que iria adquirir em outra loja que tinha a pronta entrega e pronto (eu encomendei), lá estava o desconto, kkk!

      Excluir
  7. comprei a gr-55, pedi a um luthier istalar o gk-3. cheguei em casa, fiz a conexoes com os cabos e nao quer sair os efeitos.

    tem que fazer outras configurações ou é só ligar?
    eu liguei na mesa staner de 4 canais, é antiga; é verdade. mas nao era só conetar na mesa??

    ademir pereira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Ademir!

      Então, na prática é só ligar, porém verificando se o patch está com o volume aberto no VOL do GK, pois o mesmo vem configurado de fábrica para "Patch Volume" e/ou no EXP PDL, pois alguns patches de fábrica vem com o EXP PDL como volume. Outra coisa é verificar a chave seletora do GK. Você pode a deixa-la no MIX mesmo. Como você citou, não saem os efeitos, e a chavinha no GUITAR, bem como a saída GUITAR OUT, não produzem tais.

      Há sim configurações para fazer na pedaleira, para que a mesma se adeque de melhor maneira a sua guitarra e seu playing, mas só o fato de pluga-la já "a faria funcionar", quando não nas condições acima (GK no GUITAR e GUITAR OUT). Vê aê!

      Sobre a mesa, uma coisa que gosto de fazer é jogar o L e o R, mesmo que MONO nela. Poisé, também a utilizo nesse esquema!

      [ ]'s!

      Excluir
  8. Ola Rafael... chove muito aki em Londrina, e ai???como está?
    Consultei a listagem do tone list aqui no blog e verifiquei uma infinidade de som que nao consegui acessar. drums e tantas outras que nao sei onde estão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Ademir!

      Aqui em Ibiúna a chuva também está bem constante também! E forte! Ao menos há o frio, por vezes mais ameno! Prefiro o frio ao calor, haha!

      Agora, sobre os PCM's do "tone list", basta, na aba [TONE] deixar selecionado (em destaque) o PCM, e, com o dial, ir selecionando o TONE. Há 910 tones, sendo que estão divididos em categorias, tais como pianos, strings, drums, enfim. Para você navegar pelas categorias utilize os direcionais [<] [>] do dial, e para navegar pelos PCM's utilize o próprio dial, como citado anteriormente. Os PCM's de batera e percussão estão no final, lá pelo 900.

      É isso!

      Excluir
  9. Legal, muita paz ao povo de Ibiuna. Achei. Obrigado! voce è ótimo.
    vc sabe se tem som de banjo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu!

      Sobre o banjo, você tem o PCM de banjo bem como a modelação de banjo. O PCM você encontra como já descrito, enquanto para o modelação você faz o mesmo processo (direcionais do dial) só que sobre o tone [MODEL], na mesma "aba" na GR-55.

      Simples assim!

      Excluir
  10. Achei o banjo.. mas não é lá grande coisa... Caro Rafael.. to percebendo um ruido (as vezes) quando toco alguma nota. exemplo. o som do piano nao sai.. sai um ruido esquisito. será alguma coisa na
    regulagem, instalação do gk ou erro na digitação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O banjo da modelação eu até que gosto, e ainda, por ser modelação, o playing sai mais natural!

      Sobre o piano e o ruído, pode ser qualquer uma das coisas citadas (hehe). Mas como seria esse ruído "esquisito"? Seria como um pitch bender ou ruído, de fato? Se for algo como o pitch bender, significa que o 'chromatic' do PCM não está ativo. Para ativa-lo basta, sobre o PCM, apertar o [ENTER] que você encontrará ele - bem como outros parâmetros - para ativar. Se sair algo como um harmônico, há nos settings do GK alguns parâmetros, tais como nuance, que interferem no ataque e interpretação das notas.

      Vê aê, Ademir!

      Excluir
  11. tive fazer mágica para saber o que é um pitch bender (passo dobrado).
    mas vou verificar o chromatic do pcm para ver se ele está ativado.

    mas o som se parece mesmo com harmonico, entao vou fuçar no setting do gk para ver o que consigo.. senao volto te incomodar

    ResponderExcluir
  12. Rafael, os ruidos sao provocados quando solo uma frase na guitar.
    segui os passos fui cromatic tava off mudei para on e dei write pra sair.. ( precisava?) e os ruidos continuam surgindo em outros pcms

    ResponderExcluir
  13. Rafael, outra coisa que pode ajudar a resolver o problema: os ruidos só aparecem quando se esta no "user" ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ademir, o [WRITE] é para gravar (quando clicado duas vezes). O ruído seria algo do tipo isso? Segue:

      https://www.youtube.com/watch?v=x6ekvyjw96s

      Ou seria outro tipo de ruído? Se você mexer na fonte da pedaleira, esse ruído para ou muda? Ou no P10 do out? Já aconteceu comigo casos semelhantes.

      Sabe, o cabo 13PIN é meio chato as vezes (hehe), e cria alguns ruídos indesejáveis... para isso:

      http://www.vguitarforums.com/smf/index.php?topic=3132.0

      Eu limpo os contatos com álcool isopropílico e por vezes procuro "arretar" o cabo. Esses dois processos faço periodicamente.

      O fato de ser no [USER] não seria tão relevante, pois os parâmetros utilizados são os mesmos. A diferença maior é quando você utiliza os timbres de sua própria guitarra.

      No patch [LEAD]>01-3 por exemplo, o excesso de compressor cria um ruído constante, mas isso acontece comigo. Logo, diminuo o compressor e pronto. Esse é um fato isolado.

      O problema é que se tratando de ruído seria bom ter referência de que tipo de ruído estamos falando. Os pontos que citei tenho como referência o que já aconteceu aqui.

      É isso, por enquanto, hehe!


      Excluir
  14. Obrigado mais uma vez.. vou limpar os contatos, mas como a pedaleira nao tem nem um mes de uso... acho que não nesta parte.

    exemplo: no som de clarineta ou sax às vezes nao sai o som dos mesmos.. saindo um timbre diferente como se fosse da propria guitar ou as vezes um ruido como se estivesse arranhando... no pull of e o vice-verso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz, é que sem referência sonora fica muito nas possibilidades... já chegou a alterar os parâmetros do GK, no [SYSTEM], ou no próprio PCM?

      Excluir
  15. tô ficando cobra em mexer nos parametros e configurações mas nada resolveu meu problema.... tem como mandar um email pra vc receber o som ai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí sim hein?! Bom que se "descobre" bastante coisa "fuçando" as configurações e suas possibilidades. Hospede o som em um site e passe o link por aqui mesmo, se possível.

      Excluir
  16. Olha gravei o som apareceu os ruidos. voce vai notar.. mas hospedar som em site eu nao tenho nem ideia de como fazer isso. nao da pra mandar via email? sou pobre em informatica..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a sua conta Google (que você utiliza no blogger e/ou Google+), você pode upar tanto no YouTube quando no Google Drive e depois só compartilhar o link. Pode também, com a mesma conta Google, logar no 4shared e upar o áudio. Sabe, não posto o e-mail aqui devido a receio de spams e tal (até relativo a algumas estatísticas do blog)... a conta que utilizo é unica para os produtos Google...

      Mas vê aê!

      Excluir
  17. Acho que agora vc vai poder ouvir. O legal é que atraves de vc estou aprendendo muito.. 61 nas costas pesa um pouco não é?


    https://docs.google.com/file/d/0B_A-gwTD4c2QR2xWVmtFR2pBVzA/edit?usp=sharing

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Ademir!

      Pesa nada! A vantagem é que com o tempo vem também o amadurecimento, o foco! Musicalmente falando, você valoriza mais o tempos disponível que tem e a informação a absorver, bem como a absorção da mesma! Bom, falo por mim, hehe! Uma coisa que sempre trago comigo é que "o verbo aprender só tem valor quando é conjugado no eterno presente", afinal, "a morte de um homem começa quando ele desiste de aprender", haha!

      Então, esses ruídos p'ra mim são como harmônicos, que citei anteriormente. Logo, o captador hexafônico está próximo das cordas? Um teste legal a fazer é abafar as cordas com algo, como um pano (ala Greg Howe), ou mesmo com o indicador (ala Greg Howe, novamente!) para que a mesma diminua a vibração das cordas que não estão sendo tocadas, quando na mudança da digitação ou movimento da mão da palheta. São duas coisas que faço muito... e, sim, ouço muito o Greg! Aparentemente, pelo que ouvi, o som ocorre quando o ataque fica mais staccato ou quando há mudanças de corda.

      Com base no que já aconteceu comigo e com alguns users que conheci pelo blog, podemos citar:

      1) Faz pouco tempo que você está com a pedaleira (cerca de um mês, correto?). A verdade é que, em um processo de ergonomia, você adequara naturalmente seu playing a GR-55. Sabe, nem todos os PCM's se comportam da mesma maneira, mas como você citou, já deu p'ra perceber, haha!

      2) O captador hexafônico mais próximo das cordas faz uma boa diferença na resposta e tende a diminuir esse ocorrido.

      3) Você pode alterar os settings do GK, diminuindo talvez um pouco da sensibilidade das cordas, por exemplo, ou o tempo de resposta de ataque da mesma. Um ctrl+c/ctrl+v de um outro comentário que fiz aqui no blog:

      "Então, um parâmetro que melhora um pouco a resposta é o PLAY FEEL do GK SET no [SYSTEM]. Ele originalmente vem em 3, alterando para 4, a resposta fica interessante, e, em 5, perde-se a naturalidade do playing, IMO. Logo, o 4 seria um bom teste. Logo após o PLAY FEEL, seria interessante aumentar pouco o VELOCITY DYNAMICS (que originalmente está em 5), sendo que o meio termo (7) talvez seja suficiente."

      São algumas ideias! Vê aê!

      [ ]'s, Ademir!

      Excluir
    2. Vc além de tudo isso é filósofo... hehehe. fiquei contente com a resposta. Em primeiro lugar, levei a guitar de volta ao luthier para uma revisao. Ele vai checar as distancias do captador e da ponte e testar. Depois que voltar da revisao vou checar os settings. Tomara que dê certo.. Obrigado. God Bless you very much!

      Excluir
    3. Haha, Valeu!

      Lembre-se que há configurações a se fazer na GR-55 também, como a distância entre saddle/carrinho e captador hexafônico, além da já citada sensibilidade individual das cordas. Aquele parafusinho no meio do hexafônico também permite um interessante ajuste com a chavinha de fenda que vem com o GK.

      Também espero que dê certo!

      [ ]'s!

      Excluir
  18. Olá Rafael,

    Acabei de adquirir a Gr-55, instalei o Gk-3 num violão de aço, quero tocar as músicas com o som do captador do violão e na hora dos solos usar algum timbre de piano, sax, flauta,..., mas não consigo usar os dois captadores ao mesmo tempo, quando eu conecto o cabo na saída L ou R consigo usar os timbres da GR-55, mas quando conecto no GUITAR OUT só consigo o som do meu violão, como faço pra unir os dois sons, os dois captadores?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcos!

      Então, os dois captadores são ativos via GUITAR OUT, o que não é funcional nessa saída são os PCM TONE's, bem como qualquer efeito ou ambiência. No GUITAR OUT, você só terá o som do violão e/ou das modelações de guitarra e tal. Essa é uma dúvida bem recorrente! Acho que - a fim de informação - vale uma lida nesse "ctrl+c/ctrl+v" de um post do blog:

      "No GUITAR OUT você não terá amps, pedais, delays (nem wah!), apenas o timbre limpo do instrumento/modelação. Nela, você pode escolher se sairá apenas a guitarra modelada (MODELING), apenas a guitarra normal (NORMAL PU) ou ambas (BOTH) sendo que o parâmetro se encontra em [EDIT] > SYSTEM > OTHER. Repare que nem mesmo a alteração do OUTPUT SELECT afeta o GUITAR OUT. A real finalidade do GUITAR OUT é te dar a opção de jogar a tua modelação em outro amp ou set de pedais, por exemplo. Sobre o que sai no GUITAR OUT, há a configuração para essa escolha, sendo as 3 opções Guitarra/Modelação/Guitarra+Modelação. O parâmetro citado , que é o SOURCE do GUITAR OUT se encontra em [EDIT] > SYSTEM > OTHER. Para quem utiliza set's externos, é muito interessante trabalhar com ASSIGN's no GUITAR OUT."

      Por fim, você utilizará o L/R mesmo para ter ambos os timbres (violão e PCM's), basta apenas deixa-los ativos na aba TONE. A chave seletora do GK poderá ficar em MIX. Dentre muitas opções, você pode trabalhar com os volumes dos TONE's para zerar um timbre e aumentar outro. Simples assim!

      Qualquer coisa, só postar!

      [ ]'s!

      Excluir
  19. Obrigado cara, problema resolvido!!!

    Abração!!!

    ResponderExcluir
  20. E ai cara, blz?

    Cara, primeiramente meus parabéns pelo blog! Muito bom mesmo!

    Em segundo lugar gostaria de uma ajuda sua... tenho uma gr-55 e o gk-3 instalado em uma Les Paul aqui que uso (bem básica), só que notei que o som está meio... falho quando uso o violão, parece que está meio "latão", especialmente quando bato a 6ª corda sem nenhuma casa...

    O captador foi instalado por um luthier e na verdade não está relando no corpo da guitarra... só está grudado na ponte... você acha que poderia ser isso?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae, Niko! Obrigado!

      Essa "falha" acontece tanto nas modelações quanto nos PCM's? Mesmo você citando o violão, a pergunta é porque geralmente em timbres PCM que essa falta de resposta na 6ª corda tende a acontecer (há violão PCM também).

      Em LP é possível instalar com o suporte. Isso não deve ser, pois, se a Roland já oferece um suporte para LP... A altura do captador hexafônico em relação as cordas está próxima? Tem aquela medida padrão, que também vem com o GK. Essa regulagem é também fácil de fazer, via o parafusinho que fica no meio do hexafônico, utilizando aquela mini chave de fenda. Essa altura é bem relevante para uma melhor resposta.

      Fora isso, um parâmetro que melhora um pouco a resposta é o PLAY FEEL do GK SET no [SYSTEM]. Ele originalmente vem em 3, alterando para 4, a resposta fica interessante, e, em 5, perde-se a naturalidade do playing, IMO. Logo, o 4 seria um bom teste. Logo após o PLAY FEEL, seria interessante aumentar pouco o VELOCITY DYNAMICS (que originalmente está em 5), sendo que o meio termo (7) talvez seja suficiente. Nos PCM's você encontra alguns parâmetros - tal como attack - que tendem a também melhorara a resposta do mesmo.

      Vê aê!

      []'s!

      Excluir
    2. Depois de mais de 1 mês, vamos lá! kkk'

      Bom, eu tirei o captador da guitarra e montei conforme a orientação da página da GK-3, já que o luthier não fez, e para a minha surpresa... não mudou nada --'

      Hoje acabei de remover a mesma da guitarra (não acredito ainda que paguei 60 conto para fazer o que feito kkk') e tentei fazer uma captação meio que suspensa, sem relar na ponte, e pelo que consegui tirar, foi o mesmo som...

      Querendo persistir um pouco mais, fiz uma tentativa meio falha de usar um violão de aço, mas o som do próprio atrapalhou bastante na escuta do som, que pareceu estar a mesma coisa...

      Bom, as configurações (patches e tals) eu copiei da GR 55 do meu professor. Ele usa uma Strato da Yamaha, e testando os sons utilizando a minha guitarra e a dele, com a mesma pedaleira, tivemos uma GRANDE diferença, que é o som bem mais agudo da minha, parecendo um latão a 6ª corda em determinados momentos e o restante ficando como se fosse uma viola bem aguda (isso utilizando o violão), e na dele, sai um som de violão bem gostoso de se ouvir, nada tão agudo... Meio que encorpado... Por ai kkk'

      Vale mencionar que isso ocorre com a maioria dos sons de corda, salvando apenas as distorções. Já em relação aos sons PCMs (seria os de teclado, sax etc né?), tenho um pouco de dificuldade em fazer o o som sair algumas vezes... Principalmente com a 1ª corda...

      Bom, vou montar uma outra hora o captador novamente, comprar um encordoamento novo já que a 1ª foi pro pau hj (e tirar minha suspeita se não seria as cordas) e tentar fazer o que vc falou... vai que cola! kkk'

      Muito Obrigado pela ajuda!

      Abraços!

      Excluir
  21. Ola Rafa. Quando voce regula o play feel ou a sensibilidade de um pcm, a regulagem é só para aquele pcm ou para todos...e outra coisa: como obter uma regulagem para um som de guitarra legal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ademir!

      Aqueles problemas anteriores foram resolvidos?

      Sobre as regulagens, todas as alterações que são feitas no [SYSTEM] serão configurações globais na pedaleira. Individualmente também há as configurações de PCM, bastando clicar [ENTER] sobre o mesmo para mais parâmetros que podem ser alterados para procurar melhorar a resposta do mesmo. Por vezes eu apenas aumento para +1 o ATK do PCM, quando ele está muito "chato". O ATK você encontra clicando com o direcional [>] do dial sobre o PCM até uma próxima aba TONE, onde você também encotrará o OCT, CUT e REL.

      Agora, sobre sons de guitarra, isso é muito relativo ao gosto timbrístico de cada um, mas, pensando em modelações, gosto dos timbres desse patch:

      http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2011/11/patch-2gtr-gig.html

      Um adendo é que utilizo a pedaleira em linha, ok?

      [ ]'s!

      Excluir
  22. Rapaz, hoje ainda estava tentando resolver o problema quando uso o PIANO . Alias piano e sax são os que mais apresentam problemas. já fiz umas quantas regulagem no GK e nao consigo resolve-los. Mas me parece que talvez a guitarra nao esteja ajudando.Coisa de altura das cordas nas primeiras casas .. sei-lá! estou pensando em mudar o GK para uma outra guitar e tirar a prova...

    Abraços e muita paz.

    ResponderExcluir
  23. Rafa belleza brooo brother vc tema whatsapp para trocar ideas e tirar duvidas ...por ejemplo eu estou com a mi ha GR55 parada porque nao consigo atualizar , bailar os drivers ...estava usando o básico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae, André!

      Cara, eu não utilizo a WhatsApp. Mas já chegou a ver o post "UTILIDADE PUBLICA - Nova Atualização da GR-55 (v1.50)" (http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2012/07/utilidade-publica-nova-atualizacao-da.html)? Nos comentários há uma explicação de como atualizar a GR-55.

      Sobre os drivers, no 4shared precisa estar logado, e, no site da Roland agora o link é esse:

      http://www.rolandus.com/support/by_product/gr-55/updates_drivers/

      Atualizei o link no post também!


      Vê aê e, qualquer coisa, só postar!

      [ ]'s!

      Excluir
  24. Mudei umas coisas sem querer e nao consigo colocar mas nada direto no ped, entao gostaria de retornar ao sitema normal. Como faço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Romeu, basta executar um FACTORY RESET. Nesse vídeo - em inglês - é feito passo-a-passo tal procedimento:

      https://www.youtube.com/watch?v=maonH_YndS4

      É isso!

      Excluir
    2. Depois deDepois deste procedimento ela fica igual a quando eu comprei?

      Excluir
    3. Esse é o reset para retornar as configurações "de fábrica" dos patches e parâmetros.

      Excluir
  25. Rafael outra pergunta, se eu utilizar a maneira tradicional de configuração, diferente da sua, sera que eu consigo utilizar o pedal para controlar o wah wah? Até hoje não consegui coloca-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Para isso, além de setar o Wah normalmente e o deixar no modo MANUAL, enderece os switches no PEDAL GK/CTL na aba [MASTER], sendo |EXP ON FUNCTION> MOD CONTROL| e |EXP SW FUNCTION > MOD SW|.

      Um adendo, para altera o wah para o MANUAL basta, sobre ele, clicar [ENTER] que uma outra aba se abrirá, sendo que nela você encontrará esse parâmetro, dentre outros (clicando [>] também vai, mas te dá menos opções.

      É isso!

      Excluir
  26. Bom dia Rafael, eu fiz uma distorção e percebi que tem um efeito por traz dobrando mas não achei em canto nenhum, fico chateado quando isso acontece. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Romeu!

      Dobrando a guitarra? Não seria a modelação ativada junto ao NORMAL PU? Você pode verificar isso na própria aba [TONE] verificando quais estão ativos. Pelo que citou, essa é uma possibilidade!

      Excluir
    2. Ok Rafael vou verificar tudo isso hoje e te digo amanhã, obrigado!

      Excluir
    3. Tem possibilidade de trocar da GR55 para minha guitarra usando apenas um cabo?

      Excluir
    4. Eu uso um cabo da GR para caixa, o 13 pinos para a guitarra e um do GK para a guitarra, mas não consigo passar do som da GR para o da guitarra trocando a posição no GK sempre tenho que trocar a posição do cabo na GR55 isso em um show ao vivo é complicado. Sera que tenho de usar dois cabos, mas minha caixa só tem uma entrada. ?????

      Excluir
    5. A ligação que você faz está correta, Romeu! Não serão necessários dois cabos indo para o amplificador! Sobre o GK, você pode o deixar continuamente em MIX, a não ser em ocasiões específicas.

      Você pode utilizar os switches da GR-55 para as trocas que quer, tanto via GK/CTL CONTROL - aba [MASTER]>GK/CTL CONTROL>escolher o SW>colocar função TONE SW>escolher parâmetros para cada tone (se ON ou OFF) - quanto via ASSIGN's. Só na pedaleira você já consegue todas opções!

      Tome como base os patches postados no blog (e assista o video-tutorial sobre ASSIGN's e guitarra, se possível) que isso poderá colaborar com suas configurações!




      Excluir
    6. Obrigado Rafael, vou tentar !!!!

      Excluir
  27. Ola Rafael.
    Toco em uma banda cover de Parl Jam. Sei que ela simula o baixo fretless. Gostaria de saber se ela também possui efeito de baixo com cordas dobradas, igual a musica Jeremy. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Você está utilizando a GR-55 com guitarra com o baixo? Pelas suas citações, creio que contrabaixo mesmo! Afinal, é uma banda cover! Logo, isso é simples! Você terá que evidentemente utilizar uma modelação de contrabaixo sendo que:

      1 - Apenas setar o 12STR SW na modelação, clicando - na aba [TONE] - o [ENTER] no MODEL, sendo que lá você terá essa opção.

      2 - Criar, na aba [MASTER], em [OTHER] uma ALT-TUNING, assim você poderá utilizar o timbre de seu bass junto a uma modelação.

      Vê aê!

      [ ]'s!

      Excluir
  28. Rafael, primeiramente parabéns pela iniciativa do blog...Bem explicativo.
    Acompanhei o vídeo que você faz o passo a passo para construção de um patch onde você configura 2 guitarras ( Strato e Les Paul) para controle no pedal CTL, Drive no volume do GK 3 e mudança de captação pelo GK S1 e GK S2. MInha pegunta é a seguinte: Após acompanhar o seu vídeo e configurar da mesma forma eu gravei o Patch pela tecla Write, ficou tudo certinho mas quando aciono o GK S1 e o GK S2 ao invés de mudar a captação eles mudam o banco. Poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Reginaldo!

      Você não alterou os controles do GK para "Patch Settings", né? Ao que aparenta, o detalhe é apenas esse, pois o a troca de bancos é a função original dos switches do GK. A troca de bancos acaba sendo feita pelos pedais 1+2 e "tal".

      De antemão, sobre alterar o "Patch Settings", olha aqui:

      http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2011/12/tutorial-alterando-settings-do-gk-na-gr.html

      A princípio, a troca de bancos aparenta ser um pouco "chata" dessa maneira, mas, em contrapartida, a troca dos mesmos será menor também! Ah,a troca de patches se manterá igual.

      Vê se é isso, e, qualquer coisa, só postar novamente!

      [ ]'s!

      Excluir
  29. Olá pessoal , acabei de adquirir a pedaleira GR 55 , alquem sabe de algum grupo de whatsapp ? Para trocas de idéias ? Abraço a todos .

    ResponderExcluir
  30. Olá pessoal , acabei de adquirir a pedaleira GR 55 , alquem sabe de algum grupo de whatsapp ? Para trocas de idéias ? Abraço a todos .

    ResponderExcluir
  31. OlÁ AMIGO!
    cOMO FAÇO PARA EDITAR O GR55 PELO FLOORBOARD?
    LIGUEI O CABO USB MAS NADA ACONTECEU!!
    OBRIGADO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Inicialmente, já instalou os drivers da pedaleira em seu computador? Nesse post, caso ainda não, há os mesmos para download.

      Utilizei o floorboard apenas uma vez, a fim de verificar sua "arquitetura", sendo que a edição dos patchs é algo intuitivo se se fazer! Porém, ainda prefiro direto na pedaleira, que também se torna algo "intuitivo" com a prática!

      [ ]'s!

      Excluir
    2. OBRIGADO RAFAEL!!!
      OUTRA COISA:
      SERÁ QUE SE CONSEGUE EDITAR OS PATCH DE MODO QUE QUANDO MUDA PARA OUTRO PATCH, ELE ESPERA TERMINAR O SOM DO ANTERIOR SEM CORTAR, "COMO ERA NO GR1"?
      OBRIGADO!!!

      Excluir
    3. Ok, Hilney!

      Essa "sobra" do patch anterior na GR não há. A melhor ferramenta acaba sendo a utilização dos ASSIGN's na edição do patch, que, além de por vezes suprir grande parte da sua necessidade de repertório, efetua a troca de parâmetros sem esses "cortes". Um exemplo:

      http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2013/10/video-tutorial-assigns-e-guitarras.html


      Vê lá!

      [ ]'s!

      Excluir
  32. Obrigado Rafael!
    Uma pena, pois isso é importante quando muda o patch e o outro termina natural sem cortar!!!
    No GR1 isso era perfeito e editável quando mudava o som ficava bem natural
    a mudança!!!!
    valeu!
    Hilney

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poisé! Gostava disso na GT... inclusive o delay, que se estendia nos patches e deixava também a mudança bem constante.

      [ ]'s, Hilney!

      Excluir
  33. Ola Rafael tudo bom?
    Rapaz aqui é o Hilney, fiz uma besteira de tanto mexer no Gr55,
    que eu perdi a cofiguração do GK onde um lado é guitarra normal, no meio é o mix e outro lado synt...só que ficou tudo igual, tudo synt!!!!
    como faço pra colocar como estava ? pra baixo guitar no meio mix e no noutro synt?
    Obrigado amigo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Hilney!

      Aqui, uma intro sobre a ideia do GK MIX:

      http://goo.gl/2rGcwq

      Logo, não há - de fato - uma configuração do sistema para a chave seletora do GK, mas sim funções que geralmente são direcionadas a configuração do patch, como por exemplo mutar o som dos captadores originais quando em GK ou desativar alguns efeitos - tal como delay - quando em GUITAR.

      O que pode ter acontecido - pela sua citação - é que os TONE's foram ativados ou desativados no patch. Seria, portanto, uma boa verificar quais TONE's estão ativos ou desativados na aba [TONE], e nas configurações do GK (aqui sim no [EDIT] > MASTER (ou SYSTEM, dependendo de como você utiliza os controles) > PEDAL / GK CTL) a atribuição de comandos/controles dos mesmos.

      Sobre a chavinha, ele pode ficar no MIX mesmo hehe, salvo quando queira atribuir alguma função a ela. Os PCM's - quando ativos no patch - serão funcionais nas três posições dela, sendo que ele será desativado via algum SW da pedaleira.

      Vê aê!

      [ ]'s!

      Excluir
  34. Ola Rafael tudo bom?
    Rapaz aqui é o Hilney, fiz uma besteira de tanto mexer no Gr55,
    que eu perdi a cofiguração do GK onde um lado é guitarra normal, no meio é o mix e outro lado synt...só que ficou tudo igual, tudo synt!!!!
    como faço pra colocar como estava ? pra baixo guitar no meio mix e no noutro synt?
    Obrigado amigo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondi no comment acima, Hilney!

      Excluir
    2. valeu meu camarada, vou tentar...essa pedaleira é bastante complicada!!!!!

      Excluir
  35. Boa tarde Rafael!!
    com muita luta consegui fazer funcionar o mix do GK, agora so falta fazer funcionar o lado da guitarra normal do GK!!
    ja tentei tudo...sera que vc tem o caminho pra fazer o som da guitar sair quando a chave do GK esta para guitaR?
    OBRIGADO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hilney, no começo a GR-55 é um pouco complicada mesmo.... depois de um tempo você já fica mais "de bem" com ela, haha! E, após se acostumar com os caminhos e tal, a coisa fica bem mais simples!

      Sobre o que citou acima, reitero os que citei no comment anterior. A chave do GK não fará - de fato - alterações do sistema, sendo que no GK a guitarra - NORMAL PU - será funcional no GUITAR e no MIX. O detalhe logo provavelmente está na aba [TONE] sendo necessário verificar se os timbres estão ativos ou não.

      Sobre o caminho, você pode deixar essa chave constantemente no MIX - salvo as exceções também anteriormente citadas - e ativar/desativar os timbres via SW. Nos patches e tutoriais dispostos no blog você encontra os caminhos. A exemplo:

      http://goo.gl/l5Q5eJ

      http://goo.gl/mkArfh

      Dá uma lida, assistida e analisada!

      [ ]'s!

      Excluir
  36. Olá Rafael.Um prazer falar com você e seu blog é a "salvação da lavoura"rs.Acabei de adquirir uma GR55 e um violão Caimbé,versão 2016 (espero que ajude em alguma coisa,hehe).Sei que a guera vai ter início,rs.Espero contar com sua preciosa ajuda no "front'.Valeu e inté!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Isnard!

      Obrigado e bem vindo ao mundo dos Synth Guitars! Sobre o Caimbé, tendencialmente a ideia de qualquer empresa é melhorar cada vez mais, hehe!

      Ao menos, com as informações dispostas no blog - não se esqueça de dar uma atenção especial aos comments! - já contamos com boas estratégias para a "guerra"! _o/

      E pode contar comigo. Procurarei colaborar no que puder!

      [ ]'s!

      Excluir
  37. ola rafael..posso usar a gr55 com um set de pedais? da p usar as modulacoes dela com os pedais tudo ligado num ampli so? obgd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      As modulações junto a um set de pedais podem ser utilizadas via GUITAR OUT. O link a seguir tem informações sobre ela bem como responde algumas de suas questões::

      http://goo.gl/shMdg1

      Você pode manter as configurações como está "de fábrica", porém para casos mais específicos, pode-se alterar o SOURCE do GUITAR OUT em GK SETTINGS - [EDIT] > SYSTEM > OTHER, considerando também os settings do SYSTEM.

      Perceba que a utilização do GUITAR OUT é, de certo modo, específica, logo, aso queira utilizar os efeitos da GR-55, a maneira que poderá ser utilizada é mesmo via as saídas PHONE/L/R, sendo que você pode trabalhar com STRUCTURE's distintos (na página 40 do manual há uma explanação sobre isso),além de poder alterar a cadeia dos sinais, como um FX-Chain, em analogia às GT's.

      Inicialmente, é isso!

      [ ]'s!

      Excluir
  38. Olá, gostaria de saber se tem como utilizar a saída Guitar Out com efeitos dos pedais distorção, chorus, delay e outros ? Qual a configuração ?

    ResponderExcluir
  39. Olá "Comandante".Gotaria de um passo a passo para fazer atualizações da GR 55.Se puder me ajudar,te agradeço pois não entendo nadica de nada disso.rsrsrs.Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Já chegou a assistir esse vídeo? Segue:

      https://m.youtube.com/watch?v=bpjwxrVCuuA

      Vê aê!

      [ ]'s!

      Excluir
  40. Ol´Rafael.Adquiri uma Cort X1 para acessar sons da GR55 e tudo certo.Mas tem atualizações e eu não sei mesmo como fazer isso.Necessito de um "passo a passo' bem par "jurássicos" em se tratando desse assunto pois NUNCA fi uma atualização desse tipo e nada sei a respeito.Te agradeço ,desde já.Fui ao site da Roland e vi driver's para windows ,etc ,além da atualiação V.1.50.só que não sei quais procedimentos pra ter sucesso nisso.Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Isnard! E a guerra, hehe?!?!

      O comentário anônimo acima é seu? Já chegou a assistir esse vídeo de um outro usuário da GR-55? Segue:

      https://youtube.com/watch?v=bpjwxrVCuuA

      Tirei o "m" de mobile, hehe!

      Vê aê! Não é complicado!

      [ ]'s!

      Excluir
  41. Ivaivann.nascimento@yahoo.com10 de dezembro de 2018 às 22:53

    Olá amigos.. que bom que achei este blog. Já fazem uns 3 ambo que tenho uma gr55 e não sei mecher direto nela. Aleguem pode me ajudar? Minhas maiores dúvidas daí em relação a programação da graça, não consigo de jeito nenhum timbrar o efeito de violão usando uma guitarra pra ficar semelhante a um violão real... Fica sempre muito superficial... Não parece me de longe com um violão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ivan!

      Sabe, sobre o timbre, uma coisa a se considerar também é a cadeia de timbres ou mesmo como você utiliza a GR-55. Eu, prioritariamente, com pedaleiras, sempre as utilizei em linha. Bom, o timbre também é - evidentemente - a soma das escolhas que você faz dos/nos parâmetros do patch.

      Coisas interessantes a se fazer nesse caso - como citado - é testar outras configurações de OUTPUT da GR-55, mas caso não queira alterar isso, você pode trabalhar com STRUCTURE's distintos (na página 40 do manual há uma explanação sobre isso),além de poder alterar a cadeia dos sinais, como um FX-Chain, em analogia às GT's.

      Um timbre de violão que utilizo está presente - também - nesse patch:

      https://monstrinhosonoro.blogspot.com/2011/12/patch-violao-e-guitarra-com-wah.html

      Em base, é isso!

      [ ]'s!

      Excluir
  42. BOA TARDE ! VC CONSEGUE O MANUAL EM PDF E EM PORTUGUÊS DO SINTETIZADOR ROLAND GR-1 ? MUITO OBRIGADO !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Augusto!

      Esse manual, em português, eu não possuo. Dei uma procurada aqui, mas encontrei apenas o em inglês, que também é disposto no site da Roland:

      https://static.roland.com/assets/media/pdf/GR-1_OM.pdf

      Já entrou em contato com a Roland? Talvez eles enviem o manual a você!

      [ ]'s!

      Excluir
    2. MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO E PELA IDÉIA DE FALAR DIRETO COM A ROLAND.SE VC CONSEGUIR ESSE MANUAL EM PORTUGUÊS ME AVISE !!!(augustoroldo@bol.com.br) MUITO OBRIGADO !!!

      Excluir
  43. ALGUEM PODE ME AJUDAR A CONFIGURAR A GR55 NO SETLIST MAKER

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Já chegou a assistir o video-tutorial abaixo? Segue:

      https://www.youtube.com/watch?v=9XiRPULoYCA

      [ ]'s!

      Excluir