UTILIDADE PUBLICA - Colabore com os posts!

 Isso aê galera!! Vocês podem colaborar com os posts enviando dicas, patches, divagações.... assim o blog sempre terá uma informação diferente para compartilhar!

 Uma ideia de contribuição de patches é baseando-se em meu primeiro post de um patch. O legal seria trabalhar com apenas timbres modelados e com gravação em linha ou USB, pois assim a fidelidade de som do sample do patch será maior, visto que todas as funções são designadas pela pedaleira.

 Segue a idéia:

 1) Nome do patch

 2) Descritivo e suas opiniões sobre o patch

 3) A quem pode agradar (Pop, Rock , Sertanejo, Pagode, MPB.....)

 4) Atribuição de controles e parâmetros:
CTL SW -
EXP -
EXP SW -

EXP ON -

Para Patch Settings:

GK VOL -
GK S1/S2 -

Considere os parâmetros de MAX e MIN dos mesmos!

5) Timbres Utilizados

 Violão:
 Guitarra: 
 Amp:
 Drive: 
 PCM Tones:
 Efeitos:

 6) Sample com os timbres gravados via LINE/IN ou USB (setar OUTPUT como LINE/PHONES), com link no 4shared para a adição de um player ou vídeo no YouTube, demonstrando o patch.

7) Link para download

8) Considerações finais

9) Sobre você, links do YouTube/Facebook....


 Acho que é só isso! Espero a contribuição de você, OK?

[ ]'s sintetizados!!!

14 comentários:

  1. e ai cara oia eu por aki denovo,eu tava fuçando aki no meu gr, e gostaria q vc de uma olhada no path other 03-1,eu vi q da pra usar dois instrumentos em um unico pcm,no caso aki o pcm1 tem dois instrumentos q sao sao trocados apertando o ctl,eu gostaria de usar o mesmo mecanismo,sendo q no pcm2 vou precisar fazer a mesmo coisa so q preciso desativar totalmente um dos pmcs para usar o outro,se vc poder fazer um esqueminha de como montar isso ai eu agradeço,e se tiver isso no manual por favor me indique onde fica pra eu poder da uma estudadinha....grande abraço mano e obrigadu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Cleber!

      Se eu bem entendi o que você quer, o 4PCM patch atua com essa troca. Você pode utiliza-lo como referência:

      http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2011/10/patch-4pcm-mod.html

      http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2011/10/tutorial-alterando-pcms-do-4pcm-patch.html

      Vlw!


      Excluir
  2. I aew Rafa, blzera? então cara, gostaria que se fosse possível e se você tiver, que vc posta-se alguns timbres voltados para o pagode, eu toco violão, tenho um grupo de samba, mais não conheço muitos intrumentos usados, tem umas guita legal pra caramba nas músicas de Sorriso Maroto, Belo, Pixote, mais eu não tenho nem ideia de como montar elas, eu já montei vários timbres(todos simples, flauta, sax, gaita, sanfona...) se não puder postar mais puder me dar um caminho de como montar eu ficaria muito grato, desde já agradeço, abraçoo

    ResponderExcluir
  3. Eae, Leandro!

    Grupo de samba! Legal! Logo, você conhece o trabalho do guitarrista Michel Fujiwara, não?! O japonês é f0d4, haha! Sabe, sou viciado em 7 cordas! Por vezes, estudo o material do Rogério Caetano!

    Então, sobre os timbres, ao meu ponto de vista para o samba/pagode na linha do que você citou, é interessante a soma de timbres, além de, devido ao número de timbres dentro de uma música, tentar trabalha-lhos em um único patch. Tem dois patches aqui no blog que talvez atendam um pouco de sua necessidade, sendo o primeiro o "4PCM Patch":

    http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2011/10/patch-4pcm-mod.html

    Nesse patch postado há Piano e Strings - tanto individuais quanto com uma pequena mix - que são muito úteis para o som que você leva, além de uma flauta e um sax. Há também uma modelação de uma guitarra acústica, que pode ser trocada por outra modelação e ainda há "espaço" para a adição da seleção de captadores. No post há pequenos tutoriais de onde se alteram os timbres.

    O segundo patch, mais guitarristico, é o "Guitarra/Violão e 2 PCMs":

    http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2011/09/patch-guitarraviolao-e-2-pcms.html

    Nesse patch originalmente há também Piano e Strings. A modelação de guitarra é de uma LP, mas para sua necessidade "timbrística" seria mais interessante troca-la por uma modelação de Tele ou Strat, verificando também a questão da mudança de captadores da modelação (há também essa dica no blog) para mais opções no caso da escolha da Strat.

    Falando em timbres de guitarra, nesse patch há tanto a modelação de Strat quanto a modelação de LP:

    http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2011/11/patch-2gtr-gig.html

    O patch também consta com seus devidos tutoriais.

    No mais, os patches são totalmente editáveis, para se adequar aos seus timbres.

    Tenho um patch aqui com 4 modelações (Guitarra/Violão/Banjo/Dobro) interessante para o country, mas ainda vou acerta-lo e o deixar mais interessante para postar. A linha de raciocínio é a mesma que o 4PCM Patch, até por que se chamará 4MOD Patch, haha!

    Sobre alguns parâmetros, o Caimbé tem a ordem dos controles equivalentes ao GK, não?

    Em base é isso, mas, qualquer coisa, falaê mais ou menos o que precisa que assim procuramos criar um patch!

    [ ]'s!

    ResponderExcluir
  4. I aew Rafaa. blzera?
    Concerteza o Michel é um "fdp" kkkkkkksoaksoa, toca muitoo, tenho muitos vídeos dele tento pegar umas ideias, é muito bom, sobre Rogério Caetano eu não conhecia o trabalho dele, to conhecendo agora depois de mencionado por você, eu estudei por um período o método do Marco Bertaglia, que é muito bom tbm.
    O caimbé tem sim a ordem dos controles equivalentes ao GK..
    Enfim minha maior dificuldade é controlar a pedaleira já que ela foi a primeira que tive na minha vidaa skaosasok, mais pelo patch que você disponibilizou, eu vou tentar entender o que você fez já que o máximo que consegui foi combinar dois patchs, eu tenho um "putaa" trampo pra fica mudando na hora cara, é muito foda, skoaksaoks...
    Então blz, mais um a vez agradeço pela dicaa, abraçoo

    ResponderExcluir
  5. O Michel é um "FDP" mesmo, kkk! Sobre o material do Bertaglia, foi um dos livros que cogitei adquirir para estudar a linguagem do 7 cordas, além do livro do grande Luiz Otávio Braga. Inclusive, sobre o Luiz Otávio Braga, acabei o conhecendo "virtualmente" devido a GR-55, pois ele também é usuário da pedaleira! O cara é gente boa demais, além de exímio músico e instrumentista!

    Sobre patches interessantes p'ra você, uma coisa que esqueci de citar que é útil p'ra caramba é a função HOLD nos PCM's, sendo mais específico o HOLD 2, utilizando junto a isso o timbre de seu violão (ou modelação ou outro PCM). O legal do HOLD 2 é que, você pode fazer uma levada rítmica com o violão enquanto faz uma cama com o som de strings por exemplo, como feito aqui:

    http://www.youtube.com/watch?v=FyP6TaIbizY&t=85

    No mais é isso! E, reiterando, qualquer coisa, falaê!

    [ ]'s!

    ResponderExcluir
  6. olá Rafael! Beleza? Tche, a partir de hoje começo a te incomodar volta e meia aqui no blog. Entrei para uma banda onde usamos duas gr 55, uma em cada guitarra. Eu to aprendendo a mexer nela, engatinhando te diria. Lendo teus posts aqui e tentando entender esses assign, pois minha funçao na banda é ser o teclado ,trompete, strings e alguma coisa de base de guita. Para um primeiro post te pergunto sobre a música Firework da KAty Perry. a introduçao dela soa para mim como algo sintetizado. Fui atras de explicaçoes de quem fez a musica e ela foi toda editada sem instrumentos caracteristicos atravez do pro tools e outras bases. Eu notei que esse pedal gr 55 tem muitos efeitos e sabendo colocá-los, dá para se ter resultados bem proximos de qualquer musica. Nesse momento to lendo mais aqui sobre os assigns e tentando buscar esse som da introdução da Katy perry. Se tu tiver alguma ideia, posta ai! Agradeço a atenção e farei posts menores daqui pra frente! abs

    Morgan Freeman C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Freeman!

      Banda com duas Gr's? Vocês não gostam de tecladistas mesmo (ou não encontram), kkk!

      Sobre o timbre da "Firework", é um timbre daqueles que precisamos de ajuda de tecladistas para criar, haha! Mas ele tem uma cara de "VOX + Teclas". Uma coisa que tentei aqui (depois de ouvir e pesquisar, hehe) e você pode ver se "dá migué" é, para a "mão esquerda do piano" utilizar o PCM 427 (80's VOX), baixar o mesmo uma oitava e meter um filtro nele, nos parâmetros do próprio PCM - quando se aperta o [ENTER] sobre o mesmo - que aqui coloquei o PKG. Para a mão direita, como teste coloquei o PCM 032 (Dyno EP). No PCM de VOX, adicionei a função HOLD2, via pedal CTL. Uma outra coisa interessante de se fazer é anular algumas cordas no PCM, para um melhor desenvolvimento da intro (nesse caso, cada um anula as cordas de acordo com onde toca as frases). Depois de assistir a versão ao vivo - http://www.youtube.com/watch?v=G2Zd5-sTvV0 - que há mais efeitos no timbre, encontre esse vídeo:

      http://www.youtube.com/watch?v=5zY-dDcGR08

      É de um brasileiro, utilizando um Roland Fanton, logo.... Roland por Roland, né?!?! Então procurei me direcionar mais para ele.

      Bom é um teste que fiz, como guitarrista que sou, kkk! Vê aê se te convence ao menos um pouco.

      [ ]'s!

      Excluir
  7. entao! vejo que tu responde rapido, muito obrigado. Eu passei a tarde de hoje sobre essa musica e sobre As strings do refrao de descobridor dos sete mares tentando achar algo que agradasse. mas isso é outra historia hehe. sobre anular cordas, sim eu anulei as duas agudas e as duas graves, deixando somente a G e D e coloquei o efeito Sitar 2, mas ficou com atraso. Mexi na sensibilidade e mesmo assim nao ficou aquela brastemp. Amanha com calma irei tentar esta ideia que me passaste. Vejo que o mundo da GR55 nao é tao complexo assim, mas tem de fuçar mutio em cima. Assim que eu entender como criar usn bons patches irei disponibilizar aqui pra ajudar o pessoal tambem. Sobre usarmos dois gr 55, ta complexo achar tecladistas aqui no RS! hehe ai me chamaram pra essa funçao, to achando show mexer com esse pedal

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poisé! Sabe, sempre antes de criar um patch ou as condições do mesmo, antes o teorizo em minha mente. Na quarta, o Cleber Macedo - do primeiro post - me telefonou perguntando de como fazer determinada configuração na GR e, eu, mesmo sem estar com a pedaleira, fui falando p'ra ele. Depois, ao chegar em casa, fiz a configuração em minha pedaleira para testar ( =] ). Acho a GR uma pedaleira até que bem intuitiva (porém menos que a minha pedaleira anterior, uma GT-8). Em relação a timbres e filtros, o que quebra as vezes são parâmetros não usuais a guitarristas... mesmo assim a GR-55 acaba sendo muito solícita conosco, kkk!

      Que bom que está curtindo a pedaleira e ela está lhe abrindo mais opções de trabalho - no lugar de tecladistas, hehe - aí no RS! No mais, no aguardo seus patches e de sua colaboração!

      [ ]'s!

      Excluir
    2. e ae rapaz! Eu to sem a pedaleira aqui por isso sumi da área. Fui baixando patches do forum da vguitar. assim que eu tiver com a pedaleira novamente eu passarei as tentaitvas que criei pras musicas que fazemos, nao abandonei a luta ainda! abraço!

      Excluir
    3. Eaê!

      Haha, sem erro! O VGuitar creio que seja o local onde mais se concentram usuários de Synth Guitars, sendo uma grande fonte de informações. Eu até criei um fórum para o blog, mas não houve uma adesão como esperada (me baseei nas estatísticas do blog). E é isso aê, sempre a luta!

      [ ]'s!

      Excluir
  8. Bom dia amigo, primeiro parabéns pelo blog, excelente trabalho!!!
    qual modelo de amplificador você recomenda para o uso da Gr55? toco em uma igreja utilizo um amplificador Roland xl80 porém não estou gostando do trimbre, poderia me ajudar/ Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Lucio! E, Obrigado!

      A princípio, o "recomendar" seria algo que requer um conhecimento mais abrangente dos diversos tipos de amplificador disponíveis no mercado para uma resposta mais efetiva, logo deixo aqui minhas impressões, OK?!

      Então, eu tenho o costume de utilizar pedaleiras em linha. Abaixo segue um comment que, apesar de ter se passado mais de quatro anos desde sua postagem, ainda continua sendo o meu ponto de vista:

      https://goo.gl/w62Gvk

      Por fim, no caso do Roland XL 80, caso você queira testar "em linha" como ele não possui Return (correto?), você pode utilizar o AUX IN (inclusive no VGuitarForums essa ligação é citada: http://www.vguitarforums.com/smf/index.php?topic=5077.0 ). Lembre-se de setar o OUTPUT do synth!

      Ainda sobre o OUTPUT da GR-55, você pode (tanto no IN quanto no AUX IN) testar os tipos de saída existentes a fim de verificar o qual mais te agrada sonoramente! Outra opção seria enviar uma saída da GR-55 (L) para a mesa da igreja e a outra (R) para teu amp, o utilizando assim como retorno, caso "precise".

      Em base, é isso! Qualquer coisa, só teclar!

      [ ]'s!


      Excluir