PATCH - Guitarra/Violão e 2 PCMs

 Eaê!

 Esse primeiro patch que eu vou postar é um patch que pré moldei para o Marcos, de Cuiabá-MT,  onde ele queria ter 4 timbres com total individualidade, nesse caso, violão, guitarra, piano e strings. Pois bem, o fiz, hehe!

 É um patch bem funcional, que acho que vai ser bem útil para a galera do Pop/Rock e do Sertanejo.

 Sobre o patch:

  O patch se inicia com uma guitarra com drive, onde - quando Patch Settings - temos o controle de ganho do pedal de drive e a seleção de captadores (braço e ponte) da guitarra.
 Via CTL, mudamos para o timbre de violão
 O EXP está setado como Delay Level para ambos os timbres.
 Acionando o EXP SW, ativamos os PCM Tones (EXP ON) e desativamos as modelações.

 Dica - Quando estiver utilizando PCM Tones e quiser voltar para as modelação, você pode escolher para que timbre voltar (guitarra ou violão), apenas verificando a condição do led do CTRL, já que sua alteração não influenciará nos PCMs quando ativos!! Ou seja, independência dos timbres!


 Atribuição de controles e parâmetros:

CTL SW - Troca de modelações
EXP - Delay Level
EXP SW - Ativa PCMs /Desativa Modelações
EXP ON - PCM mix, onde EXP MAX - Piano / EXP MIN - Strings

Para Patch Settings:


GK VOL - Controle de Drive
GK S1/S2 - Seleção de captadores (S1-braço / S2-ponte)

 Timbres Utilizados:

 Violão: Martin 000-28 (TRP-0) "direto"
 Guitarra: Les Paul
 Amp: Hughes & Kettner TriAmp, quando LP
 Drive: BOSS OD-1
 PCM Tones: Piano (001) e Mood Strings (342)
 Efeitos: Delay nas modelações e Reverb nos PCMs


 Samples:


Violão:


Guitarra - Captador do Braço


Guitarra - Captador da Ponte


Timbres PCM


Gravados via USB
MP3 em 320kbps

 Download do Patch (arquivo MIDI):


 Guitarra/Violão e 2 PCMs

PS: Arquivo único, logo para casos sem Patch Settings
              LP - captador ponte / Drive - Fixo 




 Dúvidas? FAQII aqui. Como adicionar o patch aqui. Sobre alterar Patch Settings aqui.




 Acho que é isso! Primeiro patch postado, então o post ainda é um modelo para os próximos, onde, se necessário, colocarei samples mais abrangentes com um tempo maior de duração e exploração sonora! Se tiverem idéias de como devem ser os samples....

 Agradeceria o feedback de vocês!

 [ ]'s sintetizados!!!

20 comentários:

  1. Olá Rafael,

    bom ver um site em portugues sobre a GR-55! eu já estou com a minha há pouco mais de 1 ano, hoje tenho uma KRAMER 1989 com o GK-3 externo, uma Squier 1988(Japan) com captação Kinman, e recentemente comprei uma Brian Moore, que estou adorando !! Eu sempre acompanhei o vguitar forum, mas nunca tinha visto muitos brasileiros tocando com ela! legal o seu patch! abraços, Turenko, Manaus-AM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Ricardo!

      Que bom que gostou do patch!

      Eu acessava algumas vezes o VGuitar Forum quando ele era aberto, mas agora com a restrição de 3 páginas sem ser user...

      Eu não conhecia os captadores Kinmam, mas pelos samples que ouvi, são ótimos captadores, não?! Eu tenho um set de Cabrera E-tone em minha strat. Sobre a Brian Moore, G.A.S. haha!

      Poisé, acho que a Roland daqui do Brasil está cheia de Bags ainda - http://rolandbrasil.com.br/gr55/envie_video.php - porque ainda está só o meu vídeo no hotsite, haha!

      Obrigado!

      [ ]'s!

      Excluir
    2. Valeu pelas dicas Rafael,

      Não sabia que o Vguitar tava restrito! eu acesso normalmente e tenho trocado vários patches coma a galera de lá!

      A história da Squier envenenada é longa... foi minha primeira guitarra, minha mãe me deu em 1989, e depois de muito surrar ela coitada... foi trocada por outra e coma umidade daqui de Manaus estragou todas as ferragens, ponte, captadores ficando só a parte de madeira... em 2009 depois que minha mãe faleceu eu resolvi ressucitar a velha squier e investi pesado nela... haha quem olha vê uma Squier não dá nada... quando escuta! wow, dá pau em qualquer strato!

      o set da Kinman eu fiz assim, tinha um amigo que vinha dos EUA eu comprei e pedi pra deixar na casa dele em Miami ele trouxe pra mim. foi o kit "K9" http://www.kinman.com/image/Harnesses/K9StratFunction.pdf
      http://www.kinman.com/image/Harnesses/NoSolder%20Kit%20pop.jpg

      Ele veio do jeito que está na foto, pronto pra instalar! coloquei, montei a guita, deixei uma semana lá na fábrica da NZaganin com o Fábio pra dar uma ajustada geral, e é isso!

      Vou colocar o video no site tb, quero ganhar um bag desses! hehehe

      []´s

      Excluir
    3. Legal a sua história da strat! Até hoje tenho a minha primeira guitarra, que é a minha strat. De original nela só o corpo (peça única em mogno) o jack plate, a ponte e os knobs! Ela era uma antiga Dolphin, e hoje é a minha Frankstrat, haha! Acho a stratocaster o melhor modelo para iniciar no mundo das 6 cordas, e é uma ótima companhia para toda a vida!

      Bacana esse sistema de mix dos captadores. O que deve ter de timbres disponíveis aí, hein! Também é uma boa função para o segundo potenciômetro de Tone, um dos pots mais desprezados pelos guitarristas kkk!

      E manda o vídeo lá sim! O bom da bag é que quando você não estiver a utilizando com a GR-55, você pode utilizá-la para carregar o notebook, hehe!

      Vlw!

      Excluir
  2. Uma pergunta, o formato midi não é da VG-99? como voce faz pra usar com a GR-55???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A GR-55 trabalha com o formato MIDI também! Esse ponto foi um dos que eu mais me enrolei, hehe! A função vem desativada de fábrica, bastando apenas ativar a mesma no SYSTEM da GR-55:

      http://img835.imageshack.us/img835/2226/foto2209.jpg

      Depois disso, é só seta-la no seu DAW!

      Excluir
    2. Quer dizer que é possível abrir patches da VG-99 com a GR-55?? sempre pensei que não podia!!

      Excluir
    3. Pensei que você estava falando sobre utilizar a GR-55 para escrever MIDI ou controlar algum VSTi. Esse ON/OFF da foto me fez "perder" um bom tempo haha!

      Sobre patches em formato MIDI, a GR-55 abre sim, tanto que o patch desse post (Guitarra/Violão e 2 PCMs) é em formato MIDI.

      Quanto a abrir arquivos .mid da VG na GR, isso eu nunca testei, mas talvez funcione, pois a estrutura interna das pedaleiras são similares, afinal a GR-55 tem um "Módulo VG" nela. É um bom teste a fazer! E, se ela abrir arquivos da VG-99 talvez ela até abra arquivos da GT-10! As três pedaleiras trabalham com patches .mid, e a GR-55 compreende funções tanto da VG quanto da GT.

      Excluir
  3. Fala Rafael tudo na paz?
    Amigo, valew pela ajuda, mas não consigo montar um som legal sem latência em alguns efeitos PCMs
    por exemplo: Violão de Nylon
    o que posso fazer?
    Essa pedaleira ainda me mata !!!! rsrs
    Valew, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Paulo!

      Você já chegou a alterar os parâmetros do próprio PCM para tentar diminuir essa latência, sendo os parâmetros dispostos quando se aperta o [ENTER] sobre o PCM? Falo isso pois, caso você possua apenas um GK, é mais interessante configurar tais parâmetros no PCM ao invés de alterá-los no SET do GK, no [SYSTEM]. Alguns usuário preferem alterar o VEL direto no [SYSTEM], conseguindo ótimos resultados em relação a resposta.

      Se a GR te matar, é de tanto pensar no número de opções sonoras possíveis com ela, kkk!

      [ ]'s!

      Excluir
    2. Put's vou tentar fazer isso então....
      Exatamente... Rafael, tem tanta função que to louco já... eu tenho uma digitech rp3 acho que faz uns 12 anos, então a defasagem que tive é notável meu amigo!
      Quando peguei essa roland sabia que seria um desafio monstro!kkk
      Valew mais uma vez meu amigo, abraço!

      Excluir
    3. Haha! Eu, como antes da GR-55 tinha a GT-8, já estava acostumado com alguns parâmetros (os de guitarrista, kkkk)! Já com esse monte de parâmetro de "tecladista', aos poucos vou me virando, hehe!



      Excluir
  4. E ai Rafael como vai? Estou com problemas aqui para conseguir um timbre decente de piano, estão ficando com uns barulhos e não consigo achar onde se regula a sensibilidade, vc conseguiu algum ai que realmente se pareça com um piano??? Se tiver e puder me enviar umas dicas e regulagens... Agradeço se puder me ajudar! Obrigado. Henrique.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae, Henrique! A quanto tempo, hehe!

      A sensibilidade do GK, bem como outros parâmetros, você encontra para regular no [SYSTEM]. No próprio PCM você tem parâmetros (aqueles de tecladistas, hehe) que podem ser alterados para procurar melhorar a resposta do mesmo. Por vezes eu apenas aumento para +1 o ATK do PCM, quando ele está muito "chato". Parâmetros de PCM, dificilmente altero.

      Eu não mudei nada da minha configuração do GK a não ser a questão do tamanho da escala e relação saddle/hexafônico. Certa vez fiz um teste de sensibilidade no [SYSTEM], e posto o ctrl+c/ctrl+v aqui para você ter uma referência:

      "Então, um parâmetro que melhora um pouco a resposta é o PLAY FEEL do GK SET no [SYSTEM]. Ele originalmente vem em 3, alterando para 4, a resposta fica interessante, e, em 5, perde-se a naturalidade do playing, IMO. Logo, o 4 seria um bom teste. Logo após o PLAY FEEL, seria interessante aumentar pouco o VELOCITY DYNAMICS (que originalmente está em 5), sendo que o meio termo (7) talvez seja suficiente."

      Sobre um patch de piano, o que eu tenho como referência é um simples patch zerado (Init Patch) com a simples adição do piano, mas utilizo com frequência o "[RHYTHM]04-1 - Double Low Piano" e o "[LEAD]07-1 - Concerto Grand".

      Vê aê!

      [ ]'s!

      Excluir
  5. Ola Rafael!! Parabéns por sua iniciativa!!!
    Entao rapaz estou precisando de uma ajudinha...nao consigo controlar o volume do meu godin independente do volume de sintetizador. Este ultimo funciona normalmente, mais quando abaixo o sint e aumento o volume de violao puro, nada acontece.

    ResponderExcluir
  6. Ah... Até vi uma postagem sua a este respeito,na qual vc fala em setar o "normal pickup" mas nada acontece....Quero manter os controles normais do godin isto é, deslizante superior (Volume de violao -independente) deslizante inferior (Volume de Sint), no caso este ultimo esta funcionado... Tudo só usando o cabo mid.
    Rapaz desde já te agradeço

    ResponderExcluir
  7. Ola Rafael como vai? vc sabe se tem como alterar o Amp, tipo to usando um Boss Clean e alterar para um 5150 no mesmo patch?? desde já obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rogério!

      Você pode fazer uma "jogada" com o Guitar Amp Simulator, no MFX. No post "PATCH - Normal PU, WIN!" eu utilizei esse conceito:

      http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2012/01/patch-normal-pu-win.html

      Vê lá!

      [ ]'s!

      Excluir