PATCH - Normal PU, WIN!

 Fala!

 Nesse post, disponibilizarei uma patch para ser utilizado com a captação normal de sua guitarra. O patch é apenas um molde para seus timbres, portanto não postarei samples, pois a ideia é que você utilize seus timbres para NORMAL PU, simplesmente mudando os parâmetros do patch.  e utilizando sua estrutura. Esses timbres dispostos são as que eu utilizo em minha guitarra, e eu os adoro!!!

  Vamos lá!

  Esse é o WIN Patch (aka "What I Need" kkkkk!!!) e o criei para sanar duas "inconveniências" da GR-55:

 1) Wah-Wah e pedais de Drive serem classificados ambos como MOD, não sendo possível o uso de ambos no mesmo patch
 2) Delay na troca de patches em um banco

 Sendo assim, esse patch trabalha com duas simulações de AMP (no meu caso, drive e clean), além de eu ainda ter Delay, Chorus e Wah. O interessante é que o drive do AMP trabalha com dois níveis de ganho! Some isso ao knob de volume da guitarra, já que estamos falando em NORMAL PU.... Logo é um patch de interesse geral, acho!

 Um adendo: para total funcionalidade do patch, é necessário que sua pedaleira esteja configurada para Patch Settings. No mais:


 Sobre o Patch:


 O patch se inicia com o drive acionado. Via GK S1, alteramos o Type Gain do AMP. Agora a "jogada" para um segundo AMP é a seguinte: como descrito no manual, o MFX contém o Guitar Amp Simulator, e é nele que trabalhamos o segundo timbre. Logo, via GK S2, desativamos o AMP e ativamos o MFX, que, nesse caso é o Guitar Amp Simulator. Para utiliza-lo na cadeia da guitarra, perceba que foi mudada a Structure do sinal. Quando AMP MFX, as funções do GK S1 são anuladas. O GK VOL controla o nível de Delay. Via CRTL PDL ativamos e desativamos o Chorus. O EXP PDL conserva a função padrão de ativar/desativar/controlar o Wah.


 Atribuição de controles e parâmetros:


CTL SW - Chorus
EXP SW - Wah ON/OFF
EXP ON - Wah Control

 Para Patch Settings (necessário para a funcionalidade do patch):

GK VOL - Delay Level
GK S1 - Amp Type Gain
GK S2 - Troca de AMP1/AMP2

 E ainda sobra ASSIGN e GK CTL para mais coisas, como por exemplo um EQ!

 Timbres Utilizados:


 Cono postado anteriormente, a ideia é ter um patch estruturado para mudanças. As mudanças serão feitas:

 - Para AMP1 > AMP
 - Para AMP2 > MFX

 Basta apenas ir para o parâmetro correspondente e fazer suas alterações!

 Link para download:


Normal PU, WIN! Patch


 É isso! Espero que esse patch seja funcional para vocês! Quanto aos controles, a partir do momento em que trabalhamos com um padrão - coisa que eu o faço - a coisa fica mais fácil.... como sempre, é apenas uma questão de costume.
 Sempre dê uma olhada na estrutura do patch para criar os seus ou/e melhorar os patches dispostos aqui e, porque não,  colaborar com os posts?!?!


 Dúvidas? FAQII aqui. Como adicionar o patch aqui.  Sobre alterar Patch Settings aqui


 Valeu!


 [ ]'s sintetizados!!!

19 comentários:

  1. Rafael, como eu estou com a Brian Moore agora, ela ainda tem uma opção a mais que é o som do Piezo... será que essa patch ficaria interessante com ela, já que ela já tem no piezo um som "acoustic" legal? os captadores dela são Ponte: Seymour Duncan JB, Braço:Seymour Duncan APH1, MEIO:Seymour Duncan APS2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Ricardo!

      Pela funcionalidade, acho que sim, afinal você pode alterar as simulações de amp de acordo com seu gosto e você ainda tem o controle adicional do blender em sua Brian Moore. Essas chavinhas da Brian Moore que representam o S1 e S2 do GK são meio chatinhas, não? Os switches do GK me parecem ser mais funcionais... mas a G.A.S. continua kkk!!!

      Talvez seria interessante você alterar a simulação de amp do MFX ou seus parâmetros, de modo que o amp se comporte de maneira interessante para os dois timbres (captação normal e captação piezo), tendo como vantagem a utilização do blender da Brian Moore (se bem que o JC-120 do patch já é uma ótima pedida), ou até mesmo adicionar uma EQ para equilibrar mais as frequências entre os dois timbres. Uma outra opção seria para os timbres clean você utilizar o sinal direto da guitarra, sem simulações, assim tendo o sinal original do piezo também, afinal, de bons captadores você está bem munido, hein?!

      A vantagem de você utilizar o sinal direto da guitarra, é que você pode utilizar o controle para outro parâmetro qualquer do patch, até mesmo outro MFX, como o flanger, phaser ou tremolo.

      Dependendo das alterações, considere a mudança dos Assigns. Nesse patch, há ainda espaço no GK Set para a EQ, por exemplo.

      Vê aê, e qualquer coisa, é só postar!

      Excluir
  2. Amigo, estou tentando mandar o som de modelagem de guitar+COSM para a saida "Guitar Out" e não consigo, só saia o som da modelagem sem os eff COSM, já fiz tudo, mudei estrutura, tudo, tudo...vc tem alguma dica, ou talvez não tenha essa função?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Alessandro!

      Então, no GUITAR OUT você não terá COSM bem como nenhum efeito (nem wah!), apenas os timbres cleans e diretos da captação normal e/ou modelação. Repare que nem mesmo a alteração do OUTPUT SELECT afeta o GUITAR OUT. A real finalidade do GUITAR OUT é te dar a opção de jogar a tua modelação em outro amp ou set de pedais, sendo que, se a mesma utilizasse a modelação COSM, essa finalidade se perderia (IMO). Para jogar a modelagem+COSM no INPUT do amp o negócio é tentar fidelizar o som no OUTPUT da GR-55 e ver no que dá, hehe! Tem um vídeo que gravei onde utilizo o timbre das modelações diretos - http://www.youtube.com/watch?v=ZsoiGFmXIKI - sem modelação de amp nos cleans, que no seu caso seria o timbres que vai para o INPUT do amp. Eu, nesses casos, particularmente prefiro colocar um pedal para empurrar (de um boost ao algo com mais ganho) o som do amp ao invés de modelar um amp para realimentar o amp real, mas é coisa de gosto.

      [ ]'s!

      Excluir
    2. Fala Rafael, obrigado pela resposta ai...tô com um problema aqui de repente vc me ajuda... não está saido som nenhum quando coloco o GK# na posição 'GUITAR" so nas outras duas, será que é configuração q fuçei (hehe), ou é defeito no cabo ou no GK3?

      Excluir
    3. Eae, Alessandro!

      Acho que não é o cabo nem o 13PIN jack e plug, hein?! Digo isso porque, visto que o terra é comum ao circuito, com o problema apresentado, apenas um pino - de treze! - seria o responsável por esse problema se as modelações, PCMs e controles funcionam normalmente.

      Sobre parar "do nada" o GK, o que poderia ser é a chave seletora, o que acho pouco provável, até porque geralmente seu uso não é tão constante. Se o NORMAL PU sai na posição MIX, aí até pode-se levar em consideração a chavinha de três posições. A chavinha ainda está "firme"? Quebrar a solda do J10 acho difícil, ainda mais deixando o P10/P10 curto sempre conectado.

      A sua guitarra funciona normalmente sem o GK, não? Nesse caso, anularíamos também a guitarra. O P10/P10 do GK também OK? Mais uma anulação.

      A considerar que tudo parou após uma fuçada (hehe!), o que resta é alguma configuração na GR-55, talvez a que você alterou (?) kkkk! Pensando por anulação de prováveis fatores/motivos, eu verificaria a configuração no [MASTER] do patch ou no[SYSTEM] da GR.

      Dá uma olhada aê, e qualquer coisa, postaê!

      [ ]'s!

      Excluir
  3. Amigo, é possível utilizar a pedaleira utilizando os captadores da guitarra?
    Pois eu utilizo muito a chave seletora na hora de solar, com o gk não tem como mudar, o timbre é sempre o mesmo então acabo usando a minha outra pedaleira na saida da gr 55!
    Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Paulinho!

      Tem sim como utilizar os captadores da guitarra, inclusive é o que o patch desse post - Normal PU, WIN! - faz!

      Quanto ao GK mudar a seleção de captadores das modelações, isso é possível sim, como descrevo nesse post:

      http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2011/10/dica-selecao-de-captadores-nas.html

      Os patches que postei e há modelações, utilizo tal função via patch settings do GK:

      http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2011/12/tutorial-alterando-settings-do-gk-na-gr.html

      Vê aê!

      [ ]'s!

      Excluir
  4. olá,parabens pela paciencia,e por compartilhar!!
    encontrei esse blog no you tube,e está me ajudando demais,OBRIGADO.
    mas ESTE GR é amor é odio.
    nao sai sons com drive no guitar out e,t,c,e assim como na gt 10,eu já nao gostava das simulaçoes de ampli pois quanto mais ganho coloco ,fica com um som meio chocho,blow blow,já os de pedais sao bons,mas,,,usar os drives mais wha no gr juntos??? é um sonho ne??
    vi q vc postou uma foto com uma entrada guitar in,sei q isso nao resolveria o lance do wha,e drives separados,mas,,,os sons de drive irá sair no guitar out?? vc conhece alguem q fez isso,e tem alguem pra me indicar,pra ter ideia,,comprei pedal separado,e liguei na saida do guitar out,pois a maneira como gosto de usar é;gk na posiçao guit,sons de guitar,limpo ou sujo, depois mix sando tudo como o nome já diz,kkk,e na posiçao gk,somnte sons de teclado e.t.c. mas a questao é que gosto muuuito dos sons dos pedais junto com o equalizer dando uma alterada na frequancia mais aguda q geralmnte esta em flat,deixando em 3 ou 4 hz,os drives ficam otimos,mas com essa dificuldades nao sei ate q ponto vale apena ficar quebrando a cabeça pra por tudo pra funcionar de maneira q usaria somnte ela,pois isso para mim,será perfeito pois os bares estao cada vez menores,dai levar um set q ocupa muito espaço,,,fica dificil ,,já tentei o L/R q vc mencionou,mas nao funcionou como quero,pois na funçao guit do gk nao sai som,e só na mix,e,gk,assim tambm já usei,na saida mono msm sem necessidade de usar L/R.
    atualmnte estou usando-a assim;
    pedal 1 - clean - no CTL delay - no PDL EXP controlo o volume do dly ,e no SW,um wha e.t.c
    pedal 2 - drive - no ctl dly- no pdl exp volume,por enquanto tá assim,depois vou add + coisas.
    pedal 3 - som de syntetisador .
    fiz uns 30 bancos assim,dai vou subindo pelo gk up/dow
    e usando o ctl como hold 1-ou 2 ou 3,
    desculpe te mandar uma carta,e como já é de prache,,sao 6;14 da manha estou aqui novamnte de frente com esse monstrinho gr -55 desde as 22;00,lutando contra ele e contra meu sono ,pois daqui a pouco tenho q estar de pé pra pra garantir a parcela do monstrinho,e já nao consigo pensar direto pra escrever,desculpe se nao agi da forma como deve,pois nunca participei de blog,e nao sei se tem regras, e.t.c se puder me ajudar,desde já agradeço,OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  5. Valeu, cara!

    Haha, eu também tenho o costume de criar esses textos mais extensos (acho que aqui vai mais um...)! Poisé, essa definição de Amor/Ódio se condiz mesmo com a GR-55, kkk! No mais. vamos lá:

    Sobre o GUITAR OUT, não sei se você já chegou a ler isso aqui no blog, mas qualquer coisa, um "ctrl+c/ctrl+v/complemento":

    "No GUITAR OUT você não terá amps, pedais, delays (nem wah!), apenas o timbre limpo do instrumento/modelação. Nela, você pode escolher se sairá apenas a guitarra modelada (MODELING), apenas a guitarra normal (NORMAL PU) ou ambas (BOTH) sendo que o parâmetro se encontra em [EDIT] > SYSTEM > OTHER. Repare que nem mesmo a alteração do OUTPUT SELECT afeta o GUITAR OUT. A real finalidade do GUITAR OUT é te dar a opção de jogar a tua modelação em outro amp ou set de pedais, por exemplo. Sobre o que sai no GUITAR OUT, há a configuração para essa escolha, sendo as 3 opções Guitarra/Modelação/Guitarra+Modelação. O parâmetro citado , que é o SOURCE do GUITAR OUT se encontra em [EDIT] > SYSTEM > OTHER. Para quem utiliza set's externos, é muito interessante trabalhar com ASSIGN's no GUITAR OUT."

    Aquela foto que postei (tanto a real quanto a foto-montagem) não alteraria a saída da GR-55, mas sim a entrada, pois anularia a necessidade de um GK para poder utilizar o "Módulo GT" da GR-55. O GUITAR OUT ainda continuaria apenas "no clean". Utilizei o princípio da anulação do GK de maneira menos invasiva aqui:

    http://goo.gl/2yxS8

    Sobre utilizar modelação de pedal e wah, isso realmente não é possível devido aos dois serem classificados como MOD, sendo necessário assim recorrer as simulações de AMP (da-lhe os BOSS!), para utilizar um drive com wah.

    Sobre a chave do GK, cara, eu deixo meu GK constantemente em MIX, pois grande parte das alterações de parâmetros eu faço na pedaleira ou nos controles do GK (os deixo como "Patch Settings"). Por vezes utilizo a chave do GK para desativar alguma ambiência, tal como o reverb ou um delay. O Patch desse post (Normal PU, WIN!) trabalha com algumas das condições descritas por você em seus patches de guitarra, mas para a funcionalidade do mesmo, é necessária a utilização dos "Patch Settings". Acredite, com os "Patch Settings" e ASSIGN's, seu 30 bancos irão diminuir, haha! Vale uma pesquisada nessas opções! Há alguns exemplos nos patches do blog, sempre com uma citação do princípio da estruturação dos mesmos, que podem servir como base para suas ideias e necessidades.

    Em base, é isso. E, qualquer coisa (que não tenha sido muito elucidativa ou que eu tenha esquecido de citar), postaê! Só não poste o boleto de pagamento da GR-55 que não quero passar por isso novamente, kkk! Brincadeira!

    [ ]'s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VALEW RAFAEL,obrigado pelas ideias.
      Tambem estou usando o gk no mix ,direto,e um só cabo na saida mono, direto na mesa(linha)
      dai o gk guit, fica sem som,e quando quero sons de teclado vou para o GK,
      a ideia q tenho é de deixar o pdl de expressao levantado com o som de synth,e
      quando abaixado um drive por ex, dai nao preciso ficar recorrendo ao gk, o problema é q
      quando estou em mix,o som da guitarra q está com drive sai junto,só q clean,enquanto o pdl está levantado,e quando abaixado fica normal,drive + piano,tem ideia se tem como eliminar o som da guita quando o pdl ficar levantado,e acionar só quando abaixado??
      HÁ, mais uma vez obrigado por facilitar a versao 1.50,foi facil fzr,
      vc sabe se tem algum programa q de para editar os patches pelo PC,pra nao ter q ficar apanhado na GR?? rsrs


      Excluir
  6. OK!

    Eu também utilizo com mesa, sendo GR-55>Mesa>Return, e mesmo ligando em um amp apenas, utilizo as saídas L e R da GR-55 na mesa, pois, p'ra mim, dá um "gás" nos timbre.

    Dá sim p'ra fazer o que citou [PDL levantado = PCM /PDL abaixado = Guitarra]. Com um ASSIGN fica fácil. Um dos timbres você pode controlar via PDL/GK CTL mesmo, no [MASTER], e para outro timbre basta apenas criar o ASSIGN com o parâmetro inverso, dessa maneira você terá os dois timbres independentes e, caso queira, pode deixar um pequeno mix entre eles. Caso o que queira seja um uníssono, basta criar um ASSIGN para controlar, por exemplo, o volume do amp.

    Sobre um programa para edição, tem o GR-55 FloorBoard, que você encontra no post "UTILIDADE PUBLICA - Utilidades da GR-55 e do GK", mas eu ainda prefiro ir direto na GR-55, pois, em palco, não terei um notebook do meu lado! XD

    [ ]'s!

    ResponderExcluir
  7. Olá, adquiri recentemente um GR55 e não estou localizando os sons acústicos (violões). Não aparecem nas programações. Por gentileza, peço esclarecimentos a respeito. Grato, att, Hélvio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Hevio!

      Os violões (modelação) se encontram na aba [TONE], em MODEL. logo:

      Clique [EDIT] > com os direcionais ir até o MODEL na aba [TONE] > girar o dial sobre o sobre o MODEL até encontrar os violões, sendo MODEL: 11 AC STEEL. Aqui o violão já é a modelação escolhida. Lembre-se de ativa-lo (quadradinho preenchido, hehe!), sendo que, para isso, basta ir com o direcional [<] do dial até o quadradinho e girar o dial para ativa-lo.

      Para escolher e editar os timbres dos violões basta, sobre o [TONE] MODEL ir com o direcional do dial para frente [>] que ele já entrará na aba onde você poderá escolher os modelos de violão (entre Martin's, Gibson's e Guild), a ressonância e o "timbre" do corpo do mesmo, além de ter ali um Noise Supressor, caso queira utilizar.

      Demais equalizações podem ser feitas através de outras ferramentas disponíveis na GR-55. Tem bastante opção na aba [EFFECT], haha!

      É isso!

      [ ]'s!

      Excluir
    2. Perfeito Rafael...havia chegado a esta conclusão observando com maior atenção o vídeo e as respostas que você colocou. Os violões não vem "prontos" como outros instrumentos. Pelo mesmo mecanismo que você está explicando, desabilito efeitos e opções que não tenham a ver com a sonoridade dos violões, utilizando qquer banco, em usuário.
      Rafael, aproveitando a ocasião, possuo um gravador Boss BR1180CD, onde faço as gravações, mixagem, tudo ok, porém algum procedimento deixo de fazer,ou faço errado, pq não grava o CD. Lí atentamente o manual e não encontrei nada a respeito. Você pode me auxiliar? Obrigado, att Hélvio Naime

      Excluir
    3. Rafael, em relação aos violões, te agradeço muito, pois resolveste a questão. muito obrigado irmão, que Deus te abençoe!

      Excluir
    4. Valeu, Helvio!

      Sabe, nessa ultima atualização da GR-55 (v1.50) há um patch interessante de violão, o [RHYTHM]35-3 - POWER Ac. GUITAR, que vale como base para uma edição! Além de várias outras opções de edição e combinação possíveis com a pedaleira.

      Há os violões PCM's que você encontra em blocos, como você citou com os pianos, mas mais interessantes - inclusive na resposta e naturalidade do playing - são as modelações!

      Sobre o BR1180CD, seria uma boa você entrar em contato com o Suporte Técnico da Roland ( http://roland.com.br/suporte/questions ). Só com as pedaleiras que eu me viro mesmo, haha!

      [ ]'s!

      Excluir
    5. Ok Rafael. Como recentemente adquiri a GR55, e não sou usuário de pedaleiras - na verdade nunca tive uma, haha!!! - apenas unidades de pedais, meu set sempre foi basicamente analógico (exceto alguma unidade de delay...), sei que tenho mais dificuldades em manuseá-la, embora bastante intuitiva, do que pessoas acostumadas com o sistema de bancos, patches e tal...Buscarei informações sobre as atualizações que mencionaste. Tuas informações estão sendo de grande valia para mim. Agradeço também quanto ao BR1180. Perguntei se tinhas conhecimento porque na Roland sugeriram que eu deveria tentar por conta própria, não sendo oferecido suporte ao usuário. Congratulações pelo blog, que seguramente serve de auxílio a muitas pessoas. Grande abraço e sucesso. Att, Hélvio Naime

      Excluir