PATCH - MPB Trio

Falaê!

 Depois de um tempo sem postar um patch, venho com esse que achei deveras interessante, haha! Esse patch que estou disponibilizando é uma adaptação do Jazz Trio - [OTHER] 01-3 - para uma sonoridade mais brazuca e moderna. A ideia aqui foi utilizar um trio de Contrabaixo, Piano Elétrico e Chimbais, além de adicionar a opção da utilização de uma L4 individualmente. Procurei também fazer um patch mais simples, sem informações de controles para o GK. Pois bem, segue um explanado das alterações:

 - O PCM de chimbais eu mantive
 - Troquei o PCM de contrabaixo por um PCM de piano elétrico, sendo que o deixei agora ativo em todas as cordas, porém a 5ª e 6ª cordas estão mais baixas para não somar muito ao contrabaixo
 - Coloquei um pequeno PAN nos PCM's.
 - Utilizei uma modelação de contrabaixo - não mais o PCM do patch base - sendo que apenas na 5ª e 6ª cordas ele está ativo (devido ao meu playing "solo" de acordes).
 - Quando altero a modelação para a guitarra, todas as cordas da mesma voltam a ficar ativas.

 Inicialmente, dessa vez, segue vídeo:


 Recomendado o uso de fones para maior definição dos instrumentos. <o>

 Sobre o Patch:

 O patch inicia-se com o "trio", sendo que, via EXP PEDAL, trabalhamos com os volumes dos três TONE's.Quando o pedal está fechado temos o contrabaixo (ativo em duas cordas), o piano elétrico (ativo em todas as cordas, com menor volume na 5ª e 6ª cordas) e os chimbais, também ativos em todas as cordas. Quando abrimos o pedal, zeramos o contrabaixo e os chimbais. Paralelo a isso, também aumentamos os volumes das 5ª e 6ª cordas do piano eletrico, o deixando equilibrado. Há um hold para o piano. Um delay também é constante aqui. Quando ativamos o EXP SW, desativamos os PCM's e alteramos a modelação para uma L4 e também junto a essa troca de modelação, aumentamos os volumes de todas as cordas que antes estavam zeradas. O delay dá uma leve diminuída aqui.

Atribuição de controles e parâmetros (basicamente):

CTL SW - PCM2 HOLD
EXP - PCM e MOD VOLUME
EXP SW - PCM ON/OFF, troca de modelação, Delay Level
EXP ON - Modelação ativa em todas as cordas

Para Patch Settings:

GK VOL - não há
GK S1/S2 - não há

 Timbres Utilizados:

 Modelações: Contrabaixo - Precision Bass / Guitarra - L4
 Amp: Roland JC-120
 PCM Tones: PCM1 - Ride Cymbal [884] / PCM2 - E. Piano 1 [026]
 Efeitos: Delay e Reverb

 Link para download:

   Patch - MPB Trio


Como pode-se perceber, ainda sobra espaço para mais coisas nesse patch! Vários parâmetros podem ser direcionados aos controles do GK! Então, 'bora criar!

 PS: Interessante citar é que uma coisa que ocorre ao menos comigo (como na gravação do áudio desse post) é que a soma de funções conjuntas - quando utilizada como interface USB - deixa a GR-55 mais "lentinha" na resposta do PCM, tipo [Gravar/Reproduzir/2 PCM's/MOD] de uma vez. A fim de informação [Core i5/3Gb RAM]. 

 Acho que é isso!


 Dúvidas? FAQII aqui. Como adicionar o patch aqui.


[ ]'s sintetizados!



3 comentários:

  1. Amigo,
    Li seu email e encontrei o que eu precisava, mas não sei como fazer...

    O que preciso é:
    Como fãço para configurar o contra baixo somente nas três cordas de cima?
    isso me ajudará muito
    Aguardo retorno.

    PArabens pelo site..

    Abrs

    ResponderExcluir
  2. Somente uma correção. li seu post...rsrssr e não o email

    pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, Denis! Se bem que agora o comentário será direcionado para seu e-mail, hehe!

      Então, para trabalhar com o volume das cordas (tanto em PCM's quanto em modelações), basta clicar em [ENTER] sobre o TONE em questão que outra janela se abrirá com outras três abas, sendo PCM1/PCM2/MODEL, onde você terá - dentre outros - o parâmetro de volume de cordas. Por exemplo, no caso da modelação de contrabaixo, após entrar na edição [EDIT], e, com o MODEL selecionado ("em destaque"), basta clicar [ENTER] para abrir a janela - como citado acima - a qual você terá o parâmetro STRING LEVEL das seis cordas, bastando apenas zerar o STRING LEVEL1, STRING LEVEL2 e STRING LEVEL3. Depois só fazer suas outras edições e salvar seu patch. Simples assim!

      No mais, obrigado! E, qualquer coisa, só postar!

      [ ]'s!

      Excluir