PATCH - Violão e Guitarra com Wah

 Eaê!

  Nesse post eu disponibilizarei o primeiro patch que utilizei no vídeo Roland GR-55: Assignment Ideas.Nesse patch a ideia é utilizar o wah-wah no violão e a guitarra. Fiz esse patch apenas para gravar o vídeo (a única coisa que alterei foi a adição de uma EQ para melhor resposta do wah), logo, melhorias ou idéias são muito bem vindas! Quando utilizo o wah, prefiro utilizar com os timbres da minha guitarra, haha! 

 Uma coisa "chata" que a Roland fez na GR-55 é classificar o WAH e o OD como MOD, logo não há como utilizar pedais e Wah-Wah no mesmo patch. Podemos criar uma abertura sonora próxima do que teriamos nos pedais utilizando a alteração do Type Gain das simulações de amplificador via Assigns (eu o faço muito com meus timbres com a minha guitarra e recomendo!), utilizando a função como booster ou até para "limpar" o drive. 


 Sobre o Wah-Wah da Roland GR-55, tenho a impressão que o mesmo parece ter uma resposta menor que da minha pedaleira anterior, uma BOSS GT-8. O wah da GT-8 é bem expressivo! Para contornar essa impressão, o que faço é utilizar uma EQ junto com o Wah, o que acho funcional nos timbres de guitarra modelada. Quando apenas violão e wah, essa EQ não se faz necessária, porém está presente nesse patch.


 Sobre o patch:


 Esse é um patch de estrutura bem simples, diria que é um patch apenas para utilizar o wah, hehe! Como já citado, o patch trabalha com duas modelações de instrumentos, sendo utilizadas as modelações de violão e guitarra. As modelações são alteradas via CTL. Uma observação é que o violão está configurado como se estivesse em linha, e, quando altero para a guitarra, junto a essa alteração há a ativação da simulação de amplificados. Para a guitarra utilizo um drive fixo. Também está disposta a seleção de captadores para a guitarra. Via GK VOL, controlamos a intensidade de delay para ambas modelações. O Wah terá seu funcionamento padrão, ativo via EXP SW, logo EXP SW ativo, wah ativo, em ambos os instrumentos. O EXP SW também tem a função de ativar o EQ. 


 Atribuição de controles e parâmetros:


CTL SW - Troca de modelação e AMP ON/OFF 
EXP SW - Wah ON/OFF e EQ ON/OFF


Para Patch Settings:


GK VOL - Delay Level para as duas modelações
GK S1/S2 - Seleção de captadores da guitarra onde:             
                    S1> Braço e Braço+Ponte/ S2> Ponte e Ponte+Braço 



 Timbres Utilizados:

 Violão: Martin 000-28 (TRP-0) "direto"
 Guitarra: Les Paul
 Amp: BOSS Drive
 Wah: Cry Baby
 Efeitos: Delay para ambos e EQ quando WAH ativo

 Samples:


 Violão e guitarra, com troca de captadores:             


PS: Sample retirado do vídeo Assignment Ideas, logo talvez haja uma provável perda devido a algumas compressões (baixei o audio do YouTube).

 Download do Patch (arquivo MIDI):


  Violão e Guitarra + Wah

PS: Considere Patch Settings


 Quanto a resposta do wah, procure trabalhar com os parâmetros de EQ. Esse é um bom patch para alterações, então, altere outros parâmetros de acordo com seu gosto ou necessidade!


  Acho que é isso!


 Dúvidas? FAQII aqui. Como adicionar o patch aqui.  Sobre alterar Patch Settings aqui. Erros, reportem-me, por favor!


 [ ]'s sintetizados!

5 comentários:

  1. Fala Rafael Blz? Kra é normal quando vc aperta o pedal 1 e 2 para mudar os bancos o som do GR da uma cortada? por exemplo, quando vc esta fazendo uma base no banco 1 e vc precisa de um sax q esta no bando 4, quando vc aperta os dois pedais para mudar esse banco ele da uma breve pausa... Vlw Man!!

    Marcel Ribeiro
    osze_marcel@hotmail.com
    011 72138770
    011 46812334

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Marcel!

      Então, esse delay na troca de patches eu até citei em um patch que eu montei - http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2012/01/patch-normal-pu-win.html - e postei, também por causa disso. O Ideal para que isso não ocorra é trabalhar com os Assigns (e/ou Patch Settings para os controles do GK) dentro do patch, ativando e desativando os timbres dentro do mesmo. Eu por exemplo utilizo em um patch, além do tone de violão e banjo, o PCM de sanfona. O que faço no mesmo é utilizar o GK S2 para ativar e desativar o PCM, enquanto com outros controles trabalho com a troca de modelações (quando não utilizo o meu violão com o GK), sustain e outros parâmetros. Enfim, esse delay "chato" existe e para que o mesmo não ocorra, nada como recorrer ao que foi citado acima, sem a necessidade da troca de patch. Quem sabe em alguma outra atualização a Roland não melhora isso, coloca um harmonizer e um pedal bend na GR (e outras coisas que não me lembro mais), haha!

      Excluir
  2. Fala Rafael, estou utilizando um drive queria que o som se prolongasse mais mas não encontro um sustain.Sabe como posso fazer isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae!

      Fora trabalhar com as ambiências, já pensou em trabalhar, por exemplo, com o ganho do drive? Você pode criar um ASSIGN para o ganho do drive onde ele se mantém ao nível pré-estabelecido e, ao acionar, por exemplo, o CTL (configurado como MOMENT), esse drive aumenta, como um booster (e ainda pode-se configurar a ambiência e/ou equalização junto a isso).

      Bom, com o NORMAL PU, isso acaba também dependendo, evidentemente, da configuração do instrumento. Nas modelações, as referências são, em teoria, equivalentes.

      É uma ideia inicial! Vê aê!

      [ ]'s!

      Excluir
  3. Vou fazer alguns experimentos, obrigado !! Sucesso mnw!!

    ResponderExcluir